X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

4 dicas para ser uma empreendedora melhor


img destaque RME

* Por Fernanda Nascimento

Tive a oportunidade, no começo de maio, de participar do Women Leadership Forum, da revista HSM, que como dizia o nome, foi dedicado às mulheres. E a primeira palestra já fez valer todo o dia: era a de Joanna Barsh, ex-executiva da McKinsey, que desenvolveu uma pesquisa sobre mulheres e liderança e apresentou os resultados no evento.

Muitas matérias têm sido publicadas a respeito das vantagens de se ter uma mulher no comando e do sucesso das empresas que nos têm em suas posições de principal executivo, mas enquanto Barsh falava, ria sozinha me enxergando em cada exemplo e fui matutando sobre como eu poderia evitar desgaste e sofrimento durante o trabalho, liderando a minha empresa.

Reuni aqui, então, as 4 dicas de Barsh que mais me impactaram:

  1. Seja confiável: não faça promessas que não consegue cumprir.

Essa coisa da gente querer ser a super heroína, a que dá conta de tudo, a que carrega o mundo nas costas já era. Primeiro porque é impossível cumprir todos os compromissos que queremos ter, depois, porque não precisamos ser infalíveis. Nós falhamos, e daí? Quando não conseguimos cumprir uma promessa, a maior punição é a da nossa própria consciência. Portanto, temos que ser confiáveis conosco: não podemos nos trair colocando uma carga desnecessária sobre os nossos próprios ombros.

  1. Faça o que você diz.

Somos muito boas em dar conselhos, mas nem sempre conseguimos exercitar esses conselhos na nossa própria vida. E tenho certeza que esse item não precisa de muitas explicações, porque um rápido exame de memória é capaz de entregar vários exemplos que reconhecemos na nossa história.

  1. Seja aberta e transparente.

Temos medo de ser frágeis. Então, vestimos máscaras para enfrentar momentos de vulnerabilidade o tempo todo. E sabe qual é o aprendizado aqui? Que quando somos transparentes somos mais eficientes. Na nossa vulnerabilidade está a humildade e então somos mais valiosas.

  1. Não julgue. Aceite!

Como tentamos ser perfeitas, temos um nível muito alto de exigência conosco e com nossos associados e pares. Posso garantir que todas sofremos muito mais com os erros do que comemoramos os acertos. Precisamos aceitar mais aos outros como eles são e a nós mesmas! Quando paramos de julgar, as pessoas passam a nos apresentar mais ideias, sem o pavor da crítica. Então, temos a chance de conhecer mais oportunidades.

Estou segura que essas dicas podem promover mudanças consideráveis nas nossas vidas, não só com nossos associados, mas com os resultados da empresa e principalmente com a nossa paz interior. Liberte-se das amarras que algum dia criaram para nós, líderes mulheres e empreendedoras, que incluíram no inconsciente coletivo. Mais leveza à vida, pode ser?


fernanda

Fernanda Nascimento tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico.

O post 4 dicas para ser uma empreendedora melhor apareceu primeiro em Startupi.

dddc dnEFJklCJ

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot