X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Sobre as ciclovias em São Paulo, vamos desmistificar com dados o uso de bikes no Brasil?


Um pouco de pesquisa e estatística pode nos ajudar a discutir melhor sobre a implantação de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo, para não corrermos o risco de sermos “contra tudo isso que está aí”, ao mesmo tempo que exigimos dos governos o devido planejamento e manutenção dos espaços públicos.

Capa: Vida Simples Especial: De Bike é Mais Gostoso

Estamos no meio de uma discussão (muito importante, em minha opinião) sobre a implantação de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo. Eu, pessoalmente, gostaria que não houvessem ciclovias, prefiro que os espaços sejam compartilhados entre carros, bicicletas, motocicletas, ônibus, carroças etc; mas entendo que a segregação, às vezes, é necessária como medida de segurança e também para melhorar o tráfego das pessoas.

Mas entre a miríade de opiniões de todo tipo sobre as ciclofaixas em São Paulo, vemos muitas críticas desesperadas, vindas principalmente de gente que é “contra tudo isso que está aí” ou “contra o PT seja lá qual for o contexto”. A maior parte dessas críticas pode ser facilmente rebatida com um mínimo de estatística.

O governo vai deixar de arrecadar verba dos estacionamentos Zona Azul, pois as vagas vão dar lugar à ciclovia

Cada R$: 1 que é investido em reduzir a poluição rende R$: 8 em retorno ao Estado*, basicamente em economia de saúde pública por doenças respiratórias. Isso porque nem contamos nesta estatística o benefício secundário que o estado também tem ao reduzir o sedentarismo caso mais gente caminhe, pedale, use skate, patinete ou qualquer outro modo de locomoção com propulsão humana.

Eu citei o patinete no parágrafo anterior, para nós brasileiros isso pode parecer ridículo, mas em Nova York e em San Francisco é muito comum ver homens e mulheres se locomovendo em patinetes, e não estamos falando de hippies ou adolescentes, são pessoas em roupas formais de que trabalha em escritório, mulheres usando salto inclusive 🙂

Mulher andando de patinete por NYC, foto de Gary Hershorn

Um dia qualquer na Times Square, em Nova York, foto por Gary Hershorn.

Pouca gente usa bike, a maior parte das pessoas usa carro

Pouca gente usa bike, mas quem usa carro também não é maioria. 70% do espaço e dinheiro públicos são usados por 30% das pessoas, que usam carros particulares*. Se aceitamos que motoristas usem 70% do espaço público, por que os ciclistas não poderiam usar 5%?

E as pessoas pobres que moram na Zona Leste e usam o carro para vir trabalhar? Como ficam?

As pessoas que moram longe do trabalho e fazem longas viagens de carro não são o típico motorista brasileiro. A maioria das viagens de carro percorre uma distância de 6 km, a uma velocidade média de 12 km/h*. A título de curiosidade, eu pedalo 2 viagens diárias de 5 km cada uma, a 16 km/h em média, já contando o tempo parado em em semáforos.

Se menos gente (pobre ou rica) usar carro particular para viagens curtas, onde o carro não é o melhor modal de transporte, as pessoas que moram longe e precisam do carro ou ônibus serão beneficiadas por haver menos congestionamento, sejam essas pessoas pobres ou ricas.

Ir de bike para o trabalho é coisa de riquinho ecochato da Vila Madalena sommelier de ciclovia

Ir de bike p/ o trabalho não é coisa de rico. 93% dos ciclistas cotidianos (aqueles que usam bike como transporte) é das classes C-D-E*.

O trânsito em São Paulo já era horrível antes das ciclovias

A implantação de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo tem erros e acertos, é importante que usemos esta situação para aprender a conviver melhor. Os congestionamentos já existiam antes das ciclovias e ciclofaixas e vão continuar existindo após elas, a diferença é que, com melhor suporte à bicicleta no trânsito da cidade, mais gente vai ter a opção de não engrossar o congestionamento.

Não foram as ciclovias que geraram 600 km de congestionamento em São Paulo, não vamos nos esquecer disso.

* os dados estão na Revista Vida Simples Especial, capa vermelha, Editora Abril.

The post Sobre as ciclovias em São Paulo, vamos desmistificar com dados o uso de bikes no Brasil? appeared first on Marco Gomes.

cdd marcogomes i AMVnUPebqM ivWQzFcrvxs FzBnMynLo

cdd AMVnUPebqM

Via RSS de Marco Gomes

Leia em Marco Gomes

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot