X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Startup

Aprenda a falar em público com as apresentações do TED

Aprenda a falar em público com as apresentações do TED

Aprender a falar em público é o desejo de 9 em cada 10 empreendedores. Selecionamos algumas dicas úteis para você contar a sua história


Aprender a falar em público é o desejo de 9 em cada 10 empreendedores. Selecionamos algumas dicas úteis para você contar a sua história

Pergunte a qualquer pessoa sobre grandes exemplos de como falar em público e, muito provavelmente você ouvirá uma variação sobre a resposta: “assista aos vídeos do TED”.

Poderoso o suficiente para mudar algumas vidas em apenas 18 minutos e com milhões de pontos de vista, as melhores palestras do TED são um fenômeno cultural merecido.

Será que você poderia pegar emprestado um pouco dessa magia?

Esta é a premissa do livro do organizador do TEDx Jeremy Donovan, “How to Deliver a TED Talk: Secrets of the World’s Most Inspiring Presentation”. Vasculhando as palestras mais vistas, Donovan tentou resumir exatamente o que os torna tão emocionante que ele pudesse transformar em receita para seus leitores.

Aqui estão algumas dicas de Donovan para uma apresentação de sucesso.

#1. Uma grande ideia

Se você tivesse que dizer que existe um elemento mágico para as melhores palestras do TED é que as pessoas escolheram as grandes ideias. O desafio do TED é despejar muito conteúdo em pouco tempo.

Então, como você pode determinar qual deve ser a sua ideia e a sua mensagem? Comece perguntando a si mesmo: “qual a melhor história que eu tenho para contar?”, Donovan sugere.

Comece com essa história e o que ela lhe ensinou e, em seguida edite-a impiedosamente. Ele sugere que você se pergunte: “será que o que estou dizendo é apenas uma digressão, ou o que estou dizendo agora apoia o meu tema central”?

Visualize o tema como uma espinha e garanta que tudo que você diz não fuja do assunto.

Uma grande ideia será o coração da sua apresentação.

Uma grande ideia será o coração da sua apresentação.

#2. Não é sobre você

A maior coisa que as pessoas precisam desaprender é a noção de que falar é algo sobre o seu desempenho pessoal. Não é. É sobre a plateia. A maior transformação na fala de qualidade acontece quando você percebe que ela não é sobre você.

Quando se fala, seu objetivo deve ser o de dar ao público um presente sobre alguma coisa que você aprendeu.

Se você conceituou a sua palestra de maneira que pode se aproximar das pessoas e relaxar e estar confortável como os maiores oradores do TED, vai garantir uma mensagem apaixonada.

#3. Tenha uma abertura

Como você começa a sua palestra? Donovan oferece 3 maneiras. A primeira, e melhor, se você pode controla-la é partir diretamente para a sua história. E não economize na emoção.

Não reconte a sua história, reviva a sua história com o público.

Já, a abertura mais comum é a segunda melhor, de acordo com Donovan e envolve começar com um gancho e uma instigante questão. A resposta deve ser o tema central.

Mas, você precisa ter cuidado. Se você encher a plateia com uma série de perguntas, as respostas precisam ser a mesma.

A última maneira é começar com uma estatística chocante, algo inesperado que deixa as pessoas perturbadas.

#4. O slogan é o rei

As melhores palestras têm um bordão a ser repetido.

Os bordões tendem a funcionar melhor quando têm de 3 a 12 palavras. Também é importante mantê-lo centrado na ação.

Você quer que as pessoas acreditem que a sua mensagem é relevante para a sua vida. Criar um slogan é uma maneira de manter a sua mensagem na cabeça das pessoas.

#5. Canalize seu roteiro interiormente

Estamos reféns de nossa infância sobre a maneira com que contamos histórias, acredita Donovan, que afirma que somos contadores de histórias naturalmente.

Ainda assim, você pode melhorar as suas habilidades mantendo a estrutura de 3 atos em mente.

Você abre em um ato como o mundo normal do seu protagonista – mostrando como era a vida do seu protagonista antes de alguma coisa acontecer.

Então vem o incidente incitante – aquilo que mudou a rotina do protagonista e o lançou a uma viagem. Este é o primeiro ato.

O segundo ato leva você através de uma série de conflitos crescentes que estão cada vez mais difícil de solucionar. O clímax de sua história é o fim do segundo ato.

Finalmente, o terceiro ato leva os expectadores do final do clímax para o novo mundo, que é a sua nova vida após o fim dessa maravilhosa jornada. Como a sua mentalidade mudou depois de tudo isso?

Se você gostou dessas pequenas dicas, confira mais dicas de Jeremey Donovan sobre apresentações na apresentação abaixo.

___

Este artigo foi adaptado do original, “5 Secrets of Public Speaking From the Best TED Presentations”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot