X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O supercomputador Watson, da IBM, está a caminho da nuvem


Por Paul Marks – New Scientist

O Watson, supercomputador da IBM vencedor do Jeopardy, pode virar um serviço baseado na nuvem onde as pessoas farão consultas acerca de diversos problemas, anunciou a empresa. “O Watson virará um conselheiro e um assistente para todos os tipos de tomadas de decisão profissionais, começando com a saúde e então indo além,” disse John Gordon, Gerente de Soluções de Marketing do Watson na IBM, em Nova Iorque.

O Watson é um supercomputador modular feito de pelo menos 90 servidores com 16000 GB de RAM, o que concede ao seu esperto software de aprendizado um latifúndio de memória para interpretar o significado de perguntas feitas a ele com linguagem natural. Como a New Scientist revelou mês passado, a habilidade do Watson de refinar e encontrar sentido em centenas de evidências, revisar papers de pesquisas sobre o câncer e diretrizes clínicas já se provou ser uma ajuda poderosa no diagnóstico para oncologistas — em testes, pelo menos.

Além de melhorar as capacidades de aprendizado do Watson para aumentar a gama de opções que o sistema dá aos médicos (incluindo nuances dessas para atender as preferências dos pacientes, como escolher uma quimioterapia que não cause queda capilar, por exemplo), a corrida agora na IBM é para estender a disponibilidade do sistema.

“Queremos uma exposição maior para o Watson. Queremos que médicos de todo o planeta possam usá-lo,” diz Gordon. “E agora estamos buscando por formas de distribuir o Watson como um serviço para assegurar que ele será algo bastante acessível e que dispensará um nível significativo de investimentos em tecnologia por parte do usuário.”

“Esperamos expandir o foco do Watson distribuindo-o como um serviço baseado na nuvem. Temos um número de outras áreas de aplicação sendo avaliadas.”

Quaisquer que sejam essas aplicações que a IBM decida por usar, com a nuvem já tornando o espaço em computadores disponível para nós de maneira similar à eletricidade ou água, será fascinante ver se a inteligência artificial será a próxima commodity a chegar até nós.

Imagem por IBM/AP/Press Association Images

thumbx newscA New Scientist mostra, explora e interpreta os resultados dos esforços humanos no contexto social e cultural, proporcionando uma cobertura compreensiva das notícias de ciência e tecnologia.

di
aysqrV gbQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot