X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

youtubers
Tecnologia e Inovação

Sete dicas para empreender usando o Youtube

Algumas dicas imperdíveis de como empreender no YouTube.


Iniciar um canal no Youtube e dar certo do dia para a noite, é o mesmo que comprar um bilhete de loteria e ganhar. Muitas pessoas se iludem com isso, pois não é só montar o canal, é necessário traçar uma estratégia e estudar muito também.

Porta dos Fundos, Omelete, Jovem Nerd, Kéfera, são exemplos bem-sucedidos de empreendedorismo por meio do Youtube. Pensando nisso, a Youtuber Gabriela Cecon, do canal XManteiga, listou sete dicas para quem deseja seguir os mesmos passos. Veja:

1 – Entenda sobre o assunto

Ninguém se torna médico-cirurgião sem saber usar um bisturi, com o Youtube é a mesma coisa. Pesquise sobre a plataforma e entenda como utilizar todas as funções que ela oferece.

Procure saber também, sobre marketing digital. Atualmente é possível acessar inúmeros conteúdos sobre o assunto, desde e-books até vídeo-aulas gratuitas. O próprio Youtube possui o canal Creator Academy que ajuda quem é iniciante.

creatoracademy.youtube.com/

2 – Cenários Análogos

Cenários análogos são técnicas de inovação. Funciona assim, você define para onde quer chegar e coleta informações de diversos negócios similares ao seu. Por exemplo, vamos supor que você deseja criar um canal de comédia. Então será necessário pesquisar tudo sobre o gênero.

Procure buscar referências e estuda-las desde o início: como começaram, como escrevem seus roteiros, quais são suas referências e principalmente, como ganham dinheiro. Para esta técnica funcionar melhor, saia da caixa. Pense em cenários análogos descontraídos, como por exemplo, aquele janta super divertido com amigos. O que você consegue abstrair desta experiência? Este é um excelente cenário análogo para quem quer divertir pessoas na internet.

3 – Modelo de negócios

Se você acha que o dinheiro virá apenas por meio dos anúncios da plataforma, sua visão está errada. Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro, como com a ajuda de agências de comunicação e marketing que aliam sua imagem e credibilidade ao poder de influenciar pessoas e marcas.

A Faz Inova disponibiliza um curso gratuito sobre uma técnica chamada Business Model Canvas, feita para montar um modelo de negócios inovador e atual. A técnica já é utilizada por empresas que entendem e procuram se adequar a uma revolução tecnológica e social muito rápida. Uma empresa nova e moderna não terá êxito se ficar presa à modelos tradicionais de negócios.

A leitura do livro Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, também é muito recomendada para quem deseja inovar e empreender.

4 – O feito é melhor que o perfeito

Muitas pessoas me perguntam se conseguiriam iniciar seus canais com câmera do celular e a minha resposta é sempre a mesma: depende da proposta e do conteúdo do canal. Sabemos que muitos Youtubers bem-sucedidos iniciaram assim, mas posteriormente, para manter a audiência, foram quase que obrigado a investir em equipamentos e infraestrutura.  Mesmo assim, o início amador foi muito importante, pois se não começassem assim, não teriam o sucesso atual.

O mesmo se aplica à edição de conteúdo. É possível iniciar a edição com o editor Movie Maker, mas conforme o projeto for crescendo, será necessário utilizar editores mais profissionais. No XManteiga, utilizamos o Adobe Premiere Creative Cloud, que oferece um pacote mensal com 60% de desconto para estudantes.

Comece, faça, erre, e erre rápido. Errar é fundamental para aprender e ter sucesso.

Vale a leitura do livro Fail Better: Design Smart Mistakes and Succeed Sooner (Falhe Melhore: Projete Erros Inteligentes e Prospere Mais Cedo).

5 – Defina tema e público-alvo do canal

A lição de criar seu modelo de negócio e errar vai te ajudar muito a encontrar o nicho certo para investir. Como qualquer empresa, seu canal deve ter um seguimento e um público que seja sua audiência. Por exemplo, se você fez dez vídeos sobre bolo e um sobre massas artesanais, veja qual tema rendeu mais visualizações e invista nele.

Nunca se apegue a uma ideia só, esteja aberto a outras possibilidades e teste todas. No início de todo projeto, divergências são comuns, mas depois de um tempo, convirja com base na experiência. Você verá que o resultado será mais rápido.

6 – Seu público é seu cliente

Tenha em mente que seu público é seu cliente, o coração do seu negócio. Saiba quem são, o que gostam, como se divertem. Dê atenção a eles e interaja, inclusive quando receber algum tipo de crítica.  Responda seus comentários, faça pesquisas de satisfação e debata suas propostas de valor, como você pretende os agradar. Tenha compromisso, poste vídeos com frequência e nunca prometa o que não puder cumprir.

7 – Se divirta

Como diria Confúcio, “Escolha um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. Transmita paixão pelo que faz e você terá seguidores fiéis.

O livro “A Startup Enxuta”, de por Eric Ries, vai transformar a sua vida e a forma de pensar, assim como mudou a minha e a de muitas pessoas que sonham ter seu próprio negócio.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot