X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Tecnologia e Inovação

Com grande liberdade vem grande rentabilidade

Com grande liberdade vem grande rentabilidade

A liberdade pode ser o segredo para a inovação dentro das empresas. É o que dizem as pesquisas


A liberdade pode ser o segredo para a inovação dentro das empresas. É o que dizem as pesquisas

Se você quer jogar bola, pegue a bola.

Essa é a descrição do trabalho para todos que trabalham no Grimpple, uma empresa global de engenharia.

A empresa não tem departamento de RH e espera-se que os funcionários tirem apenas as férias que precisam e que a empresa pode suportar.

Em outras palavras, esta é uma empresa que oferece aos seus funcionários (o CEO não os chama de empregados) com uma grande dose de liberdade.

Outra característica impressionante: 25% de todas as vendas de hoje veem de produtos que não existiam há 25 anos atrás. Os prêmios da empresa atinge altos níveis de inovação.

Liberdade para o sucesso

A combinação da liberdade e inovação não é acidental. Segundo a consultora Caterina Bulgarella, a liberdade impulsiona a inovação – e as empresas que dão à sua força de trabalho elevados graus de liberdade são necessariamente aquelas que inovam.

Em seu estudo feito com certa de 1 mil empresas, Bulgarella estudou o que ele chama de alta liberdade e as empresas de baixa liberdade.

Empresas com grande liberdade são, no mínimo, 10 vezes mais propensas a alcançar um alto desempenho financeiro e 20 vezes mais propensas a inovar e serem bem sucedidas a longo prazo.

O problema na pesquisa é que esses negócios também são minoria, representando apenas 20% das pessoas estudadas.

Por outro lado, 50% eram empresas com baixa liberdade, onde as hierarquias são íngremes, as regras proliferam e as pessoas, relacionamentos e ideias permanecem isolados.

E o que dizer das companhias com baixa liberdade: como elas reagem às descobertas? Elas reconhecem que há algum crescimento que eles estão perdendo.

Mas eles estão tão envolvidos em sua forma de trabalhar que é difícil para eles prever uma mudança drástica. Eles apreciam a liberdade, mas acreditam que ela pode significar o caos.

O trabalho de Bulgarella formaliza muito do mesmo pensamento como estratégia de RH da Reed Hastings para a Netflix: liberdade e responsabilidade são faces da mesma moeda.

A maior ameaça para um negócio é que, à medida que ele cresce, torna-se atolado em regras e regulamentos que, com o objetivo de evitar o caos, impedem a criatividade e a responsabilidade também.

A solução é diminuir as expectativas, e aumentar a liberdade.

___

Este artigo foi adaptado do original, “With Great Freedom Comes Great Profitability”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot