X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A morte da marca GVT


A Telefônica pagou R$ 22 bilhões para ser a dona da GVT, no que foi o maior acordo de fusões e aquisições no Brasil durante o ano passado. O que ela planeja fazer com a empresa? Integrá-la a ponto de sumir com a marca, é claro.

Isto foi revelado por Amos Genish, presidente da Vivo desde março e ex-CEO da GVT, em entrevista à Exame. A ideia inicial era manter a GVT como uma empresa independente por três anos, mas ele quer acelerar a integração com a Vivo:

Desde que cheguei, deixei claro que não sou mais da GVT. Houve até uma discussão sobre marcas nesse novo plano — algumas pessoas queriam contratar consultorias para avaliar se valia a pena manter algo da GVT. Eu falei que não precisa, não existe mais GVT, vamos usar só Vivo.

É muito dolorido, algumas pessoas vinham brigar comigo. Eu disse a elas: como eu construí esse nome, também tenho o direito de matar a marca.

Em outubro, o então presidente da Vivo, Antônio Carlos Valente, dava a entender que a marca GVT continuaria a existir: “a marca é muito valorizada e teremos que gerenciar isso com a visão dos clientes”. Ele saiu do cargo e os planos aparentemente mudaram.

Concorrência

Genish está bastante interessado em concorrer com a NET, especialmente nas áreas de banda larga e TV por assinatura. Após a aquisição da GVT, a Telefônica passou a liderar o mercado de banda larga com 31% dos clientes, contra 30% da Oi e 30% da NET, segundo o relatório anual de 2013 da Anatel.

No caso da TV paga, a NET ainda é líder disparada, com 54% do mercado. A Sky está em segundo lugar, com 30%. Vivo e GVT têm, juntas, 7%.

Segundo dados da Anatel, a GVT é bem avaliada pelos serviços de banda larga fixa, mas não em telefonia ou TV. Já a Vivo é listada como uma das piores operadoras nessas três áreas.

Na entrevista à Exame, Genish diz que planeja modernizar a rede de fibra óptica, especialmente em São Paulo, e realizar mais investimentos na Vivo. “Queremos que os brasileiros tenham o mesmo [nível de qualidade] que os clientes alemães, ingleses ou coreanos. É possível fazer isso em três anos”, diz o executivo.

Ainda este ano, a Vivo planeja lançar pacotes integrando celular, telefone fixo, banda larga e TV por assinatura. No ano que vem, esses pacotes terão uma conta única e serão atendidos pelo mesmo call center. A Vivo quer economizar cerca de R$ 1,2 bilhão por ano em sinergias.

Acordos

Como a aquisição afeta os clientes? Bem, mesmo com o fim da marca GVT, a Telefônica terá que manter as ofertas e os serviços que ela oferece atualmente. As duas empresas também não poderão reduzir a cobertura geográfica da banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa por pelo menos três anos.

Além disso, GVT e Telefônica se comprometeram a manter a velocidade média para clientes atuais em pelo menos 15,1 Mbps por no mínimo três anos. No estado de São Paulo, a média deve ser de 18,25 Mbps.

Tudo isso faz parte de acordos firmados com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que defende a concorrência no Brasil, e foram necessários para que a aquisição fosse aprovada.

Em setembro, Genish disse à Exame que vendeu a GVT – empresa que ele próprio fundou há quinze anos – porque “o ciclo da GVT independente no Brasil terminou”. A operadora precisaria apostar forte em redes celulares, mas isso seria difícil. A Vivo é a maior operadora brasileira de telefonia móvel. [Exame]

Foto por Luis Wilker P. de Almeida/Flickr

O post A morte da marca GVT apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

edda ESOfMnCXmo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot