X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Brasileiros são otimistas em relação à inovação, mas cautelosos com tecnologia


Um estudo encomendado pela Intel à Penn Schoen Berland levantou dados sobre a percepção e a expectativa das pessoas com relação ao impacto da tecnologia e da inova­ção em suas vidas. Intitulada “Intel Global Innovation Barometer”, a pesquisa ouviu 12 mil pessoas em oito países, entre eles o Bra­sil. O estudo mostrou que os brasileiros são grandes entusiastas da inovação, mas, ao mesmo tempo, acreditam que a sociedade se tornou muito dependente da tecnologia e que as informações pessoais deveriam ser preservadas.

“Os brasileiros apresentam um perfil bastante atípico, de otimismo cauteloso. Entre os países emergentes, o Brasil é o que apresenta um perfil mais parecido com o que encontramos em mercados já desen­volvidos”, comentou Fernando Martins, Pre­sidente da Intel Brasil. “De uma forma geral, o brasileiro acredita no poder da tecnologia em gerar um impacto positivo em sua vida e na sociedade, mas também tem algumas ressalvas quanto a algumas questões como, por exemplo, o uso de informações pesso­ais por corporações ou serviços.”

Na comparação global, fica claro como os brasileiros são apaixonados pela tecno­logia. Nove em cada 10 brasileiros acredi­tam que a tecnologia torna sua vida mais fácil e que a inovação tecnológica tem um efeito positivo na sociedade (95%, contra 84% da média global). Os brasileiros tam­bém estão muito otimistas com o futuro da indústria local de tecnologia (92%, contra 69% na média global) e um em cada três brasileiros acreditam que o Brasil está no caminho certo para se tornar um líder glo­bal em inovação.

Embora o otimismo do Brasil esteja mais alinhado com os mercados emergen­tes, o País também apresenta uma caracte­rística em comum com as economias mais desenvolvidas – em especial a desconfian­ça em compartilhar informações pessoais para ajudar a criar tecnologias inovadoras. Por exemplo, 51% dos brasileiros disseram não se sentir confortáveis em deixar empre­sas acessarem informações bancárias para criarem tecnologias e serviços inovadores, contra 39% na China, 21% na Índia e 28% na Indonésia; 70% dos brasileiros também acreditam que a sociedade atual é demasia­damente dependente da tecnologia.

A educação (70%) e a saúde (56%) con­centram as maiores expectativas por inova­ção por parte dos brasileiros. A ideia de que a tecnologia pode melhorar a qualidade da educação é universal no País, com 96% de respostas positivas. No que tange a saúde, os brasileiros são a favor da ideia de compar­tilhar informações sobre sua saúde de forma anônima em troca de custos reduzidos para os tratamentos e remédios.

O brasileiro vê a tecnologia como um aliado, e não como uma ameaça. Enquan­to três em cada quatro pessoas nos países emergentes estão receosas que suas po­sições de trabalho possam ser eliminadas pela tecnologia na próxima década, no Bra­sil apenas 48% têm a mesma preocupação. “Os brasileiros veem a tecnologia como ferramenta de produtividade – ela está lá não para substituí-los, mas para fazê-los tra­balhar de forma mais eficiente e produtiva”, comentou Fernando Martins.

Também são grandes as expectativas de que a tecnologia possa melhorar a vida nas grandes cidades – 73% dos brasileiros acreditam que as cidades deveriam inves­tir em novas soluções tecnológicas para os problemas enfrentados pelas grandes cidades, coletando dados de forma anô­nima para melhorar a gestão dos serviços públicos. As expectativas dos brasileiros são em relação à inovação urbana e estão concentradas em agilizar o deslocamento (51%), reduzir o tráfego (48%) e melhorar o meio ambiente (42%).

Para mais informações sobre o Innova­tion Barometer, visite:

www.intel.com/newsroom/innovation

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot