X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Uma breve história dos numerais arábicos


Um viral do Facebook vem contando uma história falsa sobre a origem dos numerais arábicos, na qual cada figura contém o próprio número de cantos e ângulos – você pode ver a imagem aqui. Vamos aproveitar a oportunidade para relembrar a real história desta parte essencial da matemática.

Os designs que normalmente nos referimos a números arábicos hoje são na verdade derivados de matemática indiana entre o século II a.C. e o século III d.C. — esse foi o período em que estudiosos acreditam que o manuscrito Bakhshali, o mais antigo documento sobre matemática indiana, foi escrito.

Além da idade, o manuscrito é notório por expressar os primeiros exemplos de algarismos, assim como fundamentos do conceito zero. É também muito fácil ver similaridades entre o design antigo dos números (também conhecidos como numerais brahmi) e o os numerais arábicos modernos (também conhecidos como o sistema numérico hindu-arábico).

afcda vfJrY OWfM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot