X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas descobrem os genes que permitem criar frutas gigantescas


tomate-caqui é um gigante natural entre os tomates, cultivado nos EUA, que chega a pesar até 1 kg. Sabendo disso, cientistas identificaram os genes que dão este tamanho ao tomate-caqui, e este pode ser o caminho para aumentar o tamanho de outros frutos e frutas.

Primeiramente, sim, tomates são tecnicamente um fruto. Para a botânica, fruto é tudo o que nasce do ovário das plantas, que guarda a semente ou as sementes.

O tomate selvagem na verdade era pequeno, mas no decorrer de centenas de anos, fazendeiros selecionaram mutações de forma gradual para torná-los cada vez maiores — até chegarmos ao tomate-caqui.

Em um estudo publicado pela Nature Genetics, cientistas identificaram que o tamanho dos tomates está relacionado a uma série de genes que comandam as células-tronco na ponta da planta – esta parte é chamada de meristema. Quanto maior o meristema, maior será o tamanho do tomate. Normalmente, dois genes balanceiam o crescimento do meristema: o WUSCHEL faz ele crescer e o CLAVATA estabiliza este crescimento.

Em tomates maiores, esse equilíbrio se perde porque o tomate não tem o gene de uma enzima, que adiciona uma molécula de açúcar chamada arabinose. Este açúcar é importante porque o CLAVATA precisa de uma cadeia de três moléculas de arabinose para funcionar adequadamente. Sem ela, o WUSCHEL trabalha ainda mais, fazendo o meristema crescer e, consequentemente, aumentando o tamanho do tomate.

Um sistema similar existe na maioria das plantas. Os geneticistas deste estudo usam uma técnica para editar genomas chamada CRISPR/Cas, que suprime os genes estudados; e o CRISPR/Cas pode ser usado em praticamente qualquer outro fruto, o que pode significar que teremos mais frutos gigantes no futuro. [Nature Genetics via Science]

Foto por Luiz Fernando Reis/Flickr

O post Cientistas descobrem os genes que permitem criar frutas gigantescas apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

eafcaf TIh podJE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot