X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Marketing Digital

Onde o marketing termina, o branding começa

Onde o marketing termina, o branding começa

Marketing e branding não são a mesma coisa. Se você acredita que está fazendo branding com suas ações de marketing, está enganado


Marketing e branding não são a mesma coisa. Se você acredita que está fazendo branding com suas ações de marketing, está enganado

WTF is marketing e branding?

WTF is marketing e branding?

Então você tem um negócio e está pronto para empurrar seus esforços de branding online. A primeira pergunta que você encontra é “como faço para começar o branding da minha marca?”.

O que os anos de experiência de alguns profissionais podem nos ensinar é que você provavelmente vai chegar ao seguinte:

  • Logos, esquemas de cores e design do site. O que deve ser meu logotipo? Quais as cores que representam melhor o meu negócio? Como faço para fazer branding com meu design?
  • Menções da marca, links e popularidade social. Minha marca precisa ser tão visível online como possível, porque isso vai promover a sua marca.
  • Visibilidade em resultados de busca, campanhas publicitárias e outros esforços promocionais.

Se você respondeu alguma das situações acima, então você está olhando para o lugar errado. Os itens mencionados são todos ferramentas e estratégias de marketing, e isso só arranha o branding.

Qual a diferença entre marketing e branding, afinal?

Marketing é o conjunto de processos e ferramentas que promovem o seu negócio. Isso inclui SEO, mídias sociais, links patrocinados, buscas locais, métodos e ferramentas promocionais tradicionais.

Branding, por outro lado, é a própria cultura, a mensagem que permeia e governa todo o processo de seu negócio.

Equívocos comuns sobre branding

A mistura entre marketing e branding é um dos equívocos mais comuns sobre marca que você irá encontrar. Muitas empresas e profissionais lidam com as tarefas de branding e cometem alguns equívocos.

#1. Branding é marketing/publicidade/promoção/qualquer coisa nesse sentido

Como mencionado antes, isso é um equívoco, porque o branding é algo mais profundo do que o marketing. Marketing, publicidade e outras atividades promocionais apenas comunicam a sua personalidade e mensagem de marca.

Sua marca é composta de sua personalidade, sua voz e sua mensagem. Branding é o processo de estabelecer essas características.

#2. Você é a autoridade máxima no que se refere à sua marca

Este é um equívoco muito comum, especialmente entre os empreendedores de primeira viagem.

A verdade e que quando você define o seu tom e faz a bola rolar, por assim dizer, e você define as diretrizes que a sua organização vai seguir e viver, enquanto trabalham a sua marca, isso não significa que você é a autoridade final de sua marca.

Seus clientes são os que acabam por definir a sua marca. Sua percepção é o que fica com as pessoas que você influencia.

É por isso que é muito importante selecionar os valores da marca com cuidado, caso contrário a sua marca pode ser tomada da forma errada.

#3. Existe uma fórmula para o sucesso

Só porque tudo em marketing online pode ser mensurado, não significa que tudo tem uma fórmula.

Não há 2 empresas iguais. Enquanto um processo semelhante para o desenvolvimento de uma marca pode funcionar para as empresas, no mesmo campo, por exemplo, essas empresas ainda terão identidades e necessidades únicas.

A verdade é que não existe fórmula – a marca é e sempre será uma experiência personalizada.

A boa notícia é que você pode medir o sucesso de sua marca facilmente. O que você deve procurar, nesse caso, é o comportamento e os interesses de seu público-alvo.

Encontrando o caminho certo

A fim de criar e estabelecer uma marca forte, você vai precisar para fazer as perguntas mais fundamentais por trás de seu desenvolvimento.

Antes de começar a planejar suas estratégias de marketing online, você precisa fazer o seguinte primeiro:

Qual o caminho certo para o branding?

Qual o caminho certo para o branding?

Estabeleça a sua finalidade

A primeira coisa que você precisa estabelecer é porque você faz o que faz. Você não vai obter respostas imediatamente – você precisa se perguntar porque varias vezes para chegar à essência de seu negócio.

Comece com perguntas como:

  • Por que eu construí esse negócio?
  • Por que eu quero ajudar esse grupo de pessoas?
  • Por que isso importa para mim?

Ao passo que você continuar, observe as respostas que você está dando a cada porque – essas respostas irão criar o seu propósito.

Escolha sua personalidade e voz

Depois de perguntar porque você faz o que faz, pergunte-se: qual é a minha marca? Isso ajudará a começar a moldar a sua marca, tornando-se um esqueleto sobre o qual você irá anexar o resto das ideias, valores e mensagens.

Nessa fase, pergunte-se o seguinte:

  • Que tipo de voz eu quero usar em minha marca?
  • Como eu quero ser percebido?
  • Será que vou ser capaz de me manter fiel a essa identidade ao longo da existência da marca?

A última pergunta é especificamente importante porque o seu público vai estar à procura de uma identidade sólida e consistente. Sua capacidade de manter-se fiel à sua marca é um dos elementos mais importantes que você tem para ganhar a lealdade do cliente.

Esboce seus valores

Quando você terminar de se perguntar o que você é, é hora de se perguntar: “quem sou eu?”, os valores que você definiu na etapa anterior vai ajudar a definir quem é você como marca.

A Zappos é ótima nisso. Eles têm 10 valores fundamentais, e se você visitar seus blogs você vai ver que esses valores permeiam todos os processos que a empresa tem.

Defina a sua cultura

Sua integridade como uma organização depende muito da cultura que você cultiva em seu negócio.

Funcionários felizes são produtivos, apaixonados e tornam seu negócio mais forte e seus processos mais fáceis de serem gerenciados. É por isso que é importante estabelecer que a sua empresa quer cultivar.

A cultura do Google é muito famosa por incentivar a criatividade e a inovação, dando o seu tempo e recursos empregados para explorar coisas novas.

Sua política de 80/20 abriu caminho para inovações como o Google Glass e o Android.

Comunique a sua marca para o público

Finalmente, você chega ao ponto em que surge o marketing – agora você tem que decidir como deseja aumentar a conscientização das pessoas sobre a sua marca.

As etapas anteriores, combinadas com a pesquisa de mercado e análise, irão desempenhar um grande papel na determinação de como e onde você se comunica com a sua marca para atingir seu público de marca eficaz.

A seguir serão os pontos mais importantes para discutir no planejamento de estratégias de comunicação:

  • Declaração de missão da sua empresa, que você pode facilmente derivar de sua finalidade.
  • Os benefícios que seus clientes vão começar a partir de sua empresa, que também é respondida no início deste ano (as respostas para o porquê).
  • As plataformas escolhidas e os meios de comunicação apropriados para cada plataforma.
  • Os call to action – quais os objetivos que você tem, e como você planeja atrair o seu público?

Branding é uma coisa, marketing é outra

Branding não é o mesmo que marketing – o branding é o núcleo de sua estratégia de marketing. Para construir uma marca eficaz, você precisa de autenticidade e clareza em cada uma das etapas discutidas anteriormente.

Uma última coisa a lembrar é que branding não é uma coisa que você faz no início de seu negócio.

É um esforço contínuo que permeia seus processos, sua cultura e seu desenvolvimento como um negócio, e que exige sua dedicação e lealdade, a fim de refletir em seu trabalho.

No final do dia, a verdadeira medida do sucesso é a maneira com que a sua marca ganha clientes fiéis que se tornam seus embaixadores.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Where Marketing Ends, Branding Begins”, do KISSmetrics.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot