X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Vida Saudável

7 dicas para melhorar a sua memória

dicasparamelhorarasuamemória

Está preocupado com a perda de memória? Fique tranquilo. Alguns passos simples em sua rotina podem combater esse problema


Está preocupado com a perda de memória? Fique tranquilo. Alguns passos simples em sua rotina podem combater esse problema

Você já perdeu as chaves do carro? Esqueceu a sua lista de compras? Você não lembra o nome daquela sua amiga de escola que você não vê há mais de 15 anos? Você não está sozinho.

Todo mundo esquece as coisas de vez em quando. Ainda assim, a perda de memória não é nada tão simples.

Apesar de não haver garantias quando se trata de prevenir a perda de memória ou demência, truques de memória podem ser úteis. Considere essas maneiras simples de afiar a sua memória – e saber quando procurar ajuda para a perda.

#1. Fique mentalmente ativo

Assim como a atividade física ajuda a manter seu corpo em forma, estimular mentalmente seu cérebro, pode ajudar a manter o seu cérebro em forma – e pode manter a perda de memória sob controle.

Fazer palavras cruzadas, tomar caminhos e rotas alternativas, aprender a tocar um instrumento musical, ou voluntariado em alguma escola comunitária pode ajudar a fazer com que você fique mentalmente ativo.

#2. Socialize regularmente

A interação social ajuda a afastar a depressão e o estresse, que podem contribuir para a perda de memória.

Procure oportunidades para se reunir com seus entes queridos, amigos e outras pessoas – especialmente se você mora sozinho.

Quando você for convidado a participar de um evento, almoço ou reunião, esteja presente.

Socializar-se regularmente faz bem à memória.

Socializar-se regularmente faz bem à memória.

#3. Organize-se

Nós ficamos mais propensos a esquecer as coisas se vivemos e trabalhamos em meio à bagunça.

Anote suas tarefas, compromissos e outros eventos em um caderno, calendário ou agenda eletrônica. Você pode até mesmo repetir cada entrada em voz alta para ajudar a fixar as coisas na sua memória.

Mantenha as suas listas de tarefas e marque o que você terminou. Separe um determinado lugar para a sua carteira, chaves e outros itens essenciais.

Limite as distrações e não tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Se você se concentrar nas informações que está tentando se lembrar, terá mais chances de recuperar essas informações mais tarde.

#4. Durma bem

O sono desempenha um papel importante no sentido de ajudar a consolidar a sua memória, para que você possa recuperá-los no caminho.

Faça do sono uma prioridade. A maioria dos adultos precisa de 7 ou 8 horas de sono por dia para descansar.

#5. Tenha uma dieta saudável

Uma dieta saudável pode ser muito boa para o seu cérebro. Coma frutas, legumes e grãos integrais.

Escolha fontes de proteínas com pouca gordura, como peixes, carnes magras e aves sem pele. O que você bebe conta também. A baixa ingestão de água, ou o alto consumo de álcool pode levar à confusão mental também.

Cuidado com a sua alimentação. Ela pode causar danos à sua memória.

Cuidado com a sua alimentação. Ela pode causar danos à sua memória.

#6. Inclua atividades físicas em sua rotina

A atividade física aumenta o fluxo de sangue em seu corpo, incluindo o cérebro. Isso pode ajudar a manter a sua memória afiada.

Para os adultos mais saudáveis é recomendado, pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada (como uma caminhada rápida) ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa (como uma corrida).

Se você não tem tempo para um treino completo, divida esse tempo em alguns minutos de caminhada por dia.

#7. Gerencie suas condições crônicas

Siga as recomendações de tratamento de seu médico para quaisquer condições crônicas, como depressão ou problemas renais ou na tiroide.

Quanto melhor você cuidar de si mesmo, melhor a sua memória será.

Quando procurar ajuda?

Se você está preocupado com a perda de memória – especialmente se a perda de memória afeta a sua capacidade de realizar suas atividades diárias habituais – consulte seu médico.

Ele provavelmente vai fazer um exame físico, além de verificar a sua memória e habilidades de resolução de problemas.

O tratamento vai depender do que estiver contribuindo para a perda de memória.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Memory loss: 7 tipos to improve your memory”, do Mayo Clinic.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot