X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Primeiro módulo a pousar em um cometa desperta após sete meses


Em novembro, a humanidade conseguiu uma grande proeza no espaço: pela primeira vez, pousamos em um cometa. A sonda Rosetta deixou a Terra há mais de dez anos rumo a um objeto irregular cuja órbita fica entre Marte e Júpiter. Ela liberou o módulo Philae, que conseguiu pousar com sucesso e perfurar o cometa, mas teve que entrar num estado de hibernação.

Não mais! Esta manhã, o Philae despertou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, de acordo com a ESA (Agência Espacial Europeia).

>>> A primeira vez que pousamos em um cometa, contada por imagens
>>> Novidades da Rosetta: o que ela encontrou e o que vem a seguir

O módulo teve que hibernar porque caiu na sombra de um penhasco, onde seus painéis solares não podiam obter energia o suficiente. “Nenhum contato seria possível, a menos que os painéis solares recebam luz o suficiente para gerar energia e acordá-lo”, explicou a ESA em novembro.

Agora, o cometa está mais perto do Sol. Os cientistas esperavam que o Philae começaria a receber mais luz solar, e foi isso o que aconteceu.

O módulo se comunicou por 85 segundos com a sonda Rosetta, que está orbitando o cometa. Foi o primeiro contato em sete meses.

No entanto, parece que o Philae esteve acordado, mesmo que brevemente, nesse meio tempo: “nós recebemos dados históricos; até então, o módulo não pôde nos contatar”, diz a ESA. Ele tem mais de 8.000 pacotes de dados guardados na memória; os cientistas estão esperando pelo próximo contato para baixá-los.

Wow @ESA_Rosetta! That’s a long time… time for me to get back to work! #Lifeonacomet

— Philae Lander (@Philae2014) June 14, 2015

Afinal, por que cientistas resolveram enviar um módulo para estudar um cometa? Há vários motivos. O Philae encontrou moléculas orgânicas no cometa, que podem servir como evidência de que os cometas trouxeram vida à Terra.

Ele também possui um instrumento para recolher dados sobre isótopos de hidrogênio, e assim determinar o quanto de água da Terra pode ter se originado de cometas.

Tudo isso tem como objetivo testar a panspermia, ou seja, a hipótese de que a vida – ou as suas partes essenciais – se originaram em outros lugares, viajando pelo espaço em cometas e asteroides que colidiram aqui.

Além disso, o Philae pode nos ajudar a entender a origem do nosso sistema solar. Antes de o Sol e os planetas se formarem, eles eram uma nuvem de gases e poeira. Os cometas preservam parte dessa nuvem, como se fossem uma cápsula do tempo. [ESA via io9]

Imagem por ESA

O post Primeiro módulo a pousar em um cometa desperta após sete meses apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

bae jqzrqRQPM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot