X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Após dois anos, bebê “curado” do HIV volta a ter níveis detectáveis do vírus


O “Bebê do Mississípi”, nascido com HIV e tratado com medicamentos antirretrovirais logo após o nascimento, não mostrou evidências de HIV após dois anos sem tratamento. Agora, a criança tem níveis detectáveis do vírus novamente. É uma conclusão triste para o que parecia uma forma extremamente promissora de tratamento desta terrível doença.

O National Institute of Health diz que a criança, nascida em 2010 para uma mãe HIV-positiva, passou a receber um coquetel de três medicamentos antirretrovirais apenas 30 horas após o seu nascimento. Era um método incomum, e após 23 meses as amostras de sangue do bebê não indicavam níveis detectáveis de HIV, nem os anticorpos do sistema imunológico que indicavam a infecção ativa. A criança permaneceu livre de HIV por mais de dois anos, um período de tempo nunca antes atingido.

No entanto, durante um exame de rotina neste mês, a criança, agora com cerca de quatro anos de idade, foi testada positivamente para o HIV. Testes genéticos mostraram que é a mesma estirpe de vírus encontrada na mãe. A criança foi imediatamente colocada em terapia antirretroviral e está tolerando o tratamento sem efeitos colaterais.

Essa não é a primeira vez que um paciente é temporariamente “curado” do HIV e após um tempo o vírus volta a aparecer. Dois pacientes com o vírus que receberam transplantes de medula óssea não mostraram níveis mensuráveis de vírus por vários meses, embora em ambos o caso a doença acabou retornando.

Em todos os casos, é uma sucessão trágica de eventos para os pacientes e suas famílias. Mas mesmo que a técnica não signifique uma cura permanente, o fato de ter mantido o bebê tanto tempo sem o vírus é bastante promissor para pesquisas no futuro. “A ausência prolongada do vírus, na falta de respostas imunológicas específicas ao HIV, sugere que a terapia tendo sido iniciada tão cedo não apenas manteve a criança clinicamente bem, como também restringiu o número de células que abrigam a infecção pelo HIV”, explicou Katherine Luzuriaga, professora de medicina molecular, pediatria e medicina da Universidade Médica de Massachusetts, ao NIH.

O bebê em questão pode não ter sido curado, mas qualquer processo que permita que uma criança passe dois anos sem infecção mensurável certamente é promissor para o futuro do tratamento do HIV. [NIH via The Verge]

O post Após dois anos, bebê “curado” do HIV volta a ter níveis detectáveis do vírus apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cce NdLzBRNA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot