X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A importância de saber aproveitar as oportunidades Já na Graduação


Espaço Universitário

*Por Pâm Bressan

Sabe aquela oportunidade que surgiu para fazer parte do Centro Acadêmico da sua faculdade? Então, mas sabe aquele pensamento de “não quero me incomodar”? Que tal começar a deixar de lado?

Convido você, caro leitor, a refletir sobre a importância de saber aproveitar as oportunidades que surgem para os acadêmicos e muitas das vezes, por um pensamento abaixo da média (medíocres) são ignoradas.

O que percebo são alunos com grandes oportunidades de crescimento nas mãos, mas que as deixam escapar por acharem que “será muito trabalhoso e não irá agregar” enquanto na verdade, irão desenvolver várias habilidades pessoais e comportamentais para a sua vida pessoal e profissional.

Qual fase da sua vida você acredita que pode errar e experimentar mais, cair e levantar? AGORA! Nos seus vinte e poucos anos, ainda morando com seus pais, ainda cursando a faculdade!

Eu era extremamente tímida. Ao começar a fazer parte/me envolver no Movimento UAM (Universitários Acima da Média), enfrentei vários medos, como por exemplo o de falar em público. E graças a esta iniciativa, hoje sou muito mais comunicativa.

Se tivesse preferido ficar sentada na cadeira da sala de aula, ainda seria tímida (e pouco provavelmente estaria escrevendo aqui para vocês).

Falar em público, escrever artigos, colocar em prática uma ideia, ser resiliente, empreendedor, corajoso, audacioso, ter visão de futuro, saber aonde quer chegar, se auto conhecer, ter um referencial, enfrentar dificuldades, entre outros. Isso tudo você pode desenvolver ainda cedo/novo, ou seja, na faculdade, participando de movimentos estudantis, e a verdade é que, além de tudo isso, as oportunidades crescem ao seu redor e te abrem portas!

Vejamos a importância de alguns pontos citados acima:

*Falar em público: a começar pelo fato de apresentar trabalhos acadêmicos, quem gosta? Quem quer? Quem levanta a mão?  E como essa pessoa irá se comunicar com efetividade no mercado de trabalho?

*Auto conhecimento: Estou no curso certo? Por que não estou gostando e me sinto perdido(a)? Vejam como é importante o processo de olhar para dentro de si, se auto conhecer, saber seus gostos e paixões.

*Ter um referencial: Quem eu sigo nas redes sociais? Qual professor eu me espelho? Estou olhando para pessoas certas? Observando seus modos e almejando chegar lá também, sem inveja? Ter alguém para quem olhar, pedir conselho, é fundamental durante a graduação.

*Enfrentar dificuldades: Como agir com calma, pensar antes de falar e criar uma solução para aquela dificuldade? Como saberei dizer NÃO para portas que se abrem durante a jornada? Como enxergar a solução fora da caixa? Enfrentando! Experimentando! Errando!

Acredito que o fato de você ajudar/colaborar/argumentar/participar/dar sua opinião, experimentar novos desafios, vai te tornar uma pessoa melhor. Não digo somente participar de movimentos dentro da sua universidade, e sim fora dela também: das associações da sua cidade e do seu bairro, por exemplo. Sabendo aproveitar as demais oportunidades que virão, somente vai acrescentar ainda mais em seu portfólio de habilidades para a vida!

Aproveite e comece hoje mesmo!


1970687_756264404447015_6725945365776154959_nPâm Bressan é correspondente do Projeto Social Nossa Causa do Paraná; Idealizadora do Papo Acima da Média na Web e uma das Idealizadoras do Maior Congresso Online para universitários do Brasil, o UAM WEEK; Anfitriã e Embaixadora da Semana Global de Empreendedorismo na cidade de Tubarão, Diretora de Capacitação da AJET; CEO da ONG Nacional Universitários Acima da Média e colaboradora do NUEMP – USSC.

O post A importância de saber aproveitar as oportunidades Já na Graduação apareceu primeiro em Startupi.

ae NAJkQArxI

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot