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O Poder da Linguagem Corporal no Trabalho

linguagem corporal

A linguagem corporal é muito importante, principalmente no trabalho. Confira algumas dicas do site inc.com, e da revista Enfoque. Vale à pena conferir, aqui no Jornal do Empreendedor.


 

linguagem corporal e

A linguagem corporal é muito importante, principalmente nos negócios.

“O corpo diz muita coisa, por isso é sempre bom estar atento a cada gesto. Às vezes, uma atitude malpensada pode trazer, como conseqüência, a demissão.”

Preste atenção na sua linguagem corporal, ela pode ser útil para fechamento de vendas, negócios e até parcerias comerciais.

Às vezes deslizamos, e sem ao menos perceber podemos transmitir o oposto do que queremos.

Confira algumas dicas da inc.com. :

Vale à pena conferir.

1. Não olhar para baixo.

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Nunca olhe longe de seu  público.

Nos dias de hoje, com tantas multitarefas, você pode olhar para o seu celular enquanto encomendar um café ou qualquer outra coisa, mas nunca perder o contato visual com aqueles que vieram para te ouvir.

Contato visual ajuda você a se conectar com as pessoas e aumentar a sensação de confiança e simpatia.

2. Não mexer as mãos.

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Ficar mexendo as mãos, unhas, cúticula, etc, é perturbador.

A menos que você está apontando para algo em sua apresentação ou fazendo um grande movimento, mantenha as mãos ao seu lado.

3. Não dance.

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Não balance os seu braços.

Quando você usar os braços, gesticule a partir do ombro, não o cotovelo, para evitar a aparência de que está fazendo a dança da galinha.

4. Não parecer bagunçado.

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Você deve ser arrumado e organizado.

Vestir de acordo com o ambiente. Terno se for uma apresentação formal de negócio, mais casual, se for um encontro tech.

Se a sua apresentação for de slides, certificar os erros ortográficos e pedir a um colega para revisar seus materiais.

5. Não dar as costas ao público.

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“Ninguém quer olhar para as suas costas”, diz Rosenthal, CEO da Communispond em East Hampton, NY.

Muitas vezes você não pode ser ouvido se você está falando para a tela.

Rosenthal gosta do método “pense,então, fale.”

Olhe para um item que você está discutindo, olhe para a platéia, e então comece a falar.

6. Não ser evasivo.

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Faça o seu melhor para evitar o “enchimento” de palavras.

Evite “uhms”, “você sabe” e ” como” no seu discurso.

7.Não se apresse.

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Execute uma pré-visualização da “performance” assim você sabe a quantidade certa de material para fazer o melhor uso do seu tempo disponível, e não é forçado a correr para espremer nos pontos importantes.

Correndo contra o tempo dá uma impressão de despreparado e desajeitado.

8.Evite risadas, gargalhadas etc.

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Mantenha os sons das risadas, gargalhadas, etc, no mínimo.

“Ninguém quer ver um palhaço a menos, é claro, se você está no circo”, diz Rosenthal.

9. Não revirar os olhos.

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Você não quer distrair seu público-ou inadvertidamente transmitir desdém com efeitos visuais, como revirar os olhos. Especialmente quando você está respondendo a perguntas, ou comentários, e você não deseja mostrar impaciência.

10. Então, o que devo fazer?

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Sorria. Levante. Faça o contato visual. Abra os seus braços. Fale alto.

Rosenthal da Communispond diz:

“Plano para o sucesso: Boa aparência, bom som, e saber o seu material. “-Tatiana Serafin

 

+ Confira também algumas dicas da Revista Enfoque:

 

AS PIORES GAFES CORPORAIS E COMO EVITÁ-LAS

A consultora Ingrid Lima enumerou alguns dos principais defeitos e gafes corporais que são cometidos diariamente.

*Mão no queixo: mesmo que esteja cansado, não demonstre esse sentimento colocando a mão no queixo.
*Não ficar sentado largado na cadeira.
*Espreguiçar-se: é uma das gafes mais terríveis. Se estiver cansado a ponto de se espreguiçar, dê uma passada no banheiro e jogue água no rosto. Depois aproveite para beber um pouco de café.
*Mexer no cabelo: se você tem essa mania, é melhor manter o cabelo preso.
*Estalar os dedos: nunca faça isso.
*Lixar a unha: se sua unha quebrar, vá ao banheiro e a lixe.
*Bolsa em cima do colo: evite esse movimento durante uma entrevista de trabalho, ele demonstra insegurança, pois o gesto é interpretado como sendo uma forma de se proteger. Há sempre um lugarzinho para colocar a bolsa.
*Braço sobre a folha onde está fazendo a entrevista: evite esse ato, pois mostra que o candidato é evasivo.
*Ombros para frente: mantenha seu corpo ereto, mas sem exageros. Pessoas com ombros para frente demonstram estar cansadas.
*Gesticulação exagerada: seja comedido com suas gesticulações. Pessoas que gesticulam muito pensam mais rápido do que falam e acaba sendo difícil o entendimento da outra parte.

O QUE ALGUNS MOVIMENTOS E GESTOS PODEM ESTAR QUERENDO DIZER SOBRE VOCÊ E SUAS INTENÇÕES

*Ausência de movimento indica que uma pessoa está tentando não ser notada, ou está ouvindo e planejando, ou ainda está jogando de forma segura.
*Inclinar-se para frente representa: “Diga-me mais, estou interessado”.
* Sentar-se encostado representa: “Deixe-me pensar a respeito, eu posso não estar tão interessado”.
*Levantar a cabeça sinaliza interesse e um desejo de ouvir as opiniões dos outros.
*Mãos dobradas no colo ou no estômago é um gesto de proteção.
*Mãos colocadas sobre a mesa diz: “Vamos direto ao assunto”.
*Coçar o ouvido na hora de uma conversa pode estar querendo dizer: “Não estou interessado em ouvir mais nada sobre isso”.

O PODER DA LINGUAGEM CORPORAL

De 100% do que você fala apenas 7% da sua mensagem são transmitidos para os outros por meio das palavras. Os 38% estão relacionados à entonação do que é dito e os 55% restantes vêm do seu olhar, gestos e postura.
As estatísticas mostram que pessoas que sabem controlar o tom de voz e a linguagem corporal são mais persuasivas no mundo dos negócios. Isso ocorre porque de 60% a 80% da opinião que os outros fazem de você ocorre antes de completados os primeiros quatro minutos de conversa.
Outro fator curioso descoberto pelos pesquisadores Allan e Bárbara Pease é que as mulheres são mais precisas em suas leituras corporais. Elas acertaram em 87% contra os homens com 42%. Isso ocorre porque elas utilizam de 14 a 16 áreas do cérebro para avaliar o comportamento das pessoas, contra quatro a seis áreas no caso dos homens.

COMO ESTÁ SUA COMUNICAÇÃO CORPORAL NA EMPRESA?

Não é tão complicado descobrir como anda sua comunicação não verbal na empresa. A consultora organizacional Lana Barbieri elaborou alguns tópicos que podem ajudá-lo nesse começo.
*Comece um trabalho de autoconhecimento. Descubra o que está verdadeiramente sentindo sobre o assunto, sobre como está vivendo “aquele dia”. Essa é uma maneira de tratar-se com respeito, ser honesto consigo mesmo e com quem se convive.
*Pare um momento e converse consigo mesmo e pergunte-se: quais são as palavras que tenho usado com muita freqüência? Elas são agressivas? São receptivas?
*Em seguida, lembre-se das palavras que você tem recebido como respostas. Elas são agressivas? São receptivas?
Seguindo esses passos, certamente, você irá se surpreender com o que vai perceber de você mesmo. E o mais importante é que conseguirá alterar comportamentos, reverter situações e obter maior número de oportunidades.

 

Mais informações:via inc.com / dicas revista enfoque

http://www.inc.com/ss/wrong-body-language#0

http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=79&materia=996

 

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