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Marketing de Conteúdo

Os 4 elementos do conteúdo persuasivo

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Você quer que seu conteúdo leve as pessoas para a ação? Aqui está o segredo


Você quer que seu conteúdo leve as pessoas para a ação? Aqui está o segredo

O seu conteúdo está pronto para fazer as pessoas agirem?

O seu conteúdo está pronto para fazer as pessoas agirem?

Quando bem escrito, o conteúdo se torna uma obra de arte. Você precisa de conteúdo que coloque todo o seu ponto de vista de forma sutil e engaja os seus leitores no processo.

Mas além de ser envolvente, o conteúdo também deve trazer os consumidores mais pra perto de sua marca, o que lhe permite ver o que está neles e como ele se encaixa em suas necessidades individuais, provocando decisões de compra.

Aqui estão 4 maneiras que ajudarão você a escrever um conteúdo convincente para ganhar mais seguidores, leitores e clientes do que nunca.

#1. Escreva em tom de conversa

O como você diz as coisas é tão importante quanto o que você está dizendo. Isso se aplica na hora de escrever também.

Produzir conteúdo de maneira sensacionalista para conquistar seus leitores é o jeito errado de escrever.

Esse tipo de conteúdo não tem nenhuma ligação pessoal e genuína com o seu público. As pessoas não vão acreditam em nenhuma palavra do que você diz, se você continuar com esse tom de voz.

Quando se trata de desencadear decisões de compra, lembre-se que as pessoas compram daqueles de quem gostam e confiam.

A solução é escrever igual falamos.

Esta é a primeira regra para escrever conteúdo persuasivo, e isso não é uma tarefa fácil. Nascemos para falar.

Para escrever do jeito que você fala, no entanto, você terá que sair do seu modo de escrita padrão. Para isso, ignore tudo o que você aprendeu sobre a escrita e ocupe-se com o trabalho de narração.

#2. Tenha uma boa estrutura

Todo conteúdo envolvente tem uma estrutura sólida. Não há melhor maneira de fazer isso do que contar uma história.

Uma boa história nunca deixa de nos cativar. Histórias mudam a nossa forma de sentir, pensar e agir.

Os cérebros humanos são muito bons no processo de informações quando as colocamos na forma narrativa, enquanto temos dificuldade de processar conceitos abstratos e ideias vagas.

Histórias mostram as coisas em uma estrutura programada. Por isso faz sentido usar algum tipo de narrativa ao escrever conteúdo para vendas e marketing

#3. Escreva para as pessoas online

De acordo com um estudo da Nielsen Norman Grupo, 79% dos leitores não leem, mas escaneiam a informação quando estão navegando na internet.

Isso acontece porque:

  • A leitura na tela do computador irrita os olhos.
  • Temos cada vez vãos menores de atenção.
  • As pessoas navegam na maior parte das vezes em movimento.
  • Existe milhões de sites disputando a atenção das pessoas.

Para isso, você precisa adicionar ganchos visuais para otimizar o seu conteúdo e gerar vendas e conversões, incluindo:

  • Subtítulos significativos.
  • Parágrafos curtos.
  • Legendas cativantes.
  • Imagens
  • E listas curiosas.

Mas, o truque real reside na transmissão de informações significativas em tão pouco espaço possível, com esses elementos que podem ser facilmente escaneados pelos nossos olhos.

Você precisa criar conteúdo atraente aos olhos de seus leitores.

Você precisa criar conteúdo atraente aos olhos de seus leitores.

#4. Liste os benefícios em primeiro lugar

A maioria dos redatores caem na armadilha de se concentrarem mais nas características de seus produtos e serviços ao invés de enumerar seus benefícios para o usuário final.

Ao produzir conteúdo para vendas, muitas vezes há uma limitação de espaço e marcas optam por convencer seus potenciais clientes apontando seus benefícios.

Mas, ao colocar os benefícios em primeiro lugar em sua estratégia de conteúdo, você está dizendo a seus clientes o que tem no seu conteúdo antes que eles possam rolar para baixo e ler seu conteúdo.

A abordagem mais segura é usar bullet points sucintos para discutir benefícios e recursos em um único tiro.

Transforme esse processo em hábito

A prática é a chave para o sucesso. Leia seu conteúdo em voz alta. Se ele estiver muito coloquial, faça as alterações necessárias.

A estrutura está pecando nos call to actions? Dê um passo atrás e veja como você pode alterá-la.

É preciso muita prática para dominar a arte de escrever um conteúdo convincente. Usar elementos narrativos para criar engajamento e colocar o bem do seu público em primeiro lugar são ótimos lugares para começar.

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Este artigo foi adaptado do original, “The 4 Elements of the Most Persuasive Copy, da Entrepreneur.

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