X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Growth Hacking

9 growth hackings de empresas icônicas

growthhackingsdeempresasicônicas

Quer entender alguns growth hackings na prática? Aqui estão 9 exemplos para inspirar você


Quer entender alguns growth hackings na prática? Aqui estão 9 exemplos para inspirar você

O que podemos aprender com os famosos growth hackings.

O que podemos aprender com os famosos growth hackings.

Atualmente, parece que algumas empresas de tecnologia vão de 0 a 1 milhão de usuários do dia para a noite. O crescimento dessas empresas – Airbnb e Uber podem servir como exemplos recentes – pode parecer mágica, mas não é.

Qual é o ingrediente secreto dessas empresas?

Para atingir este tipo de crescimento rápido é preciso olhar para algo fora do comum, e começar a pensar criativamente sobre como envolver os usuários e espalhar a palavra sobre o seu produto.

Abaixo estão alguns exemplos de growth hackings que têm ajudado alguns dos maiores gigantes da tecnologia do país chegar onde estão hoje.

#1. A tag “faça seu e-mail gratuito” do Hotmail

Ao invés de soprar seu orçamento de marketing em publicidade, o inovador serviço de e-mail baseado em browser do Hotmail aproveitou seus usuários como recursos.

O Hotmail já tinha cerca de 20 mil usuários 1 mês após o lançamento, em 1996 e, optou por comercializar o seu serviço diretamente para os amigos, familiares e colegas desses usuários, empregando uma estratégia simples: adicionado o slogan, “faça seu e-mail gratuito no Hotmail“, no final da mensagem de cada usuário existente.

Quando um usuário do Hotmail enviava um e-mail em sua conta, o destinatário poderia clicar no link, que o encaminhava para uma página onde ele poderia criar a sua própria conta.

Como resultado, a base de usuários da empresa não só disparou para 1 milhão de usuários dentro de 6 meses, mas a startup também executou um dos primeiros growth hacks da web.

#2. Dominio Paypal no Ebay

O PayPal foi fundado em 1998 e conseguiu ganhar um notável grau de tração, fabricando a sua popularidade dentro do eBay.

Quando percebeu que o eBay era uma plataforma de distribuição vital, O Paypal criou um robô que fazia com que ele fosse a única forma de pagamento para os compradores do eBay.

Vendo a crescente popularidade do PayPal para o pagamento, os vendedores do eBay começaram a oferecer isso para que eles não perdessem as vendas.

#3. O código Embed do YouTube

Outro exemplo clássico de growth hacking: O YouTube optou por se concentrar no MySpace como um meio de atingir o seu público-alvo.

Na época, em 2005, com quase 25 milhões de usuários, o MySpace era a principal rede social utilizada, em particular para bandas e seus fãs, mas o compartilhamento de vídeos no site era quase impossível.

Outros sites de vídeo como o YouTube evitavam permitir que blogs e outros sites incorporassem seus vídeos porque eles queriam manter o tráfego em seus próprios sites – além disso, eles não queriam pagar os custos de hospedagem para suportar o tráfego para sites de outras pessoas.

O YouTube empurrou o custo em troca de um enorme impulso no reconhecimento da marca. Essa tração inicial ajudou a alcançar a potência que é hoje, com mais de 1 bilhão de usuários.

#4. Programa de recomendação do Dropbox

Quando o Dropbox iniciou, experimentou os anúncios pagos e constatou que o custo para adquirir um novo cliente era muito maior do que o valor médio de vida do cliente, que é uma maneira de ficar sem dinheiro antes de alcançar a rentabilidade.

Eles então escolheram procurar outro lugar para o concentrarem sua estratégia de crescimento: a concepção de um programa de recomendação fácil de utilizar que concedeu 500MB de espaço de armazenamento Dropbox livre para cada amigo que se cadastrasse no Dropbox.

O Dropbox enviou 2,8 milhões dessas referências diretas de convites em abril de 2010.

Este exemplo de growth hacking de baixo custo e de alto impacto, realizou a difícil tarefa de fazer um sistema de armazenamento de arquivos parecer um emocionante e exclusivo clube – aumento as inscrições Dropbox dramaticamente.

Em um período de 15 meses, a empresa passou de 100 mil à 4 milhões de usuários.

#5. A rede fechada do Facebook

Não existe um único hack que pode, eventualmente, ser responsável pelo crescimento notável da rede social gigante chamada Facebook. No entanto, este hack inicial ajudou a introduzir uma base sólida que fez o crescimento ser possível.

Começou como uma rede fechada para uma faculdade (versus o grátis para todos, que era o Friendster) e depois, lentamente, se expandiu de Harvard para muitas faculdades e depois para todas as faculdades e, assim por diante, permitido que o Facebook permanecesse na massa crítica em todas as fases de crescimento.

O fato de que era uma rede fechada fez parecer exclusivo, aumentando o apetite social dos jovens universitários.

No início, o Facebook foi uma rede fechada à universidades.

No início, o Facebook foi uma rede fechada à universidades.

#6. Seguidores recomendados do Twitter

Às vezes, os maiores growth hackings podem ver o óbvio em retrospecto, mas muitas empresas de tecnologia ignoram maneiras óbvias de aumentar a vitalidade de seus produtos.

Nos seus primeiros dias, o Twitter teve um pequeno problema de retenção, novos usuários chegavam, mas poucos realmente ficavam engajados com o site e tornavam-se usuários ativos.

Ao invés de investir nos anúncios de redirecionamento padrão ou boletins informativos por e-mail, a empresa tentou descobrir o que separava aqueles que continuavam voltando daqueles que ingressavam e nunca mais voltavam.

Eles aprenderam que, quando o usuário seguia, em média 5 a 10 contas, ele tinha uma probabilidade muito maior de engajamento.

#7. A postagem cruzada do Airbnb no Craigslist

Outro exemplo de crescimento de plataforma. O Airbnb cirou um bot simples, mas brilhante, que permitia que os usuários listassem suas propriedades no Airbnb e no Craigslist automaticamente, com apenas 1 clique.

Se aproveitar da base de usuários bem estabelecida do Craigslist não só permitiu a Airbnb a levar o seu nome para todos os possíveis novos usuários, mas, também ajudou a garantir que as propriedades que eles listavam para alugar fossem mais reservadas, para dar muito mais lucro aos usuários.

#8. Convites da Pinterest

Tomando a sugestão de crescimento inicial do Facebook, a Pinterest, inicialmente era apenas para convidados. Qualquer um era livre para solicitar um convite, após receber um e-mail que notificava de que a lista de espera era longa, mas que eles seriam permitidos o mais rápido possível.

Seja ou não realmente verdade, serviu para gerar buzz e fez a Pinterest parecer muito mais desejável para os primeiros usuários.

#9. A postagem cruzada do Instagram

Levando o conceito de crescimento de plataforma para outro nível, o Instagram tornou-se rápido e fácil para os usuários fazerem a postagem cruzada no Facebook, Twitter, Tumblr, Foursquare e outras mídias

Isso foi inegavelmente bom para os usuários, que lutaram para postar fotos de celular para Facebook nos primeiros dias, mas também foi bom para Instagram, cuja a aparência distinta das fotos começaram a aparecer em várias plataformas sociais, servindo como uma propaganda gratuita para o aplicativo.

Inspire-se nesses casos de sucesso

Enquanto o crescimento dessas empresas pode parecer mágica do lado de fora, a chave para expandir o seu negócio com a mesma taxa de crescimento pode estar em apenas algumas escolhas estratégicas.

Muitas vezes, uma pequena maneira de operar pode fazer a diferença entre ser uma empresa de 1 milhão ou uma empresa de 1 bilhão.

No entanto, como os exemplos acima mostram, growth hacking não vai levá-lo até o fim. Se você quiser um crescimento autêntico sustentável e, não apenas um aumento temporário de novos usuários, você precisa saber em que apoiar o seu crescimento.

___

Este artigo foi adaptado do original, “9 iconic growth hacks tech companies used to boost their user bases”, do The Next Web.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot