X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

productadoption
Marketing Digital

O que – ou quem – é um influenciador?

Entenda como os influenciadores podem ajudar a sua marca e espalhar sua mensagem


O Marketing de Influência é uma forma relativamente simples, mas incrivelmente eficaz, de marketing que se concentra especificamente em pessoas-chave, em vez do mercado-alvo como um todo. Mas quem é um influenciador?

O marketing de influência

O marketing de influência identifica aquelas pessoas que têm mais influência sobre os potenciais compradores e orienta a atividade de marketing em torno dessas pessoas.

A história do marketing de influência, como uma teoria de marketing, pode ser rastreada até um estudo feito em 1940, intitulado “The People’s Choice”, feito por Lazerfeld & Katz. O estudo analisou a comunicação política e, concluiu que a maioria das pessoas são influenciadas por informações de segunda mão e por formadores de opinião. No entanto, a noção de que as pessoas são influenciadas por formadores de opinião de alto nível é evidente ao longo de toda a História, tão longe quanto os tempos bíblicos.

Quem é um influenciador?

Os influenciadores podem tem muitas faces:

  • Jornalistas
  • Acadêmicos
  • Os analistas do mercado
  • Conselheiros profissionais
  • Celebridades
  • Indivíduos defensores da marca

O editor de uma publicação tradicional é, sem dúvida, tanto um influenciador como uma celebridade, assim como um canal do YouTube com bastante visualizações. Portanto, a definição de um influenciador muitas vezes precisa ser claramente definida para cada programa de marketing de influência, a fim de estabelecer os objetivos de marketing e o foco nos indivíduos. Sendo que esses objetivos podem ser diferentes para cada marca e campanha.

Podemos verificar que a linha entre as mídias sociais e mídia tradicional está cada vez mais tênue. As mídias tradicionais (jornais, revistas e etc.) agora estão disponíveis tanto em versão impressa, quanto online e, os artigos on-line levam as pessoas direto para os canais sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+. Similarmente, a linha que separa o ‘alcance de mídia’ através de um jornalista versus o ‘alcance de um influenciador nas mídias sociais’ através de um jornalista, é uma questão que pode gerar um debate. Pode-se argumentar que um jornalista se encaixa em ambas as categorias, e portanto há muitas facetas do que constitui um influenciador.

Beyoncé é um fenômeno de Influencer Marketing.

Beyoncé é um fenômeno de Influencer Marketing.

Então, como resolver este desafio?  A diferença fundamental entre o alcance das mídias e o alcance do influenciador reside na abordagem para envolver e atingir essas indivíduos chamados de influenciadores.

Abordagens para atingir os influenciadores para seus objetivos de marketing

O marketing de influenciadores possui 4 atividades principais, que foram estabelecidas como uma abordagem para atingir essas pessoas:

  1. Identificar influenciadores e classificá-los em ordem de importância
  2. Marketing para influenciadores– para aumentar brand awareness dentro da comunidade do influenciador
  3. Marketing através dos influenciadores – usando os influenciadores para aumentar o brand awareness atingindo seus mercados-alvo
  4. Marketing com influenciadores – transformar influenciadores em advogados da marca

Influenciador é um terceiro que molda a decisão de compra do cliente e tem um alcance maior que a média.

Influenciador é um terceiro que molda a decisão de compra do cliente e tem um alcance maior que a média. Click To Tweet

Campanhas de marketing de influência de sucesso avaliam continuamente essas 4 atividades principais. Além disso, para as marcas manterem e construírem sua relação com influenciadores, deve haver o entendimento de que este pode ser um processo lento e contínuo, para que o relacionamento seja construído. Alguns influenciadores não gostam de ser vistos apenas como um projeto, e querem ser tratados de maneira diferente. Por isso, as estratégias devem, muitas vezes, apreciar um cronograma mais longo e, entender que uma abordagem dedicada a promover relações fortes e sinceras com os influenciadores pode ser a chave para o sucesso.

 

Embora a definição do que constitui um influenciador depende do objetivo de marketing e da estrutura do projeto, eu gosto de usar uma definição para o “influenciador”, que é uma combinação de Brown & Hayes e do The Word of Mouth Marketing Association Handbook:

Um influenciador é um terceiro que molda significativamente a decisão de compra do cliente e tem um alcance maior do que média ou impacto em um mercado relevante.

Influencers: Documentário

INFLUENCERS é um curta do tipo documentário dirigido por Paul Rojanathara e Davis Johnson, o filme é um retrato em Polaroids de criativos influentes de NY do ramo da Publicidade, Design, Moda, Art & Entretenimento que estão por fazer a cidade de NY como um dos berços da cultura POP e ART de hoje.

Quer saber mais? O website está aqui, Influencers.

Se você gostou, pode também assistir a palestra “Como fazer suas ideias se espalharem” por Seth Godin no TED:

___

Este artigo foi adaptado do original, “Who is an influencer?”, do Social@Ogilvy.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot