X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

8 tipos de zumbis estão corroendo a produtividade nas empresas


zumbi_post

Artigo por França*

A queda da produtividade é, talvez, o maior problema enfrentado pelas empresas. São inúmeros os casos que iniciam pequenos e como um vírus espalham-se à organização, contaminando a todos com a frustração e o atraso. Esse “apocalipse zumbi” está devorando as empresas de dentro para fora e infectando equipes outrora vencedoras.

Se a sua empresa está sendo invadida por zumbis, este guia irá ajudá-lo a identificar onde eles estão e como reverter a situação antes que haja o apocalipse.

zumbis

Estressados, em pânico e conduzidos a um estado catatônico. Esses são alguns dos sintomas perceptíveis em funcionários contaminados. Com olhos vagos, em sua maioria, não conseguem entregar tarefas no prazo, estão constantemente frustrados e acumulando horas extras.

Há, até o momento, oito tipos catalogados de zumbis corporativos no mundo todo, talvez um deles esteja ao seu lado, ou mesmo, na sua mesa.

zombies1

1- Recém Infectados

Um dos tipos mais perigosos. Ele não sabe ou está indiferente ao fato de estar contaminado. Para ele, a negação é o primeiro ponto de defesa que vem aliado a não entrega de tarefas no prazo, questionamentos não respondidos e falsas métricas.

13% deles costumam mentir para encobrir projetos fracassados, erros e prazos não cumpridos.

EQUIPAMENTO INDICADO: BINÓCULOS – Acompanhe de perto o status de seus projetos – de preferência em tempo real – e estipule metas de curto prazo.

zombies2

2 – Negligentes

Displicentes, eles não atuam de maneira proativa, aguardam lembretes e solicitações de trabalho, contudo ao recebê-los os deixam acumular ou perder-se em meio a desorganização. Uma de suas características principais é a irritação, devido ao imenso “bolo” de trabalho que deixam acumular. Seu contagio se dá pelo atraso e frustração.

40% deles não conseguem seguir metas ou prazos.

EQUIPAMENTO INDICADO: DIÁRIO DE BATALHA – É indicada a aplicação de uma ferramenta gerenciadora de tarefas que facilite a comunicação. Essas tática irá atuar diretamente na redução dos sintomas e riscos de contágio.

 

zombies3

3 – Capachos

Sempre em grupos, esses zumbis nunca questionam suas cargas de trabalho e aceitam pedidos cegamente. Geralmente inundados em tarefas, eles continuam arrastando-se a frente mesmo sem força suficiente para dar seguimento a projetos, por falta de pessoal e excesso de trabalho, mantêm-se sempre em estado catatônico e em bancos de hora.

50% queixam-se da alta demanda de trabalho e a falta de pessoal. 50% afirmam que trabalham mais de 40hs por semana.

EQUIPAMENTO INDICADO: ALVO – Criar processos de monitoria de tarefas; traçar metas de curto prazo; abrir canais de comunicação mais eficientes que proporcionem um rápido feedback.

zombies4

4 – Trapaceiros

Eles subvertem os processos da empresa em nome da velocidade e eficiência. Porém, esses resultados escondem o uso inadequado de recursos e a contaminação acelerada da equipe. Uma das características destes zumbis é a conclusão de projetos sem aprovação e a realização de “reuniões” as escuras.

64% deles ignoram os processos da empresa ao realizar tarefas.

EQUIPAMENTO INDICADO: MEGAFONE – Deixe claro a todos os procedimentos da empresa em murais, emails ou outras ferramentas. O uso de plataformas de gerenciamento de tarefas e a aplicação de técnicas de endomarketing também auxilia no processo.

Explorer_Zombie

Se você está lendo este infográfico, ainda não está infectado. No entando, observe a sua volta, gemidos estranhos ou olhos de “vidro”, fixados no monitor são sinais de perigo.

 

zombies5

5 – Exibicionistas

Fáceis de serem identificados, os exibicionistas são barulhentos e adoram atrair atenção para suas tarefas e questões, muitas vezes utilizam-se do capital político para conseguirem o que querem.

42% deles “sugam” os recursos da empresa (envio constante de emails e telefonemas a superiores) em projetos não justificados.

EQUIPAMENTO INDICADO: BANDEIRA – Defina bem a política de uso de recursos e estimule a boa prática no uso de emails e telefone. Outra saída é a implantação de uma rede social corporativa para sanar o problema.

zombies6

6 – Thrillers

Raro, mas muito perigoso, este zumbi é perito em esconder a falta de produtividade atrás de um manto sedutoramente chamativo. Geralmente essa capa encobre números conflitantes, mentiras e a falta de dados reais de trabalho.

7% deles admitem inflar dados para apresentar um trabalho mais atraente aos olhos.

EQUIPAMENTO INDICADO: RADAR – Acompanhe constantemente o andamento de seus projetos.

zombies7

7 – Lisos

Astutos, eles têm por padrão saltar de um projeto a outro sem preocupar-se à prioridades e prazos. Atêm-se há mudanças “necessárias” na rotina de trabalho. Com o acúmulo de tarefas não cumpridas tendem a mudar de emprego. Seu contágio dá-se pela baixa produtividade e o aumento de stress nas equipes.

24% dizem que suas prioridades de trabalho mudam diariamente, resultando em perda de tempo e produtividade.

EQUIPAMENTO INDICADO: CHECKLIST – Para recuperar esse tipo de zumbi é indicado um sistema objetivo de scorecard e um ambiente de trabalho agradável e livre de distrações.

zombies8

8 – Corredores

Para lidar com sua carga de trabalho, os runners enviam freneticamente rajadas de emails e convites a reuniões aos membros de sua equipe. Quanto mais emails enviados e reuniões marcadas, mais ele infectam os outros membros da equipe.

Geralmente este perfil perde 31 horas mensais em reuniões improdutivas e enviam cerca de 304 emails por semana.

Se você ainda não foi atacado, arme-se para combater os possíveis Zumbis que povoam seu escritório.

EQUIPAMENTO INDICADO: TABLET – A implementação de ferramentas que dinamizem a comunicação e facilitem a troca de informação em tempo real sem a necessidade de agendar várias reuniões auxilia para o extermínio deste zumbi. É aconselhável também usar ferramentas ou processos que deixem visíveis à equipe o andamento dos projetos e responsabilidades.

backpack_zombies

Caso nada disso funcione, o uso de aromaterapia é indicado.

Adaptação – Your Guide to Stopping the Zombies in Your Workplace
Arte e diagramação: Eduardo Castro
Zumbis: Plants vs Zumbis

Artigo por: França, do site Cultura Colaborativa, uma iniciativa da rede social corporativa SocialBase.

O post 8 tipos de zumbis estão corroendo a produtividade nas empresas apareceu primeiro em Startupi.com.br.

bcc zCXGLxlVU

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot