X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Especialista dá dicas de como separar o dinheiro pessoal do da empresa


A maioria dos micro e pequenos empreendedores acaba sendo responsável por gerir a própria empresa. Na hora de definir o próprio salário, muitos empresários acabam cometendo o erro de misturar o dinheiro da empresa com o pessoal, comprometendo todo o controle financeiro.  Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul – empresa brasileira que oferece sistema de gestão online para micro e pequenas empresas – conta como manter as finanças em ordem e as contas separadas.

Separe as contas desde o início. Quando a empresa está começando, muito empreendedores não se preocupam em separar o dinheiro pessoal, pois acreditam que todo o seu dinheiro já está indo para a empresa. Se começar a misturar as despesas, em pouco tempo não saberá o quanto a empresa gastou e quanto lucrou e, por consequência, não vai conseguir fazer um bom planejamento financeiro.

Defina um salário para o proprietário. Uma coisa é o dinheiro da empresa, que deve ser ganho e gasto por ela. Outra coisa é o dinheiro do empreendedor, que deve ser estipulado previamente e ficar registrado nas contas a pagar, como de qualquer outro funcionário. Também é importante definir uma data fixa para este pagamento.

Tenha uma reserva para emergências. O planejamento financeiro adequado para uma empresa, de qualquer porte, sempre deve ter uma reserva para emergências. Esse dinheiro deve ser usado apenas para resolver problemas dentro da empresa.

Devolva o que tirar. Caso precise usar o dinheiro da reserva para uma emergência pessoal é preciso agir como se estivesse pegando dinheiro emprestado, fazer o registro da saída desse valor e o planejamento de como ele retornará. Se organizar para fazer o pagamento total dentro do prazo previsto é fundamental.

Mantenha o fluxo de caixa atualizado. Sem o controle sobre os valores retirados e recebidos o empreendedor acaba se perdendo facilmente nos cálculos, o que pode trazer enormes problemas e até a falência da empresa. Estar sempre atento ao fluxo de caixa ajuda a identificar e resolver os problemas mais cedo.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot