X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

quarta revolução industrial
Tecnologia e Inovação

A quarta revolução industrial já chegou?

Não é a próxima revolução tecnológica – ela já está aqui.


Será que estamos à beira de uma quarta revolução industrial? Muitos especialistas parecem pensar assim. Na verdade, muitos até mesmo sugeriram que nós já estamos vivendo nela.

Não é a próxima revolução tecnológica – ela já está aqui

Tal como aconteceu com as três revoluções industriais que vieram antes, esta também é real mas difícil de se perceber. O fundamental da primeira revolução industrial não foi apenas tornar mais rápido e mais fácil a produção de produtos têxteis – também foi alterada paisagem social do mundo ocidental, de um mundo dominado por pequenos artesãos rurais para um dominado por operários e pela fabricação de máquinas.

A terceira revolução industrial não foi apenas sobre computadores pessoais e telefones celulares – pesquisas mostram que se aumentou também a quantidade de tempo que as crianças gastam estudando e profissionais gastam trabalhando, quebrando a barreira secular entre público e privado.

Similarmente, a quarta revolução industrial vai transformar tudo ao nosso redor, desde como aprendemos, trabalhamos, vivemos e convivemos, com a maneira que vemos o mundo e o nosso papel nele.

O que distingue esta revolução das do passado é a sua escala e velocidade. Com revoluções industriais anteriores, a mudança veio devagar, às vezes deixando países e continentes inteiros de fora. Agora não.

4th-industrial-revolution

Tecnologias que ainda ontem foram limitados ao reino da ficção científica são agora uma realidade, e eles estão transformando a vida das pessoas de Londres a Luanda. Mas, embora a história tenha nos ensinado que essa revolução também irá trazer grandes oportunidades – para impulsionar o comércio global, tirar as pessoas da pobreza e derrubar regimes despóticos – não vai faltar desafios. A melhor maneira de se preparar para estes desafios é procurar entender o que está por vir.

Um novo relatório, Technology Tipping Points and Societal Impact, delineou o que está no conhecimento coletivo de 800 executivos de tecnologia e outros especialistas para prever como esta quarta revolução industrial vai jogar fora nos próximos 10 anos através de 21 tendências.

technology-tipping-points4

Mais de 80% dos entrevistados previu que até 2025, 90% de nós vai estar usando smartphones. Como muitos de nós já possuem um smartphone – 50% das pessoas vão ter um em 2017 – muitas vezes esquecemos que o pequeno dispositivo no nosso bolso tem mais poder do que os “supercomputadores” que um dia tiveram o tamanho de salas inteiras.

A tendência do smartphone não é limitada aos países desenvolvidos – no Quênia no ano passado, 67% das vendas de aparelhos eram smartphones, e ela já previu que a África subsaariana terá mais de meio bilhão de usuários de smartphones em 2020. O gráfico a seguir fornece uma visão geral dos países que já estão bem no seu caminho para se tornar mobile-first.

mobiles-pcs-countries

O mesmo percentual de entrevistados disse que em 2025, 5% dos bens de consumo serão produzidos utilizando tecnologia de impressão 3D. Isso terá enormes implicações para as cadeias de fornecimento – se um produto pode ser feito em qualquer lugar e por qualquer pessoa com uma impressora 3D, um mundo onde os consumidores podem imprimir algo em sua casa na demanda não parece irrealista.

Os chamados “usuários avançados” estão já a fazer pleno uso desta tecnologia; uma olhada em como eles estão fazendo isso fornece um vislumbre de um futuro no qual a impressão 3D é trivial.

3d-printing-usage

Em 1972, Zhou Enlai, premier da China na época, foi questionado sobre sua opinião sobre as revoluções estudantis que varreram a França, em 1968: “É muito cedo para dizer”, respondeu ele. A quarta revolução industrial está em sua infância, e é muito cedo para prever de que forma vai demorar. Mas o mais que podemos compreender de sua natureza e causas, o mais provável é que possamos colher os benefícios e minimizar os seus riscos.

 

Autor: Stéphanie Thomson é um editor no Fórum Econômico Mundial.

Fonte: World Economic Forum Blog

 

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot