X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Mulher, casa e trabalho


http://br.freepik.com/

* Por Heloisa Motoki

É fato que há cada vez mais mulheres empreendendo no Brasil. Há cinco anos, quando a Rede Mulher Empreendedora começou, quase não se ouvia falar sobre empreendedorismo feminino. Embora isso pareça ter começado agora, o fato é que nós mulheres sempre empreendemos. Ser mulher, mãe, empresária, cuidar da casa, dos filhos e da carreira dá trabalho e não há fórmulas mágicas, é preciso planejar e organizar.

Minha mãe sempre trabalhou “por conta”, era autônoma com múltiplas funções: cabeleireira, costureira, fazia crochê, tricô e sempre teve que conciliar o trabalho com a casa. Ela optou por costurar em casa para conseguir dar conta da casa e dos filhos. Era outra época, mas o dilema ainda é o mesmo.

Quando se tem uma empresa e se propõe a conciliar esta tarefa com filhos, pode ser um pouco mais complicado. Nada é planejado, bem ao estilo da Lei de Murphy, mas sua empresa não pode parar.

Nessas horas em que nossa vontade é sentar e chorar, temos que ser fortes, parar, pensar e tomar decisões: ser empreendedora é lidar o tempo todo com esses imprevistos e nosso desafio é tentar buscar o equilíbrio, saber delegar, buscar apoio e tentar se antecipar.

Como contadora, trabalho o tempo todo correndo atrás do tempo, torná-lo o mais produtivo possível. Quem trabalha na área ou empreende sabe um pouco da rotina: burocracias, obrigações acessórias, prazos curtos, mudanças de lei etc. para conseguir dar conta é preciso planejar e estar preparada sempre para os imprevistos. Abaixo, atitudes simples que me ajudam a lidar com estas situações e gerenciar melhor meu tempo:

  • Crianças: No escritório tenho materiais para crianças: lápis de cor, desenhos, brinquedinhos. Parece uma bobagem, mas dá uma grande ajuda quando recebo visitas do meu filho de cinco anos ou visitas de clientes com filhos, pois é bem comum que mães empreendedoras levem as crianças ao escritório;
  • Agenda: Tenho uma agenda anual com todas as atividades e vou organizando mensalmente as atividades gerais/rotineiras, ajustando sábados, domingos e feriados e as atividades semanais (uso uma agenda Online que consigo acessar em qualquer lugar e é sincronizada com o meu smartphone). Ao anotar os dados na agenda utilizo também siglas para facilitar a busca, por exemplo, todas as reuniões marco como AGENDA, atividades do dia a dia separo por siglas (TRB – Trabalhista/Recursos Humanos, FIS – Fiscal, CTB – Contábil etc.), também uso cores (vermelho são as urgentes). Tudo precisa ser fácil de ser visualizado, para sem pensar muito eu já sabia do que se trata;
  • Há tarefas que devem ser dívidas: As atividades da casa e com os filhos não são uma responsabilidade e exclusividade minha, elas são divididas com o meu marido. Nos cafés da RME sempre destacamos que é essencial a ajuda do(a) companheiro(a). Além disso tenho um grande apoio da dinda (minha cunhada) e da avó (de coração), que me socorrem com as crianças sempre que preciso. Elas são verdadeiros anjos da guarda!
  • Há tarefas que devem ser delegadas: Nas atividades de casa também tenho outros apoios, como faxineira a cada quinze dias, lavanderia etc. Educadores financeiros em geral orientam a tratar isso diretamente como dinheiro, mas aprendi que tenho que olhar por outro ângulo: qual o custo da minha hora? Quanto me custa fazer essa atividade? Quanto eu ganharia se me dedicasse ao meu negócio e à minha família?
  • Valorize parceiros e colaboradores: Para o negócio crescer é preciso saber trabalhar em equipe, valorizar parceiros e colaboradores. O seu negócio deve ser estruturado para conseguir andar sem você e o ideal é que seu tempo como empreendedora seja dedicado em atividades estratégicas, mas para isso é preciso se cercar de pessoas que compartilhem da mesma visão, tenham o mesmo conceito de ética e valores e complementem habilidades que você não tem.

Conciliar todas essas atividades não é uma tarefa fácil, porque exigem disciplina e dedicação. Não exija a perfeição em tudo, como diz Sheryl Sandberg, no livro Faça Acontecer: “Feito é melhor que perfeito. (…) Mirar a perfeição causa frustração, no melhor [cenário], e paralisa, no pior”.


heloisa motoki rede mulher empreendedoraHeloisa Motoki é diretora administrativa e financeira da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil e consultora especial do site Fórum Contábeis. Participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 18 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.

 

O post Mulher, casa e trabalho apareceu primeiro em Startupi.

eYsOV pSk

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot