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Marketing Digital

As 5 Características de uma marca realmente memorável

É mais importante do que nunca criar uma marca memorável.

A criação de novos negócios é uma moda que entrou em erupção. Se as estatísticas forem precisas, mais de 100 novas empresas terão nascido no tempo que você levar para ler esse artigo.

Essas empresas têm marcas, sites, produtos, empreendedores, blogs, logos, vídeos, contas em mídias sociais, hashtags, guest posts, sonhos, aspirações e um lugar no vasto mundo digital.

Google e os deuses de buscas estão classificando a identidade da marca como fator mais importante no mundo do marketing digital e branding. Já não é suficiente ter um site ou mesmo um site com autoridade e backlinks fortes. Você tem que ter uma marca inesquecível com tudo o que isso implica.

E o que isso implica? O que você precisa para criar uma marca memorável nesse mundo digital?

1. Uma tribo apaixonada

Marcas não existem sem que as pessoas as acolham.

Seth Godin foi pioneiro no conceito de tribo com suas idéias poderosas e um livro de nome Tribes. Ele define uma tribo como “um grupo de pessoas conectadas uma à outra, que está conectado a um líder e a uma ideia”.

Sua tribo é o que transforma a ideia da sua marca em realidade. É a diferença entre uma marca que está cambaleando para o lado esquecimento e uma marca que entra na desejada lista de marcas de primeira, como Apple, Amazon, Coca-Cola e IBM.

Uma tribo é essencial pela simples razão de que essas pessoas são os seus clientes. Mas elas também são seus missionários e são bem mais eficientes do que você jamais será.

Segundo uma citação de Godin, “faz muito mais sentido agradar quem realmente acredita na sua ideia. Eles merecem isso, afinal de contas, eles serão os responsáveis por espalhar notícias sobre você”.

2. Viralidade social

Sua tribo não só existe. Sua tribo faz. Uma tribo é composta de seres sociais.

Sua marca existe em um ambiente que pulsa junto com atividades sociais. Independente da quantidade de números vermelhos no topo da página do Facebook ou do constante fluxo de tweets, membros da tribo e não membros da tribo estão inseridos no mesmo meio social.

Se a sua marca não existir nesse ambiente social, então ela não tem a menor chance de ser memorável para alguém.

Uma forte presença social – consistente, única e envolvente – caracteriza as marcas mais memoráveis.

3. Uma plataforma pessoal

Empreendedores de hoje em dia têm que se preocupar com a construção de dois impérios – o império do seu negócio e o império da sua marca pessoal.

Ambos são essenciais. Um constrói o outro.

Eu desafio os empresários a tomarem uma atitude em relação a sua marca pessoal, não de uma maneira narcisista, mas a partir de um senso de fidelidade à sua própria marca. Tribos precisam de líderes.

Marcas, pelo fato de não serem pessoas, não têm certas características essenciais de indivíduos. É aí que o poder da marca pessoal pode preencher o vazio. As pessoas querem se conectar com outras pessoas. A sua tribo quer se conectar com você e não apenas com a marca do seu negócio.

Você perceberá que a marca do seu negócio irá pegar a mesma onda da sua marca pessoal.

4. Esteja presente onde importa

Quase todos os profissionais de marketing dizem que uma marca deve estar no Facebook, Twitter e LinkedIn. Concordo (na maior parte).

A minha posição é um pouco mais sutil. Uma marca precisa ter presença nos lugares onde realmente importa – os lugares onde seu público-alvo se reúne.

Para dar um exemplo extremo, vamos dizer que o seu público é composto por pessoas que estão totalmente fora da rede. Elas não possuem aparelhos que se conectam a internet. Elas nem sequer sabem o que é internet.

Qual será a sua abordagem de marketing? Como você vai transmitir a mensagem da sua marca? Facebook? Twitter? Instagram?

Claro que não. Você estaria desperdiçando tempo e dinheiro. Seu público não está no Facebook. Você precisa encontrar maneiras diferentes de conquistar clientes, seja pendurando panfletos em lojas locais ou qualquer outro tipo de estratégia já ultrapassada.

O ponto é este: você deve estar presente onde o seu público-alvo está presente.

  • Se eles lêem determinados jornais impressos, então você precisa publicar artigos nesses determinados jornais.
  • Se eles estão no site Reddit todas as manhãs procurando por notícias, então você precisa estar no site Reddit publicando notícias.
  • Se eles fazem parte de grupos de marketing no LinkedIn, então você precisa interagir nesses grupos de marketing e, possivelmente, criar o seu próprio grupo de marketing para que eles possam fazer parte.

5. O elemento USP

Um ingrediente essencial de uma marca memorável não é apenas a marca em si. O que torna uma marca verdadeiramente inesquecível é que ela oferece.

O que irá te diferenciar dos 58.000 (não um erro de digitação) novos negócios que irão surgir esse mês será o que o seu produto tem de exclusivo ou de melhor do que o concorrente, conceito também conhecido pela sigla USP (do inglês, Unique Selling Proposition).

Perry Marshall, famoso pelo princípio 80/20, fala do poder que USP tem sobre a marca e conteúdo: “aqui está um segredo de copywriting para o mundo moderno: se você tem um USP poderoso, forte e à prova de bala, o conteúdo fala por si mesmo”.

Ele está se referindo ao poder de USP para guiar uma marca. Quando você cria uma proposta única e poderosa de venda, você possui algo que é memorável e valioso.

USP é a alma da marca. Tornar-se inesquecível não vai acontecer sem isso.

Conclusão

Ninguém disse que a criação de uma marca memorável é rápida e fácil. Definitivamente não é fácil e definitivamente não é instantânea.

Para começar a criar uma marca pessoal é preciso um simples fator – a percepção de que isso é importante. Muito importante.

Para se tornar inesquecível é essencial desenvolver e aumentar uma tribo apaixonada, dedicar-se a atividades sociais, estabelecer uma marca pessoal, estar presente onde realmente importa e ter um USP poderoso.

Faça isso e você criará uma marca inesquecível.

Que tipos de atividades que você acha que são essenciais para uma marca?

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