X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Deputados querem que todo celular no Brasil funcione com um carregador padrão


Em 2009, dez fabricantes de celular se uniram para adotar o microUSB como padrão de carregamento na União Europeia. Isso teve um impacto no mundo inteiro: é por isso que você pode carregar diversos smartphones ou tablets com o mesmo cabo. Agora, seis anos depois, dois projetos no Congresso querem que isso vire lei no Brasil.

>>> É correto usar o mesmo carregador para vários dispositivos?

Segundo o blog do Fernando Rodrigues, o projeto de lei 32/2015 exige que todo celular tenha um “padrão único de interface para carregadores”, sem dizer qual.

O projeto quer acrescentar três artigos à lei que regulamenta serviços de telecomunicações no Brasil:

  • a Anatel vai escolher qual será o padrão único para os celulares;
  • celulares só poderão ser fabricados e vendidos no Brasil com esse padrão;
  • se alguém fabricar ou vender celulares com outro padrão, a multa será de até um milhão de reais.

Vale lembrar que isso não é lei, é um projeto de lei: ainda precisa ser aprovado por comissões da Câmara dos Deputados, pelo Senado e pela presidente. Por isso, o projeto precisa de uma justificativa, resumida no trecho a seguir:

… o preço dos equipamentos também acabará por diminuir, uma vez que os terminais terão interfaces padronizadas, que serão produzidas em larga escala. Da mesma forma, o preço dos carregadores também diminuirá e os usuários poderão adquiri-los de qualquer fornecedor, incentivando uma saudável concorrência.

Esses são argumentos que talvez fizessem sentido há seis anos. Você realmente acha que o preço dos carregadores vai diminuir, agora que quase todos usam o microUSB?

E eles nem mencionaram o impacto ecológico, um dos principais argumentos na União Europeia: você não terá que jogar fora carregadores velhos e incompatíveis com gadgets novos.

Qual padrão?

Este é um projeto curioso, por dois motivos. Primeiro, quer cimentar em lei o que já é uma realidade para a maioria dos dispositivos. A única empresa que realmente se recusa a adotar o microUSB é a Apple, que vende adaptadores para tanto.

Em segundo lugar, a lei chega em um momento no qual estamos transitando do microUSB para o promissor USB Type-C, que é reversível e permite oferecer até 100 W de energia – além de permitir transferências de dados mais rápidas.

df SlBfiPiTKB

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot