X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Marketing Viral

Cientistas desvendam o marketing viral nos EUA

O sucesso do marketing viral modelado pelos teóricos da rede

Cientistas desvendam o marketing viral nos EUA com modelos de rede que conseguem captar a dinâmica das campanhas de marketing do mundo real.


Os modelos de rede famosos não conseguem captar a dinâmica de muitas campanhas de marketing do mundo real. Agora, cientistas da computação dizem ter resolvido o problema

Como prever de maneira bem sucedida a adoção viral das campanhas de marketing?

Como prever de maneira bem sucedida a adoção viral das campanhas de marketing?

Qual a probabilidade de você comprar o mais recente romance de James Bond por William Boyd? Ou assistir a segunda parte de O Hobbit quando for lançado? Ou em votar em um determinado partido na próxima eleição?

A probabilidade de você comprar um determinado produto ou adotar uma determinada opinião está no centro dos problemas mais quentes da teoria das redes: como prever se um produto, opinião ou mensagem tem probabilidade de ser viral.

Não faltam respostas possíveis. De fato, um dos sucessos importantes da teoria das redes é que ela demonstra como informações se espalham por uma rede baseada na conectividade dos indivíduos dentro dela.

E os profissionais de marketing ainda têm de explorar essa ideia para produzir resultados confiáveis e repetitivos. A verdade é que o marketing é tanto uma arte como sempre foi.

Isso pode mudar em breve, graças ao trabalho Xiao Fang e seus amigos da University of Utah, em Salt Lake City.

Hoje esses caras revelam uma técnica que prevê a probabilidade de adoção dos indivíduos dentro de uma rede que supera os esforços anteriores de explicar o marketing viral.

Eles dizem que a nova técnica permitirá que os profissionais de marketing direcionem suas campanhas de forma mais eficaz e afinem suas mensagens para os clientes individuais, com maior probabilidade de adotar um novo serviço em um momento específico.

Como prever a adoção viral de campanhas de marketing?

Como prever a adoção viral de campanhas de marketing?

O cenário

O método padrão para simular a maneira com que as informações se espalham através de uma rede é conhecido como modelo de cascata. Isso pressupõe que a pessoa vai receber um pedaço de informação que seus vizinhos também têm.

Em outras palavras, a probabilidade de adoção é um efeito social que depende da influência de amigos, familiares e outras pessoas próximas.

Esta abordagem tem tido muito sucesso na modelagem da propagação de doenças, e-mails e assim por diante. Mas os cientistas sabem que este modelo está longe de ser perfeito.

O problema é que existem muitos outros efeitos que também influenciam ou não a adoção e uma ideia ou de um produto pelos indivíduos.

Por exemplo, uma pessoa pode tornar-se mais propensa a comprar um produto por conta dos esforços de marketing a eles relacionado. Coisas como outdoors, anúncios de TV e etc.

Na verdade, esses efeitos, chamados de confusão são tão poderosos que desafiam as tentativas dos teóricos de rede para modelar o comportamento de indivíduos reais em redes reais.

O problema na modelagem do efeito de esforços de marketing é que sua taxa de sucesso é geralmente tão baixa que podem aparecer insignificante em um modelo em cascata.

Por exemplo, imagine que uma empresa envia informações sobre um novo produto para todas as empresas existentes. A verdade é que, se 0,5% desses clientes aceitarem a oferta, os marqueteiros encaram essa abordagem um enorme sucesso.

Mas em um modelo de cascata, se 0,5% de amigos de uma pessoa compra um produto novo, isso é quase zero. Portanto, este modelo prevê que ninguém vai comprar o produto.

É aí que o trabalho de Xiao Fang entra. Ele e seus companheiros criaram um modelo de rede que leva em conta efeitos de confusão ao avaliar qual a probabilidade de um indivíduo adotar uma ideia ou produto.

E Xiao Fang diz que esse modelo funciona. Eles estão testando a sua nova abordagem em um banco de dados de 35 mil clientes de telefonia móvel que escolheram entre os 18 planos da empresa.

O banco de dados mostra os clientes que trocaram de plano, diariamente, ao longo de 1 ano. Isso aconteceu a uma taxa modesta de 0,4%.

Essa taxa pode ser o resultado de efeitos das mídias sociais, tais como a recomendação de amigos. Mas também pode ser o resultado dos esforços de marketing das próprias empresas, que acabam não sendo registrados.

A tarefa dos pesquisadores é modelar como os clientes mudam para os novos planos de pagamento em questão. Eles descobriram que os modelos convencionais em cascata essencialmente não preveem qualquer situação significativa.

No entanto a nova abordagem foi significativamente mais bem sucedida. Com a capacidade de calcular a confusão desconhecida, os pesquisadores puderam modelar o que realmente determina a taxa de sucesso, apesar dela ser apenas 0,4%.

As empresas podem se tornar mais eficazes na seleção de ideias para o marketing viral de forma dinâmica ao longo do tempo.

Esse modelo mostra quais de nós dentro de uma rede estão suscetíveis de ser derrubados pelos efeitos off-line. Isso é importante porque permite que os profissionais de marketing direcionem suas campanhas de maneira mais eficiente.

De fato, a nova abordagem levanta a perspectiva de criação de mensagens personalizadas destinadas a indivíduos específicos, exatamente no momento em que eles são mais vulneráveis.

É claro que uma coisa é prever com sucesso a evolução dos dados históricos. Outra, bem diferente é prever a evolução futura dos dados atuais.

Esse será o verdadeiro teste desta nova ideia. E se for bem sucedido, Xiao Fang e seus companheiros terão o mundo do marketing viral batendo em sua porta para usar o modelo.

Você pode saber mais baixando o documento diretamente do site da Universidade de Cornell, arxiv.org/abs/1309.6369: Predicting Adoption Probabilities in Social Networks.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Viral Marketing Successfully Modeled By Network Theorists“, do MIT Technology Review.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot