X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Caso: Pink Petit Pois

pink petit pois logomarca

Saiba mais como a Pink Petit Pois usou ferramentas Web 2.0 como YouTube, Flickr e Facebook para ter sucesso em seu startup.


Saiba mais como a Pink Petit Pois usou a Web 2.0 para ter sucesso.

Em uma das disciplinas de Marketing Digital e Web 2.0 ministrada no MBA da BSP, tive a oportunidade de ter como aluna a Renata Valladão. Renata é uma jovem dinâmica, antenada no mercado e em novidades, moradora da cidade de São Paulo, e trabalha na área de Marketing de uma grande empresa multinacional que opera por aqui. Além disto, ela tem uma paixão por culinária, e como hobby, iniciou a fazer brigadeiros e brownies para vender aos colegas de trabalho e aos companheiros de classe.

Logomarca da Pink Petit Pois

A Pink Petit Pois usou ferramentas web 2.0 para se tornar um sucesso.

O projeto de conclusão do curso que solicitei para esta turma foi a criação de um plano de negócios e a implementação prática de algumas das ações propostas, que envolvesse grande parte dos conceitos ministrados. Renata me questionou se poderia fazer o trabalho sobre sua operação de doces. Aceitei a sugestão de projeto e confesso ter ficado bastante curioso, pensando como ela iria aplicar os conceitos de marketing digital em uma operação deste porte. Neste momento, nascia oficialmente no mercado a Pink Petit Pois.

A estratégia utilizada pela Renata para dar maior visibilidade da marca Pink Petit Pois e de seus produtos nos vários canais digitais foi:

  • divulgar num blog, textos e algumas fotos de suas criações e encomendas que haviam sido feitas;
  • criar um perfil no Facebook, no qual é disponibilizado um álbum de fotos com os produtos e informações sobre o blog;
  • criar uma conta no Twitter, postando mensagens para os seguidores, falando sobre novidades, direcionando como podem ser obtidas mais informações;
  • inserir no YouTube um vídeo mostrando alguns docinhos sendo feitos e algumas variedades;
  • disponibilizar um álbum no Flickr com fotos de docinhos e embalagens;
  • utilizar QRCode para facilitar o acesso nos canais acima através do uso de dispositivos móveis;
  • participar em eventos de degustação, para fazer contatos, levando um notebok para mostrar o que foi feito acima com as várias tecnologias.

Como resultados práticos, antes mesmo da disciplina ter terminado, a Renata conseguiu aumentar a presença do seu negócio no mundo virtual, com seguidores, amigos, e resolveu disponibilizar um serviço focado em encomendas. E é claro, foi aprovada com uma nota alta e bastante elogiada pelos colegas na apresentação do projeto.

Fui falar novamente com a Renata, alguns meses depois, para saber do seu negócio e o que ela me contou foi impressionante:

  • parou de levar doces no trabalho e na escola, e hoje atende apenas encomendas para recepções, festas, reuniões;
  • desde que lançou o serviço de encomendas e com a divulgação constante, aumentou em 500% o número médio de entregas mês;
  • aumentou seu portfólio de ofertas, e hoje disponibiliza embalagens sofisticas que estão sendo utilizadas como presentes.

Um ponto de atenção: nem tente acessar o site da Pink Petit Pois, pois ele não existe e nem deve ser criado tão cedo. Para que investir recursos escassos em um site, se é possível localizá-la via Google nos outros canais digitais onde está presente?

Eu nunca tinha ouvido falar da Pink Petit Pois. Agora sou fã da empresa e como a Renata está conseguindo expandir seu negócio, com custos baixos de divulgação e ações de fidelização de clientes.

Quem disse que marketing digital e redes sociais não podem ser utilizados por pequenas empresas para a promoção de seus negócios?

Blog: pinkpetitpois.blogspot.com

Twitter: @PinkPetitPois (www.twitter.com)

Facebook: Pink Petit Pois (www.facebook.com)

Flickr: Pink Petit Pois (www.flickr.com)

Youtube: Pink Petit Pois (http://www.youtube.com/watch?v=A3T5vkJdti8)

E-mail: [email protected]

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot