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9 alternativas econômicas para empreender online

Apostar em ferramentas que auxiliam antes, durante e depois da experiência do usuário é um bom negócio para startups

A Internet é uma porta aberta para diversas oportunidades de negócio. Divulgar trabalhos, estabelecer contatos, trocar conhecimento e experimentar novos modelos fazem parte do processo para ganhar dinheiro no mundo virtual.

Ser um empreendedor da web é uma possibilidade mais real nos dias de hoje do que nos primórdios da Internet.

Embora a concorrência tenha aumentado, está mais fácil entender mais sobre o perfil do público alvo, especializar-se no mercado e, com um bom aporte, iniciar o trabalho em formato de startup.

Uma das formas de presença online mais tradicionais é o e-commerce, que já soma mais de R$ 40 milhões em faturamento só no Brasil. Com mais de 105 milhões de pedidos no decorrer do último ano, novos produtos atraem novos compradores. É por isso que tantos empreendedores surgem a cada dia com suas lojas, por onde oferecem produtos tão variados que se tornam destaques no nicho com o qual se comunicam.

Começar pode ser a etapa mais difícil dessa jornada em busca do clique que indica o pagamento final. É muito comum que os erros sejam cometidos logo de cara, comprometendo financeira e emocionalmente o empreendedor iniciante na luta pelos seus sonhos. Por isso, depois de tomada a decisão, é necessário escolher o segmento de atuação, juntar o dinheiro necessário e escolher uma equipe balanceada, até, finalmente, lançar a loja virtual que venderá os produtos e oferecerá uma experiência de venda positiva para o cliente.

SERVIÇOS A FAVOR DO E-COMMERCE

Algumas plataformas desenvolvidas especialmente para startups de empreendedores que buscam agilidade e eficiência na hora de começar o negócio podem ser verdadeiramente eficazes para abrir o negócio com chave de ouro.

GoSpaces

A GoSpaces é uma plataforma para construir um novo negócio de vendas, sejam elas de produtos físicos, digitais ou assinaturas. Com ela, o empreendedor tem acesso a hospedagem, servidores e banda larga eficiente, além de proteção contra a ação de hackers na hora do pagamento.

As ferramentas incluem, ainda, suporte para a criação do site, com o Gerador de Nomes para Empresas, diversas opções de pagamentos, desde o tradicional cartão de crédito até as futurísticas Bitcoins, além de automatização de todo o funcionamento do site.

Shopify

Quando o e-commerce se consolida e o negócio começa a se expandir, pode ser o momento de migrar para uma nova plataforma de varejo sem contar com o trabalho de um desenvolvedor, que cobrará valores mais altos que a taxa do serviço.
A hospedagem segura e a administração simplificada, além de controle do layout e códigos HTML e CSS, tanto para o PC quanto para o celular, e a integração com as redes sociais facilitam o gerenciamento de todo o crescimento da loja virtual.

Blog

Publicar conteúdo em um blog possibilita o aumento de tráfego no site. Quanto maior for o número de posts, há mais chances de que as pessoas e potenciais consumidores encontrem este conteúdo e, consequentemente, o site. Além disso, o blog é uma forma para se comunicar diretamente com os clientes e estabelecer-se como referência no nicho, o que aumenta a taxa de conversão e incentiva a fidelização à marca.
Caso não seja possível hospedar um blog, é possível se beneficiar com os guests posts, quando o empreendedor cria conteúdo para o blog de terceiros, sujeito a aprovações.

Atravessada a primeira porta, a próxima deve levar o empreendedor rumo ao aperfeiçoamento do serviço de compras online. Conhecer o público que consome os produtos oferecidos é fundamental para consolidar a presença digital da marca e garantir a melhor experiência ao cliente, estimulando cada vez mais o consumo no e-commerce, sempre com base no bom relacionamento.

As ferramentas que podem auxiliar nesta etapa são:

Google Analytics
Gratuita, esta ferramenta permite que o empreendedor conheça estatísticas sobre o número de visitantes da loja, número de páginas visitadas, a origem do tráfego, a localização do usuário, a quantidade de novos visitantes e o caminho para a conversão.
A análise quantitativa e qualitativa dos visitantes do site e também dos concorrentes possibilita traçar uma estratégia certeira antes, durante e até mesmo após a transação ser efetuada.

Ebit
A empresa é capaz de medir a satisfação dos clientes após a compra, avaliando a experiência oferecia pela loja.
A credibilidade reduz a insegurança do usuário na hora da compra, pois, com a avaliação dos demais consumidores, os clientes em potencial vão sentir confiança durante todo o processo que envolve a compra: a pesquisa, o pagamento, a qualidade, o frete, a entrega e a troca ou devolução do produto.

Navegg E-commerce
Além de identificar o público, a mesma ferramenta permite também fazer anúncios, medir o impacto da campanha, criar ofertas personalizadas para cada perfil de visitante e antecipar-se às tendências. A base para tudo isso é a classificação do consumidor a partir do reconhecimento de diferentes comportamentos online, essencial para compreender as vendas realizadas no e-commerce e aprimorá-las.

Google Page Speed Insights
O desempenho da loja virtual acontece de formas diferentes nos computadores e nos dispositivos móveis. Ao medir o desempenho da página e obter resultados por meio de pontuações, é possível reduzir a taxa de abandono do site e melhorar a indexação na busca do Google.

Segundo a consultoria Invesp, mais da metade dos visitantes do e-commerce não conclui a compra. A taxa chega a 65,23%, e, para evitar o abandono, a ferramenta já sugere melhorias para o desempenho dos sites.
A última porta a ser cruzada para que o empreendedor garanta um e-commerce de sucesso é a otimização de todos os dados disponíveis. Graças às diversas plataformas, o número de informações a que o empreendedor tem acesso é ilimitado e, muitas vezes, nem todas são essenciais para o próximo passo do negócio.

Cyfe
A ideia de integrar em uma mesma página dados de diversos sistemas pretende facilitar a organização de informações e permite um olhar analítico sobre o que é fundamental para considerar na estratégia de uma loja virtual.

No sistema gratuito, é possível centralizar na mesma tela gráficos oriundos de Google Analytics, blogs, redes sociais e do próprio site.

Abertas todas as portas virtuais, o empreendedor ainda precisa garantir que as oportunidades no mundo off-line sejam bem aproveitadas pelo novo negócio. Frequentar eventos voltados para startups, relacionar-se com experts no assunto e buscar especializações em cursos são só os itens necessários para este passo. Quanto mais conhecimento o empreendedor trouxer para seu e-commerce, maiores serão as chances de dar a volta por cima.

Entre a inauguração e a consolidação de um novo negócio virtual, o empreendedor vai encarar erros que podem ser revertidos com o dinamismo e a experiência oferecidos aos clientes. Usufruir de uma série de ferramentas e plataformas é fator fundamental que não seja necessário passar definitivamente a fechadura pela porta.

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