X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Dicas para elaborar um eficiente planejamento estratégico


Parto do princípio de que todo pla­nejamento é estratégico e normalmente só penso em fazê-lo se realmente hou­ver a intenção da implantação. Planejar é, ao pé da letra, pensar antes de fazer algo, avaliar cenários, circunstâncias, prós e contras, ambientes internos e externos, entre outras tantas variáveis.

Para ser objetivo ao título, vamos às dicas:

1. Criar um tipo de microplaneja­mento. Costumo fazer isso de maneira muito rápida e objetiva, a fim de econo­mizar tempo e minimizar envolvimen­tos desnecessários. O velho 5W2H é um ótimo caminho.

What = O quê. Definição do pro­jeto e das tarefas a se realizar. Who = Quem. Responsáveis por cada tarefa dentro do projeto. When = Quando. Prazos e projeções de tempo para cada tarefa. Where = Onde. Locais de atu­ação de cada responsável pelas tarefas dentro do projeto. Why = Por quê. De­safios e problemas detectados que vali­dem a necessidade do projeto e de suas tarefas. How = Como. Habilidades e equipes envolvidas sob a liderança dos responsáveis por cada tarefa dentro do projeto. How Much = Quanto. Valor dos investimentos necessários para a condução de cada tarefa dentro do pro­jeto.

2. Avaliado a primeira possibilidade e com as respostas previamente dire­cionadas, é imprescindível se fixar no who. Quem irá realmente tocar para frente este plano, quais as competên­cias, suas características de liderança e principalmente resiliência e persistên­cia para que possa controlar pessoas x aptidões x desafios x prazos. Definir este pivô pode, desde o início, definir a possibilidade diante do risco que é inerente a qualquer execução.

3. Definido quem irá executar, é muito importante pesquisar, buscar experiências vivenciadas, benchmark, cases de sucesso e insucesso, barreiras enfrentadas e começar o quanto antes a simular acontecimentos possíveis, possibilitando a criação de um plano de contingências.

4. Estabelecer com muito cuidado um ou dois advogados do diabo, pro­fissional de bom senso, capacitado para questionar, com total independência, os pontos fracos do plano, possíveis acontecimentos ou reações na implan­tação.

5. Formatar um cronograma de tempo, custos e acontecimentos, com­partilhado com todos os líderes que estarão envolvidos no projeto.

6. Após o início, estabelecer um au­ditor do projeto, alguém com visão ca­paz e suficiente para informar ao gestor e grupo a rota, prazos e percepções.

7. Estabelecer um modelo de ava­liação de resultados quanto à execução do planejamento, resultados e aconteci­mentos. Esta é a única e melhor forma de evolução dos profissionais envolvi­dos e a empresa contratada.

Bem, estas sete dicas acredito que são orientadoras no processo de cons­trução e definição de um bom planeja­mento que pode ser aplicado a diversos segmentos.

Procurei não entrar em nenhum ponto técnico, pois as variáveis se­riam enormes e poderiam prejudicar a orientação em algum segmento especí­fico. Por último, quero deixar claro que resultados dependem de 10% de inspi­ração e 90% de transpiração. Somente a atitude real irá construir e somente os erros levarão aos aprendizados capazes de gerar acertos.

E então, mãos à obra?

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot