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Analytics e Big Data

3 maneiras de usar o Google Analytics para melhorar o seu marketing

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É possível turbinar o seu Analytics para fazer o trabalho pesado para você e, melhorar o desempenho de seu website


É possível turbinar o seu Analytics para fazer o trabalho pesado para você e, melhorar o desempenho de seu website

Como automatizar os esforços do seu Analytics?

Como automatizar os esforços do seu Analytics?

Colocar o seu chapéu de analista e realizar uma análise de seu site ou aplicativo é apenas o começo para a tomada de decisões baseadas em dados.

Uma vez que você está envolvido com as otimizações, o próximo passo é colocar os dados para trabalhar para você, a fim de melhorar a experiência do cliente e aumentar as conversões.

Hoje vamos compartilhar 3 áreas que você deve pensar de forma programática, usando dados para melhorar o seu marketing.

Quando falamos programática, isso significa deixar que as máquinas façam o trabalho e deixem colocar os dados para trabalharem para você.

#1. Use o Analytics em tempo real para melhorar o conteúdo dinâmico do seu website

A maioria das marcas populares sempre têm visitantes em seus sites. Enquanto estão lá eles estão vendo conteúdo, compartilhando coisas que acham interessantes com suas redes, comprando e etc.

Mas você está usando essas ações para melhorar a experiência dos outros usuários?

Olhar para esses dados em tempo real e agir sobre eles nem sempre é viável. Mas usando uma API em tempo real para melhorar dinamicamente o seu conteúdo é totalmente viável.

Ao usar uma API do Analytics você pode observar os detalhes sobre seus dados em tempo real e usar essa informação para criar uma experiência mais atraente.

Um dos casos mais básicos e práticos de uso é gerenciar o conteúdo de sua página. Por exemplo, você pode consultar a API para a construção de uma lista de artigos mais visualizados e exibir o número de leitores ativos nele naquele momento.

Isso pode ajudar a criar um maior sentido de urgência para visualizar e compartilhar os conteúdos mais quentes.

Além disso, esta métrica pode ser mostrada em diferentes páginas de conversão de um site para transmitir um sentido de urgência e demonstrar a demando por um determinado produto.

Twiddy, uma empresa de aluguel de propriedades familiares para as férias aumentou 18,6% suas receitas,mas o valor médio dos pedidos aumentou 11,9% e a taxa de conversão aumentou 7,9% com esse recurso.

Veja o estudo de caso do Twiddy e a imagem abaixo para ter um exemplo de como isso se parece visualmente com a sua página.

O Twiddy aprendeu a usar o Analytics em tempo real a seu favor.

O Twiddy aprendeu a usar o Analytics em tempo real a seu favor.

#2. Use o seu próprio Analytics para alimentar o Remarketing

Já visitou um site com a intenção de fazer uma compra, mas ficou totalmente confuso e desviou o seu foco? Claro.

Como mostra a imagem abaixo, isso aconteceu com quase todas as pessoas. Não seria bom se você pudesse dar um lembrete amigável para um usuário para ajudá-lo a completar a compra?

Esta seria uma tarefa hercúlea manualmente, mas por meio da programação é muito mais fácil.

Remarketing com o Analytic permite acompanhar as pessoas que já visitaram o seu website e entregar o conteúdo do anúncio especificamente orientado para os interesses manifestados durante as visitas anteriores.

Como funciona o Google Remarketing.

Como funciona o Google Remarketing.

#3. Execute testes

Sua página de destino tem um bom desempenho, mas você acha que pode fazer melhor. Você pode substituí-la por um novo design, mas como você sabe se essa é realmente uma experiência melhor, ou pio?

Há uma maneira de fazer isso: usar um sistema para testar o seu conteúdo.

Se você é um usuário do Analytics, a plataforma de experiências de conteúdo permite comparar como diferentes páginas se saem usando um conjunto de mostras aleatórias, definindo o percentual de usuários que serão incluídos na experiência.

E o melhor disso tudo é que funciona para que você tenha uma amostra estatisticamente relevante para definir o caminho a seguir o mais rápido possível, tudo isso automaticamente.

Se você quer entender melhor o funcionamento do Content Experiments, leia o nosso guia para criar testes A/B.

Use testes A/B para selecionar a melhor opção para os usuários.

Use testes A/B para selecionar a melhor opção para os usuários.

Utilize seus esforços de marketing de maneira inteligente

Independentemente de quais ferramentas que você usa, você pode deixar o trabalho difícil para os softwares e liberar o seu tempo para o trabalho mais estratégico e criativo que só os humanos podem fazer.

Algumas pessoas começam a chamar isso de growth hacking, ou usar outros chavões para descrever o processo de automatizar partes do seu marketing com dados, embora isso não seja algo novo.

Independente do nome que você dê a isso, é justamente essas táticas que compõem um marketing inteligente.

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Este artigo foi adaptado do original, “3 Ways to Use Analytics to Improve Your Marketing While You Sleep”, do ClickZ.

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