X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A Sereia, O Jornalista e o Internauta


No último feriadão nos Estados Unidos, mais de 3.6 milhões de pessoas assistiram ao documentário “Mermaids: The New Evidence”, no Animal Planet. O programa mostrava nova evidência sobre a existência de, bem, Sereias!

Quando muita gente se tocou na natureza fictícia da descoberta, um surto de ódio contra o canal começou na internet. Gente reclamando de ter sido enganada, ludibriada e que perdeu seu tempo assistindo ao mocumentário (documentário de mentira) começou a atacar o canal. Perante a situação, claro, a imprensa aproveitou o ensejo para “desmascarar” o programa, exibir inúmeros tweets e posts do Facebook, e uma declaração do NOAA (Departamento de Pesquisa Oceanógrafa) sobre a inexistência de conexão entre a entidade e o conteúdo. Pronto: criou-se uma polêmica sobre SEREIAS!

Pensando de forma analítica, se uma entidade governamental, ou turistas malucos, tivessem encontrado evidência sobre a existência de Sereias, a notícia teria explodido no YouTube e na grande imprensa muito antes de um documentário no Animal Planet, certo? Entretanto, a falta de perspectiva é a maior responsável por essa polêmica. Essa NÃO foi a primeira vez que o assunto foi apresentado dessa forma.

Mermaids

Mermaid

Em 2012, o canal exibiu o mocumentário “Mermaids: The Body Found”, que segue os mesmos moldes, feito pela mesma equipe e estrelado pelos mesmos “cientistas”. Assisti a esse programa na estreia e, por conta da ótima edição e direção, acreditei ser algo verídico até o primeiro efeito especial meio tosco aparecer. Comecei a rir. Ponto para eles. A partir daí ficou divertido e curti a ideia. Mas não parava de pensar em “The Last Broadcast”, o mocumentário que transformou “A Bruxa de Blair” em fenômeno. Foi até exibido na GNT, no Brasil, como algo sério.

Foi uma bela mistura de ficcional, mitológico e narrativa moderna

O entretenimento tem a obrigação de encontrar novos formatos e, sinceramente, essa dobradinha sobre as sereias é uma ideia interessante. Entretanto fico perplexo ao notar que a continuação de um mocumentário tenha gerado tanta algazarra online. Sem vincular o programa ao antecessor, o canal deu a impressão geral de que o “truque” é novo. Bem, não é. E, pelo aspecto das mídias sociais, o marketing do canal acertou em cheio, pois atraiu atenção de público e imprensa, tem gerado bastante conversa entre amigos e nos talk shows das rádios, e vai garantir uma sobrevida interessante às reprises.

Mermaid

Vale ressaltar a qualidade dos programas. Lembro de uma entrevista com um dos criadores dos efeitos especiais de “Tron”, há pelo menos uns 14 anos, quando ele disse que o futuro dos efeitos especiais era desaparecer; chegaríamos ao ápice da arte quando recriarmos qualquer coisa e enganarmos todo mundo. Bem, se ainda não estamos lá, falta muito pouco. Os dois “Mermaids” não são exímios nos efeitos na hora da revelação, mas a mistura com a câmera amadora, a tela chuviscada e os movimentos bruscos, conferem aos programas um quê de realidade. Acima de tudo, o espectador é convencido pela narrativa, pelas entrevistas, pelas projeções científicas da evolução das sereias.

Mermaids

Aliado a isso está o desejo da descoberta. Não é todo dia que um ser mítico ganha vida e, pasmem, pode estar nadando em nossos mares nesse exato instante. Foi uma bela mistura de ficcional, mitológico e narrativa moderna.

O entretenimento tem a obrigação de encontrar novos formatos e esse foi um truque interessante

Para variar, a “galerinha online” se sentiu ofendida. Bem, novidade, não é? O volume de e-mails, tweets e posts de cheios de ódio foi gigantesca. Até a CNN resolveu fazer uma matéria revelando a verdade sobre tudo, dizendo que os cientistas eram atores, que havia uma linha nos créditos finais dizendo “alguns fatos são baseados em ficção” e dando voz aos reclamões online.

A frase não é minha, mas tomo posse: a internet deu voz a muita gente que, infelizmente, não merece ter uma. Tudo é oito ou oitenta, todo mundo se sente no direito de ficar ofendido e quem sofre são as timelines alheias. Ficar bravo com o Animal Planet deve estar em 5446° lugar na minha escala de prioridades na vida. Isso deve ser excesso de vontade de querer que as sereias existam… e o Papai-Noel… e a Fada do Dente… e o Capitão América.

Como vivo no mundo do cinema, onde ser enganado (no bom sentido) o tempo todo faz parte do jogo, só posso tirar o chapéu. Acreditei por um tempo e eles merecem tanto o respeito quanto o sucesso.

======

Fábio M. Barreto é jornalista, cineasta e autor da ficção científica “Filhos do Fim do Mundo”.

dcf b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

dcf brainstorm d qjIDKrITs

dcf FnPvQEEQ

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot