X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Marketing Viral

5 maneiras simples para criar um vídeo viral

maneirassimplesparacriarumvídeoviral

Todas as empresas querem que suas campanhas se transformem em viral. Aqui estão algumas dicas para alcançar isso


Todas as empresas querem que suas campanhas se transformem em viral. Aqui estão algumas dicas para alcançar isso

Você sabe o que fazer para transformar seu vídeo em um viral?

Você sabe o que fazer para transformar seu vídeo em um viral?

Você já se perguntou o que é preciso para criar um vídeo viral? Embora a criação de um vídeo viral seja parte ciência e parte arte, existem 5 princípios que você deve seguir para criar seu próprio viral.

Se você acha que a criação de um vídeo viral é apenas sorte, então fique atento porque vamos mostrar uma estrutura simples que muitas empresas usam para alcançar o sucesso viral.

#1. Pense como um mágico de rua

David Copperfield faz mágica na frente de milhares de pessoas que ficam cativadas com cada movimento seu.

Cada truque combina elementos de storytelling com um visual incrível que constrói um belo desfecho.

Um truque de mágica pode durar de 20 a 40 minutos. E como todos os grandes mágicos, Copperfield é tanto um ator quanto um mágico. Mas ele não tem que lutar pela atenção de seu público. As pessoas estão ali para vê-lo.

Ao contrário de David Copperfield, temos que pensar como um mágico de rua.

Nós temos apenas alguns segundos para captar e manter a atenção dos nossos transeuntes online. Devemos esquecer o carisma e atingir o público com coisas rápidas que os mantêm querendo mais.

Vamos considerar o vídeo abaixo do GoDaddy. Ele foi veiculado no Super Bowl. O vídeo é para promover a ferramenta de construção de sites do GoDaddy, mas 1/3 do vídeo mostra um beijo. Uma cena totalmente atípica de beijo: uma super modelo e um nerd. Um vídeo brilhante.

E, se você estiver se perguntando se isso surtiu efeito, o Machable informou que 1 dia após o anúncio a GoDaddy registrou seu maior dia de vendas da história, somando 100 mil novos clientes.

#2. Seja uma vaca roxa

Nós não percebemos uma vaca marrom, porque há uma infinidade delas por todos os lados.

No entanto, quando vemos uma vaca roxa, nós não podemos deixar de vê-la, porque nunca vimos uma. Essa é a definição de vaca roxa de Seth Godin.

Pense em um anúncio de vídeo típico de liquidificador. Costumamos ver liquidificadores misturando as frutas e legumes normais. Olhe para a velocidade e potência que os anúncios ressaltam.

Essa é uma vaca marrom.

Mas quando você assiste os vídeos da Blendtec, você não pode deixar de assistir, e você não pode deixar de compartilhar.

#3. Use produção de alta qualidade

Já se foram os dias em que o YouTube foi exclusivamente um lugar para vídeos de usuários.  Na verdade, de acordo com o The Wall Street Journal, 9 dos 10 melhores vídeos mais virais do YouTube de 2012 foram criados por produtores profissionais.

Há cada vez mais pessoas que sabem como construir uma audiência usando o YouTube e, há empresas que gastam milhares de reais tentando criar esses vídeos.

Portanto, se você está apenas começando e não tem um grande orçamento, não há problema em começar um pouco desconexo e produzir um vídeo em próprio estilo.

#4. Seja insanamente prático

Outro fator na criação de um vídeo viral envolve o fornecimento de dicas práticas acionáveis.

O Moz criou um fantástico post detalhando que a utilidade prática aumenta a probabilidade de ele ser visualizado por e-mail.

Wendy Nguyen é uma blogueira de moda cujo o canal do YouTube tem mais de 425 mil assinantes e mais de 47 milhões de pageviews.

Em seu vídeo mais popular, ela mostra 25 maneiras de usar um cachecol em menos de 5 minutos.

#5. Promova

Há um segredo pouco conhecido para ajudar seus vídeos a se espalharem. É uma tática usada há séculos, mas poucas pessoas usam isso quando se tratam de vídeos: a promoção.

Com mais de 50 milhões de visualizações no YouTube, Friday de Rebecca Black é um dos vídeos mais populares de 2011. No entanto, nos primeiros meses ele despertou pouco interesse.

Até Daniel Tosh cobrir em seu programa de TV um blogueiro popular zombando o vídeo de Rebecca. Desde então este tem sido o vídeo em que as pessoas mais amaram odiar.

Em sua palestra no TED, Kevin Allocca mostra este gráfico sobre as opiniões sobre Friday.

Gráfico de crescimento da repercussão do clipe da música Friday.

Gráfico de crescimento da repercussão do clipe da música Friday.

Repare que todos os picos de acesso foram às sextas-feiras. Mas, muitos de nós não estão criando vídeos famosos a ponto de aparecer na TV. Então, como os profissionais de marketing podem promover seu trabalho?

Antes de criar um vídeo, pense sobre seu público alvo. Quem vai assistir o vídeo e quem terá empatia com eles?

Não faça as coisas sem pensar primeiro. Entenda qual o perfil do seu público e o que eles querem.

O caminho para o viral

Embora possamos pensar que a criação de um vídeo viral é sobre sorte, usando a estrutura simples acima conseguimos produzir os resultados que as empresas estão procurando.

Do Blendtec à blogueira de moda Wendy, ao GoDaddy, existem muitas empresas que aplicam esses princípios para criarem seus próprios virais.

___

Este artigo foi adaptado do original, “A Simple Framework for Creating a Viral Video”, do KISSmetrics.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot