X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Criatividade

24 livros que você provavelmente nunca ouviu falar mas vão mudar a sua vida, parte 1

livrosquevocêprovavelmentenuncaouviufalarmasvãomudarasuavida

Você já fez a sua próxima lista de leitura? Aqui estão alguns livros que você deveria considerar


Você já fez a sua próxima lista de leitura? Aqui estão alguns livros que você deveria considerar

Separamos alguns livros que ajudarão a mudar a sua maneira de pensar.

Separamos alguns livros que ajudarão a mudar a sua maneira de pensar.

Este é o problema em ler o que todo mundo lê: você se torna igual a todo mundo.  A leitura é sobre a visão e a experiência humana, sobre a compreensão.

O que você ganha ao ler os livros que todo muno lê? Você chega às mesmas conclusões que todas outras pessoas chegaram.

O mundo ocidental vem publicando livros a cerca de 3 mil anos. Memórias, histórias, aforismos, ensaios, tratados, tutoriais, exposições, poemas, etc. É por isso que elaboramos essa pequena lista de livros.

Elas são todas grandes obras da literatura e aprendizagem mas, ao mesmo tempo são grandes desconhecidas. Você pode ter ouvido falar de alguma delas, mas muitas pessoas simplesmente desconhecem.

#1. Cyropaedia, de Xenofonte

Xenofonte, assim como Platão, foi aluno de Sócrates. Por alguma razão, o seu trabalho não é tão famoso, embora seja muito mais aplicável.

Ao contrário de Platão, Xenofonte estudou pessoas. Seu maior livro é a melhor biografia escrita de Ciro, o Grande (também conhecido como o pai dos direitos humanos).

Há muitas grandes lições aqui. Maquiavel aprendeu muito com esse livro, que inspirou O Príncipe.

#2. The Moral Sayings of Publius Syrus: A Roman Slave, de Publius Syrius

A melhor filosofia vem das pessoas que não eram filósofas.

Syrus era um escravo e suas máximas morais são muito melhores do que, talvez, os mais famosos livros de filosofia.

Algumas citações excelentes são: “Os rios mais poderosos são fáceis de cruzar na sua origem“, “A avareza é a fonte de todas as dores” e, claro, aplicável a esta lista: “muitos recebem conselhos, poucos lucram com isso“.

#3. Meditations, de Marcus Aurelius

Você pode ser um PhD em filosofia e não ser forçado a ler este livro – e isso será uma farsa.

Eu imagino, porque é um dos poucos textos que não perdem tempo em pretensão ou explicações do mundo. Ele simplesmente diz-lhe como viver um pouco melhor.

Pense nisso: em algum momento, em torno de 170 dC, o homem mais poderoso do mundo sentou-se e escreveu um livro de lições e advertências a si mesmo para se tornar um pessoa melhor, mais amável e humilde.

E este texto sobreviveu e você tem acesso a ele hoje.

#4. The Lives of the Most Excellent Painters, Sculptors, and Architects, de Giorgio Vasari

Basicamente, um amigo e colega de Michelangelo, Da Vinci, Raphael Ticiano e todas as outras grandes mentes do Renascimento sentou-se em 1550 e escreveu esboços biográficos das pessoas que ele conhecia ou ele tinha influenciado.

Esses grandes homens não eram apenas artistas, eles eram mestres do mundo político e social em que viviam. Há tantas grandes lições sobre arte e psicologia dentro deste livro.

A melhor parte? Ele foi escrito por alguém que realmente sabia o que estava falando, não um crítico de arte, mas um artista real e arquiteto do mesmo talento de todos aqueles que estava documentando.

#5. The Man Without a Country, de Edward E. Hale

O patriotismo não é um conceito que recebe atenção nos dias de hoje. Mas este ensaio/livro te faz pensar um pouco sobre isso.

Lançado em 1863, durante o auge da Guerra Civil, o livro tem trama simples: um homem inocente preso em tremenda conspiração, aguarda julgamento por seus atos.

Quando lhe pedem o seu endereço, ele percebe que deseja viver nos Estados Unidos para sempre. Assim, o juiz concede o seu desejo como uma punição, ele é condenado a viver o resto de sua vida em uma cabine a bordo de navios da frota estrangeira da Marinha dos EUA, até morrer sem perceber que o mundo ao seu redor mudou.

Para aqueles com alguma compreensão do histórico, você vai desfrutar da meta-ficção de que, para aqueles que não tem ainda é um olhar muito bom no início de América.

The Man Without a Country nos faz pensar melhor sobre nossas crenças e patriotismo.

The Man Without a Country nos faz pensar melhor sobre nossas crenças e patriotismo.

#6. 12 Years a Slave, de Solomon Northup

Este livro não vai permanecer desconhecido por muito tempo, já que Brad Pitt está fazendo um filme sobre isso.

Se há um livro que você leu sobre a escravidão na América, leia este. É a história real de um homem livre nascido no norte, que, como músico itinerante, foi levado para fora de seu estado natal em falsos pretextos, a fim de ser capturado, sequestrado e transportado para o sul para ser vendido como escravo.

Ele não podia contar a ninguém que ele podia ler e escrever, ele não podia nem dizer a ninguém que ele era livre, porque ele foi ameaçado de morte se fizesse isso.

Este livro é tão bom quanto o livro de memórias Frederick Douglass e ilustra os horrores da escravidão de uma forma muito mais inegável.

#7. Civil War Storyes, de Ambrose Bierce

Mark Twain, por toda a sua amargura e sarcasmo, era apenas mais divertido para as pessoas comuns de ler do que Ambrose Bierce.

Mas Bierce é o único que realmente capturou a Guerra Civil, um terrível e terrível conflito em que a morte, a destruição e a estupidez eram muito mais prevalente do que a estratégia ou heroísmo.

Este livro (metade ficção e metade livro de memórias), contém a história “An Occourrence at Owl Creek Bridge“, que Kurt Vonnegut chamou de o maior conto já escrito.

Muitos livros sobre a Guerra Civil são inacessíveis, com seus movimentos de acompanhamento e vocabulário de guerra. Este livro é o que todas as pessoas devem ler.

#8. Forty Years a Gambler on the Mississippi, de George Devol

O livro de memórias de um jogador, lutador e criminoso profissional que montou os Riverboats do Mississipi e Red Rivers.

É um verdadeiro e vibrante relato de um período da vida americana como nenhum outro. Tiroteios e brigas, tudo está aqui.

#9. Hunger, de Knut Hamsun

Uma escura e comovente narrativa em primeira pessoa, sobre as unidades conflitantes para a auto-preservação e auto-imolação dentro de todos nós.

O livro é sobre um escritor que está morrendo de fome mesmo. Ele não pode escrever, porque ele está morrendo de fome e não pode comer porque a escrita é como ele ganha a vida.

#10. Letters from a Self-Made Merchant to His Son, de George Horace Lorimer

Este livro é a correspondência preservada entre Velho Gorgon Graham, um self-made milionário, em Chicago, e seu filho, que está entrando no negócio da família.

As cartas datam da década de 1890, mas sinto que elas poderiam ter sido escritos em qualquer época.

Abra a cabeça para novas histórias

Existem alguns textos clássicos que devemos ler – livros que se tornaram ritos culturais de passagem. Ninguém está dizendo que você deve ignorar a sua lista de leitura do ensino médio. O problema é pensar que isso é o suficiente.

Esses são alguns livros que podem abrir a sua mente sobre uma parte da nossa história e cultura que só conhecemos pelos relatos mais tradicionais.

A lista não termina aqui. A qualquer momento voltamos com mais uma parte dos 24 livros que você provavelmente nunca ouviu falar, mas vão mudar a sua vida.

___

Este artigo foi adaptado do original, “24 Books You’ve Probably Never Heard of But Will Change Your Life”, do Ryan Holiday.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot