X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Estamos preparados para o consumidor do futuro?


Vem aí no ponto de vendas físico ou online o Super Consumidor ou o SuperSumer. É um consumidor bem diferente do que vemos hoje. Ele está conectado 24 horas por dia e quer atendimento a qualquer hora e em qualquer lugar. Uma evolução natural do Prosumer – consumidor e produtor de conteúdo que tem em suas mãos a força da internet para publicar conteúdos e não depende mais dos grandes veículos de comunicação para colocar a boca no trombone.

Ele usará dispositivos como o Google Glass e outros que nem sabemos e que nem foram inventados ainda. Mas como se preparar para algo tão desconhecido e inesperado? Não dá pra saber ao certo, mas algumas coisas já podemos inferir. A primeira delas é que os SACs tradicionais já não atendem mais as demandas do consumidor conectado.

Se antes tínhamos que ir até nossa casa ligar o computador e mandar um e-mail com a reclamação e esperar talvez 48 horas por uma resposta muitas vezes padronizada e que não atenderia nossa necessidade, agora estamos conectados com nossos gadgets o tempo todo e não esperamos mais para entrar em contato com o SAC, na verdade às vezes nem entramos mais em contato e apenas reclamamos nas redes sociais. Esperamos assim que a marca esteja monitorando nossa reclamação e resolva o quanto antes nosso problema.

E vem daí a segunda dedução: monitorar o que os clientes estão falando passou de possibilidade para necessidade. E integrar as reclamações dos clientes com os sistemas de informação de marketing e BI (Business Inteligence) passou a ser vital. Se em algumas empresas marketing e atendimento ficam em departamentos distintos, agora uma união destas pontas irá gerar ainda mais inteligência de mercado ao negócio.

Dei uma palestra recentemente sobre o tema:

Virando o jogo nos SACs

E a última coisa que podemos inferir é: por que não usamos a mesma tecnologia dos clientes nos SACs? Localização por GPS, vídeos chamadas e uso de dispositivos móveis podem dar um ganho incrível nessa batalha do consumidor plugado com empresas que ainda teimam em ser analógicas. E se você acha isso impossível, acompanhe o vídeo abaixo:

O vídeo está em inglês mas basicamente uma consumidora recebe a câmera quebrada, entra em contato com o SAC que já identifica o defeito e fala que irá trocar o produto, porém como a cliente precisa do produto o quanto antes a equipe localiza uma loja que tem a câmera nas imediações da casa da cliente. Pode parecer tudo muito utópico para a realidade brasileira, mas sinto que precisamos pelo menos discutir estas novas relações você não acha?

Armindo Ferreira é consultor de marketing e criador do SMSP e Comunicavale.

O post Estamos preparados para o consumidor do futuro? apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot