X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Friedrich Hayek
Política e Economia

Hayek: uma biografia poderosa

Como empreendedor, você precisa conhecer Friedrich Hayek e a Escola Austríaca.


Friedrich August von Hayek (Viena, 8 de maio de 1899 – Friburgo, 23 de março de 1992) foi um filósofo, jurista e economista da Escola Austríaca, discípulo de Friedrich von Wieser e de Ludwig von Mises. Foi um dos grandes economistas do século XX e é considerado por muitos um dos pais do liberalismo moderno. Foi também um dos maiores críticos da economia planificada e socialista, posto que crê que estas conduzem ao totalitarismo e à ausência de liberdade para o desenvolvimento individual, como aponta no seu livro O Caminho da Servidão. Foi premiado com o Nobel de Economia em 1974.

Sua obra, que compreende uns 130 artigos e 25 livros, não se limita unicamente à ciência econômica, tratando desde filosofia política até antropologia jurídica ou história, e em geral tudo que se refere às ciências sociais.

“A liberdade não se perde de uma vez mas, em fatias, como se corta um salame.”

A liberdade não se perde de uma vez mas, em fatias, como se corta um salame. - Hayek Click To Tweet

I. Infância e juventude

Friedrich Hayek nasceu em 1899 em uma família de intelectuais de Viena, então capital do Império Austro-húngaro. Participou da Primeira Guerra Mundial e ao regressar começou os estudos de ciências jurídicas e sociais na Universidade de Viena, cursou estudos em filosofia e economia. Segundo afirmou ele mesmo a experiência da guerra foi o que lhe conduziu a interessar-se pelas ciências sociais, apesar de que suas influências familiares lhe poderiam ter conduzido mais facilmente às ciências naturais. Em 1921 e 1923 se doutorou em leis e em política econômica.

Uma grama de ação vale uma tonelada de teoria.

Uma grama de ação vale uma tonelada de teoria. - Hayek Click To Tweet

II. Do socialismo para o liberalismo

Durante aqueles anos, Hayek, como a maioria de seus colegas, era um socialista fabiano que cria na intervenção do estado para melhorar a ordem social e não lhe agradavam as posições anti-socialistas e liberais de seu professor Ludwig von Mises, destacado economista da Escola Austríaca. Mas precisamente foi a leitura de um livro de von Mises, “O Socialismo”, onde este fazia uma devastadora crítica a esta doutrina, o que o fez mudar de posição e converter-se num discípulo de Mises.

“Há sempre uma relação inversa entre autoridade governamental e liberdade individual”

Há sempre uma relação inversa entre autoridade governamental e liberdade individual. – Hayek Click To Tweet

Durante cinco anos trabalhou sob sua direção na Abrechnungsamt (Oficina de Contas) encarregada de desbloquear e cobrar contas que outros Estados tinham com o governo da recém nascida Áustria. Em 1927 se tornou diretor do Instituto para Análise do Ciclo Econômico, criado pelos dois mesmos (Mises e Hayek).

“Se socialistas entendessem de economia, eles não seriam socialistas.”

Se socialistas entendessem de economia, eles não seriam socialistas. - Hayek Click To Tweet

III. Hayek x Keynes

Em 1931 (e até 1950), graças a Lionel Robbins, também aluno de von Mises, foi a Londres onde ocupou uma cátedra na London School of Economics. Durante seus anos em Londres ganhou grande notoriedade e fama no âmbito acadêmico, tanto por suas publicações e estudos, como por sua rivalidade com Keynes e a beligerância contra suas idéias.

Mas durante os anos 30, foram as idéias de Keynes as que se impuseram e também depois da Segunda Guerra Mundial triunfaram governos social-democratas ou socialistas, motivo pelo qual Hayek perdeu relevância e muita da fama que tinha ganhado quando jovem.

Até um rap foi criado para explicar o embate que definiu a economia moderna:

Seu enfrentamento começou quando Hayek fez um escrito desfavorável ao livro de Keynes “Tratado sobre o Dinheiro” e Keynes lhe replicou. Depois, Keynes tomou a iniciativa e pediu a Piero Sraffa que fizesse um informe crítico da obra “Preços e Produção” de Hayek, a qual ele replicou. Ainda que a posição de Hayek tenha prevalecido, a controvérsia não acabou aí.

Em 1936, com a publicação da Teoria Geral, Keynes muda de posição a respeito de seu tratado anterior e propõe uma teoria completamente nova. Com isto logrou, ao menos momentaneamente, que suas teses se impusessem. Em resposta a esta obra Hayek não fez nenhum artigo, tentando evitar as duras controvérsias que havia feito surgir anteriormente e supondo ante a mudança da forma de pensar de Keynes que sua nova posição não duraria.

Evitou a nova idéia keynesiana dos agregados econômicos, já que partia de premissas radicalmente diferentes das suas. Desenvolveu então um esboço de teoria austríaca do ciclo em uma obra que se entitularia “A Teoria Pura do Capital”. Dita obra conseguiu fundamentar a teoria austríaca sobre uma completa teoria do capital, mas não terminava de desenvolver uma teoria dinâmica do ciclo. Frente à crescente popularidade do keynesianismo, Hayek confiou que as últimas objeções de Keynes à sua própria teoria influenciariam em seus herdeiros e que suas idéias não levariam à políticas antiliberais por ser este mesmo social e politicamente liberal, deixando assim o problema do ciclo econômico austríaco (que implicaria uma revisão do paradigma macroeconômico keynesiano) para ser resolvido por outros economistas, coisa que não aconteceria durante seu tempo de vida e só começaria a desenvolver-se muito tempo depois.

IV. Tensões

Depois disto, Hayek deixou as questões técnicas da economia para dedicar-se a temas mais filosóficos ou sociais. Também criou sociedades com o fim de difundir suas idéias e opor-se ao socialismo, como a Mont Pelerin Society, em 1947.

Ludwig Von Mises na Mont Pelerin Society em 1958 com legendas em espanhol:

Em 1949, se divorciou de sua esposa para casar-se com um antigo amor de juventude, o que motivou muitos de seus amigos ingleses, como Robbins, a abandoná-lo. Então ele decidiu emigrar para os Estados Unidos, à Universidade de Chicago, onde não teve uma acolhida muito boa por parte do Departamento de Economia, devido às grandes diferenças metodológicas da Escola Anglo-saxônica para a Escola Austríaca da qual vinha. Durante estes anos, começou a ter problemas de saúde, surdez e também depressões que o aliaram da vida pública.

V. Morte

Em 1962 voltou à Europa, à Universidade de Friburgo, onde estaria até que, ao aposentar-se 1969, retornou à sua Áustria natal, à Universidade de Salzburg até se afastar em 1977. Em 1974 recebeu o Prêmio Nobel de Economia, compartilhado com Gunnar Myrdal, por seus trabalhos no campo da teoria monetária e as flutuações econômicas e as análises da interdependência da economia, da sociedade e das instituições.

Quanto mais o Estado “planeja”, mais difícil é para o indivíduo planejar.

Quanto mais o Estado planeja, mais difícil é para o indivíduo planejar. - Hayek Click To Tweet

A partir de então sua saúde melhorou e começou uma grande atividade que o levaria a viajar por todo o mundo expondo suas idéias. Morreu em 1992 em Friburgo, e foi enterrado em Viena.

Assista ao documentário: A vida e o pensamento de Friedrich Hayek.

Um resumo da School of Life (há legendas automáticas do YouTube):
 

Palestra: O caminho da servidão de F.A. Hayek por Diogo Costa
 

_

Artigo de Direitas Já.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot