X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

11 dicas para fazer suas chamadas (call-to-action) serem notadas e clicadas


Aqui no blog já falamos diversas vezes das páginas de conversão, páginas com objetivos específicos em termos de uma ação que você quer que o usuário realize (Ex. comprar, preencher um formulário, assinar uma newsletter, etc.).

No entanto, ainda não falamos de um item importante: as “Chamadas” (do inglês “Call-to-action”). As Chamadas são o lugar que você quer que o usuário clique, seja para levá-lo para uma página de conversão, ou mesmo para que a conversão em si seja realizada. Resumindo, é o próximo passo que você quer que o usuário tome. As chamadas costumam ser botões, mas podem também ser links em texto simples ou imagens, entre outros.

Um exemplo simples pode ser visto no Peixe Urbano e no Imperdível, dois sites de compra coletiva:
call to action peixe urbanoCall to action Imperdivel

Neste exemplo, se o usuário clicar em “compre” ou “comprar”, quer dizer que o objetivo da página foi atingido.

Se toda página de conversão tem um propósito, um objetivo, então toda página de conversão deve ter também ao menos uma chamada capaz de ganhar a atenção do usuário e fazê-lo clicar.

Aqui no blog Resultados Digitais, por exemplo, há atualmente uma chamada com o título “Baixar eBook”, na direita. E já na página de conversão, a chamada passa a ser no preenchimento do formulário:

Baixar eBook Receber eBook

Como fazer suas chamadas serem notadas

As chamadas em geral ficam misturadas no meio de todo o bolo de conteúdo da página, o que faz com que  muitas vezes elas nem sejam percebidas pelos usuários. Para fazer sua chamada se destacar, separamos 5 dicas interessantes para serem usadas:

Use cores contrastantes

Cores contrastantesTodos os elementos do site, incluindo textos, imagens e logotipo, estão concorrendo diretamente com a chamada pela atenção do usuário. Se você quer que o usuário olhe para uma chamada específica, ela deve sobressair-se aos olhos dele(a). Usar uma cor que constrate com os outros elementos da página pode ser uma boa forma de garantir atenção.

No círculo, uma cor contrasta com a que fica na posição oposta. (Se voltarmos a olhar os botões do Peixe Urbano e do Imperdível percebemos que eles fazem bom uso do contraste).

Escolha uma boa posição

Jornal - newsColoque a chamada em uma posição que favoreça a visualização. É importante deixar uma chamada visível sem que o usuário tenha que rolar a barra. Na Internet chamamos isso de deixar “above the fold”. O termo, que significa “acima da dobra”, tem suas origens no jornal, em que as manchetes mais importantes deveriam aparecer antes do ponto em que o jornal é dobrado.

Insira imagens

As imagens naturalmente chamam mais a atenção que as palavras em um primeiro olhar. Se a sua chamada contiver uma imagem, é bem provável que seja percebida. Como exemplo, normalmente as chamadas que usamos para os eBooks do Resultados Digitais contém uma imagem com a capa do eBook.

Indique com setas

Setas tem um poder quase único de implicitamente dizer “ignore todo resto e olhe aqui, isso é o que importa”.

Mexa com o tamanho

Obviamente, o tamanho da chamada também faz muita diferença. Use o tamanho de cada chamada de acordo com a sua importância.

Como fazer suas chamadas serem clicadas

Muitas vezes pequenos detalhes da chamada podem fazer toda a diferença. Não adianta só ser notada, é preciso torná-la interessante para ser clicada. Por isso vão aqui mais 6 dicas:

Seja específico

Indique para o usuário exatamente o que você quer que ele faça e como. Use, por exemplo, “receba aqui seu eBook” ou “faça seu cadastro” ao invés de um simples “clique aqui” ou “contato”.

Crie urgência

Frases como “compre agora” ou “receba hoje” mostram o quão fácil e imediata é a ação e costumam funcionar muito bem.

Use números

É interessante deixar o mais claro possível para o usuário o que ele está fazendo e uma forma de evidenciar melhor os benefícios da ação é indicar através de números. “Ganhe agora 30% de desconto” ou “Compre hoje por apenas R$15,00” são bons exemplos.

Garanta que suas chamadas seguem as convenções da web

Mantenha os links sublinhados e/ou em uma cor diferente do resto do texto. Se estiver usando um botão, é interessante usar um efeito 3D que dê a aparência de clicável. Certifique-se que tudo que funciona como link (textos, imagens ou botões) mudem o formato padrão do cursor do mouse (uma setinha) para o modo clicável (uma mão apontando).

Mexa com a emoção usando as cores

Além do já mencionado contraste, é importante usar as cores pela emoção que carregam. O laranja por exemplo, costuma ser associado a sentimentos positivos. Já o verde, carrega a mensagem de permissão ou de ir em frente e assim por diante. A teoria das cores aborda o assunto.

Ofereça algo que realmente valha a pena ser clicado

Essa é a mais óbvia, mas frequntemente esquecida. Não espere que o usuário realize a ação só porque é isso que você quer. Ele só vai clicar se for do interesse dele. Por isso é importante que a oferta da chamada seja de fato interessante.

Obs.: Por coincidência, no dia em que escrevi esse me deparei logo em seguida com o episódio 18 do Direto das Trincheiras, do Ricardo Jordão, que fala exatamente sobre esse assunto. Vale conferir.

Textos Relacionados

  1. 8 dicas de como montar um bom formulário para geração de Leads
  2. Dicas para construir conteúdo de qualidade para o Google
  3. 6 dicas para tornar seu conteúdo mais escaneável
  4. 6 dicas simples para escolher ótimos assuntos em email marketing
  5. 10 dicas simples para manter o seu blog vivo

f ZMruRLulbU

Via RSS de Resultados Digitais

Leia em Resultados Digitais

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot