X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nokia confirma que voltará ao mercado de celulares, mas só em 2016


Em abril, correram boatos de que a Nokia voltaria ao mercado de celulares. Esta semana, em uma entrevista à revista alemã Manager Magazin, o CEO Rajeev Suri confirmou isto, dizendo que “nós vamos procurar parceiros adequados”. Afinal, a Nokia não vai fabricar aparelhos de novo.

Suri diz à revista: “a Microsoft fabrica celulares; nós só iríamos projetá-los e oferecer o nome da marca sob licenciamento”.

É basicamente a mesma situação do tablet N1: a Nokia criou o design, mas fez um acordo para que a Foxconn cuide de tudo, indo da fabricação à venda e atendimento ao cliente, e passando por propriedade intelectual e licenciamento de software.

A Nokia não pode produzir celulares porque vendeu suas fábricas para a Microsoft. E ela terá que esperar até o terceiro trimestre de 2016 se quiser licenciar sua marca para uma empresa de celulares.

Mas espere: a Nokia não havia negado oficialmente esse retorno aos celulares? Bem, na verdade não. Confira na linha do tempo:

– 20 de abril: duas fontes dizem ao Re/code que a finlandesa planeja retornar aos celulares no início de 2016, mas não pretende fabricá-los.

– 23 de abril: o site chinês SCDaily.cn diz que, segundo o presidente da Nokia China, Mike Wang, a empresa vai voltar ao mercado de celulares com um smartphone Android.

A Nokia vai abrir um centro de pesquisa e desenvolvimento em Sichuan, onde há várias indústrias de celular. Isso deu a impressão de que a empresa iria fabricar celulares.

– 26 de abril: a Nokia publica um comunicado dizendo que “relatos alegando a intenção de fabricar celulares em um laboratório de P&D na China” são falsos, e incluem comentários “incorretamente atribuídos” a um executivo da Nokia Networks.

A empresa ainda disse que “atualmente não tem planos de fabricar nem vender celulares”. Só que, como o CEO Rajeev Suri explica, a Nokia realmente não vai produzir nem comercializar celulares: ela deixará isso nas mãos de um parceiro. Seu trabalho será exclusivamente no design e licenciamento.

Mesmo assim, não espere que a Nokia volte a se dedicar aos celulares, algo que lhe rendeu bilhões em prejuízo. Hoje, ela trabalha com infraestrutura, e é responsável por instalar redes celulares em 120 países. Em abril, ela anunciou a compra da Alcatel-Lucent no valor de US$ 16,6 bilhões; a empresa instala redes de telefonia fixa e celular ao redor do mundo.

Para se dedicar a essa atividade, a Nokia também planeja vender a divisão HERE de mapas. Rumores dizem que um grupo de montadoras alemãs – incluindo BMW, Audi e Daimler – querem comprá-la, mas Suri sugere que elas não têm preferência. Ele diz à Manager Magazin: “qualquer um que puder melhorar esse negócio no longo prazo é um bom comprador”. [Manager Magazin via Reuters]

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

O post Nokia confirma que voltará ao mercado de celulares, mas só em 2016 apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

da tdg ZmRPErc

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot