X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Creative Space é o novo hub da economia criativa digital em SJC


parquetecnologicovisaoaera

* Por Armindo Ferreira

São José dos Campos (SP) fica a cerca de 100 km da capital de São Paulo e é um grande polo de fomento ao empreendedorismo focado principalmente em tecnologia e no setor aeroespacial. A cidade tem cerca de 350 mil habitantes e a atividade econômica principal é a industrial.

A cidade abriga grandes centros de pesquisa e instituições reconhecidas nacionalmente pela sua excelência em pesquisa e inovação. É o caso do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica; e do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Grandes multinacionais tem unidade na cidade como a Johnson & Johnson e a globalizada Embraer que teve sua fundação e desenvolvimento na cidade.

Mas o celeiro das inovações e startups está mesmo no Parque Tecnológico da cidade, que busca reunir os setores público, privado e instituições de ensino e pesquisa em um único lugar. Recentemente foi inaugurado o segundo centro empresarial com espaço para que empresas com base tecnológica possam se instalar no ambiente.

CECOMPI – Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista.

E é dentro do Parque Tecnológico que fica o CECOMPI: organização de direito privado sem fins lucrativos cuja missão visa promover a competitividade dos clusters econômicos através da promoção da sinergia entre organizações de ensino e pesquisa, empresas e poder público.

parque-tecnologico-sjc

Parque Tecnológico de São José dos Campos

A entidade gerencia dois arranjos produtivos locais, um voltado para o setor aeroespacial e que conta hoje com mais de cem empresas. Já outro é focado nos empresários de TIC da região e conta com mais de 60 empresas – o grupo tem se estabelecido como pioneiro na busca de soluções para programas de cidades inteligentes e já negocia com diversos players soluções de forma integrada.

Há também o Escritório de Negócios que oferece ao ecossistema empreendedor do Parque Tecnológico dezenas de soluções de treinamento, consultoria, certificações e prestação de serviços.

O CECOMPI também é encarregado de gerenciar o Programa de Incubadoras de São José do Campos, formado por 4 centros: Incubaero (como foco em startups do setor aeronáutico), Incubadora REVAP (com foco em startups com soluções para o setor energético), Incubadora Univap (localizada dentro de uma das principais universidades da cidade), e a Incubadora do CECOMPI (focada em projetos variados de base tecnológica).

Há ainda o CDM – Centro de Design e Manufatura que conta com suporte para criação de protótipos e material de teste. A sala dispõe de variados modelos de impressoras 3D, scanner 3D móvel, torno CNC e diversas ferramentas de prototipagem. Também existe espaço de co-working para projetos de desenvolvimento de aplicativos, salas de testes críticos de software e salas de treinamento e reunião.

Creative Space – Fomento ao empreendedor da economia criativa digital

creative-space

Recentemente se instalou no espaço de incubadoras do CECOMPI o Creative Space São José dos Campos, um HUB para fomentar e acelerar projetos inovadores na área de produção de conteúdo digital.

O espaço pode abrigar até 10 projetos vão receber mentoria e apoio para desenvolvimento da empresa, além de suporte para atração de investidores. São buscados projetos com novos modelos de negócio para o setor da comunicação e propostas para criação de conteúdo digital para a internet tais como blogs, canais no Youtube e outros formatos. O processo de aceleração dura três meses com a possibilidade de ser expandido por mais três. Para participar do processo de seleção não é preciso pagar e há um plantão de atendimento presencial toda terça e quinta-feira no período da tarde para tirar dúvidas dos empreendedores que queiram apresentar um projeto.

Um acompanhamento às startups nos diversos estágios

Com a estrutura oferecida o futuro empreendedor pode começar no coworking, ir para o programa de incubadoras, ao ser graduada pode se instalar no Centro Empresarial do Parque Tecnológico e enfim sair com deste ambiente com uma empresa sólida construída.

São várias as possibilidades de apoio, seja num atendimento presencial ou nos diversos editais lançados todos os anos. Há, é claro, diversos desafios na busca pela sinergia entre todos os atores envolvidos neste tipo de operação, mas podemos dizer que a cidade tem feito sua lição de casa para apoiar negócios inovadores com base tecnológica. Assim o Vale do Paraíba busca ser reconhecido no campo do empreendedorismo como o outro Vale (aquele…  do Silício!).

 


armindo-ferreira

Armindo Ferreira tem mais de 13 anos na área de comunicação, marketing e jornalismo.  Atua com empresas de diversos portes como consultor. É diretor de marketing da Cruz e Ferreira, professor para alunos de graduação, pós e MBA. Criador do evento Diálogos Digitais/SMSP, sócio-diretor da Postei! e do Creative Space SJC. Autor do blogdoarmindo.com.br.

O post Creative Space é o novo hub da economia criativa digital em SJC apareceu primeiro em Startupi.

de wPWNecMQM

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot