X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A simulação de computador que quase iniciou a Terceira Guerra Mundial


Lembra-se do filme Jogos de Guerra de 1983? O filme é sobre um “jogo” de computador cujo potencial pode iniciar uma guerra termonuclear. E, estranhamente, esse cenário é mais real do que parece. Em 1979, programadores do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) quase iniciaram a Terceira Guerra Mundial, quando eles acidentalmente rodaram um programa que simulava um ataque soviético.

Nas primeiras horas da manhã de 9 de novembro de 1979, Zbigniew Brzezinski, o conselheiro da segurança nacional do presidente Jimmy Carter, foi acordado por uma ligação terrível. De acordo com o NORAD, a União Soviética havia acabado de lançar 250 mísseis cujo destino final seria o solo americano. Brzezinski recebeu outra ligação pouco tempo depois da primeira, e nela o NORAD reportava que não eram 250 mísseis, mas 2.200. Este foi o momento que todo americano que viveu durante a Guerra Fria temia. E os oficiais não planejavam avisar o público.

Brzezinski nem mesmo acordou a própria esposa. O conselheiro assumiu que ele e todos aqueles que ele conhecia estariam mortos em breve, então ele não viu motivos para acordá-la. Dá para imaginar o sombrio mundo pós-apocalíptico na mente dele enquanto o oficial pensava nos próximos passos que deveria dar.

“Eu sabia que se aquilo fosse verdade, então, dentro de meia hora, eu, e todos os meus entes queridos, e Washington, e a maior parte da América deixaríamos de existir. Queria me certificar que teríamos companhia”, disse Brzezinski a um biógrafo em 2011.

Brzezinski queria ter certeza de que, caso o ataque fosse real, a União Soviética não seria nada mais que um buraco na Terra. Se nós cairmos, nossos adversários comunistas cairão juntos.

fbfb siiNtTnUM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot