X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

lion
Política e Economia

A reforma tributária é uma utopia?


Com certeza. Infelizmente, não podemos esperar muito do estado, ainda mais quando nos referimos a algo tão delicado, como uma reforma na legislação tributária. Não podemos, jamais, nos iludir, especialmente com relação a qualquer coisa envolvendo o governo. Evidentemente, nunca será do interesse do governo arrecadar menos, ainda mais se levarmos em consideração o fato de que o estado brasileiro é caríssimo. E a reforma tributária exigiria um nível de transparência, honestidade e organização que o estado simplesmente não tem competência para gerir. Embora inúmeros gestores públicos concordem com o fato de que a iniciativa privada paga muitos impostos, e que a reforma tributária é uma necessidade – que não apenas iria exonerar o empreendedor de gastos enormes, possivelmente implementar uma gestão mais responsável e igualitária na distribuição dos recursos, eliminar inconsistências fiscais, minimizar perdas e padronizar o sistema – a grande maioria simplesmente ignora o assunto, e o estado vai empurrando esta importante questão com a barriga, procrastinando o tema, sempre que ele é trazido à pauta. Por quê?

Evidentemente, a reforma tributária, caso fosse levada a sério por gestores públicos, legisladores e políticos, possivelmente não viria sozinha. Os benefícios de uma reforma tributária – que, para variar, beneficiariam muito mais o cidadão do que o governo – provavelmente viria atrelado a um prospectivo debate sobre a necessidade da redução do estado. Afinal, uma reestruturação dos métodos de arrecadação de tributos invariavelmente implicaria na reorganização das contas públicas, e de todos os gastos intrínsecos às instituições governamentais no país. Em virtude do seu tamanho, de sua ineficácia, e de seus custos incomensuráveis – que movimentam valores superiores ao PIB de nações de tamanho modesto –, o estado já não pode mais ignorar o fato de que ele representa um enorme peso financeiro na vida do cidadão brasileiro. Desta maneira, a reforma tributária e a redução do estado não apenas trariam uma significativa economia para os cofres públicos, como representariam muito mais dinheiro no bolso do cidadão brasileiro, o que aumentaria sobremaneira o seu poder de compra, e sua capacidade de consumo. Mais capital na mão do cidadão e menos dinheiro nas contas do governo. Tudo aquilo que o estado não quer.

A reorganização do estado dessa maneira, se levada a cabo, representaria uma tarefa colossal, sem dúvida nenhuma. Não obstante, é algo aparentemente impossível, no excessivamente corrupto Brasil contemporâneo. Atualmente, tudo o que o estado quer é que as coisas fiquem exatamente como estão. E os políticos, e todo e qualquer cidadão brasileiro envolvido no funcionalismo público – que provavelmente ganha rios de dinheiro sem fazer qualquer esforço – não vai arregaçar as mangas e começar a trabalhar arduamente em prol do cidadão de uma hora para outra, para ajustar as contas públicas e reduzir o tamanho do estado, em virtude do fato de que isso contraria os seus interesses. Nenhum desses indivíduos se sujeitaria ao risco de perder o seu lugar no serviço público – em função dos cortes que isso representaria – e do fato de que, em decorrência disso, provavelmente teriam que arrumar trabalhos de verdade no mundo real, ganhando muito menos do que acostumaram-se a receber.

Uma organização desse tamanho, apesar de colossal, não seria impossível, se no Brasil existissem apenas pessoas honestas. Se entre seus integrantes houvessem apenas pessoas 100% honestas, o estado poderia ser muito mais eficiente e produtivo, operando com 40% menos de pessoal, e efetuando uma economia para a iniciativa privada e para os cofres públicos que seria de um valor incalculável. Tudo o que gastamos de desnecessário – ou melhor, a maior parte do que o governo nos cobra em impostos – é para cobrir gastos que são fruto de desperdício, má gestão e corrupção. Ou seja, trabalhamos para pagar impostos, cobrados por um governo incompetente, corrupto e deficiente, que recompensa os seus funcionários com supersalários, que, por sua vez, são sustentados com trabalho, privações, esforço e sacrifício oriundos da iniciativa privada. A verdade é que, se fosse possível ter uma gestão governamental composta única e exclusivamente por pessoas honestas, teríamos muito mais, pagando muito menos. Que lição tiramos disso tudo? Que a desonestidade custa caro. Muito caro! E o governo nos cobra cada centavo da desonestidade que ele pratica, através de uma enorme e gigantesca miscelânea de tributos.

Ainda que a reforma tributária possa ser qualificada – de todas as formas e maneiras possíveis – como uma utopia, sendo quase impossível vê-la aplicada em um país tão corrupto, burocrático, letárgico e ineficiente, evidentemente, não quero dizer que o empreendedor deve simplesmente cruzar os braços e aceitar o status quo, assim como ele é. Devemos sim, reivindicar reformas, ainda mais uma que vêm a ser tão importante, como a reforma tributária. Ainda que o estado, atualmente, não tenha vontade nem capacidade para realizá-la, temos todo o direito de exigi-la. Devemos incomodar o estado, especialmente no que tange a reformas e melhorias. Se o estado não está operando da maneira mais correta, devemos continuar a exigir, mesmo que nossas reinvindicações venham a ser ignoradas.

No entanto, se a reforma tributária pode ser considerada uma utopia, com toda a certeza, não há utopia maior do que aquela conhecida como imposto único. Idealizado pelo economista Marcos Cintra Cavalcanti – que substituiria a todos os tributos pagos hoje no Brasil –, ainda que tenha uma funcionalidade lógica razoável, uma estrutura arrecadatória sólida e uma liquidez financeira plausível, ela exigiria um nível de honestidade, eficiência e organização estatal tão plena, impecável e perfeita, que sua implementação em um país como o Brasil torna-se absolutamente inviável, de todas as formas e maneiras possíveis, por qualquer ângulo que nos dispusermos a analisá-la. A começar pela divisão entre governos de um mesmo imposto – municipal, estadual e federal – o conceito, excelente em teoria, torna-se uma completa e total impossibilidade na prática, ainda mais no Brasil da burocracia, da lentidão, da corrupção e do tráfico de influência. Uma ideia muito mais razoável seria a de primeiro implementar a reforma tributária, para depois considerar a viabilidade do imposto único. No entanto, com relação a este último, não acredito que o Brasil algum dia usufruirá de tão excelente nível de honestidade e eficiência, a ponto do imposto único vir a torna-se uma possibilidade factual, passível de ser implementada.  

Não obstante, eu digo sim: vamos lutar pela reforma tributária. Ou, ao menos, exigi-la de nossos gestores públicos, até onde for possível, e além. Afinal, o dinheiro que eles nos cobram em impostos saem de nossos bolsos. E como empreendedores – os verdadeiros criadores e geradores de riquezas do país – temos todo o direito de perseguir um objetivo que não apenas é justo, como contribuiria sobremaneira para o progresso e para o desenvolvimento do país.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot