X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Modernização chega às casas de farinha potiguares


Brasília – A recuperação de unidades tradicionais de produção de farinha de mandioca em Brejinho (RN) garante renda para os produtores e, ao mesmo tempo, mantém viva a memória local. O projeto de recuperação das casas de farinha é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e já transformou 15 unidades familiares do estado.

O trabalho desenvolvido pela instituição de apoio à micro e pequena empresa (MPE) adapta as casas de farinha ao regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 1997, que estabelece os requisitos essenciais de higiene e boas práticas na fabricação de alimentos para o consumo humano. Os cuidados incluem armazenamento, desinfecção, manipulação, prevenção de acidentes, dentre outros.

A grade maioria das unidades familiares da região ainda trabalha na informalidade e em desconformidade com a legislação, o que atrapalha o desenvolvimento da atividade tradicional. “O problema é que a adaptação exige investimentos. Mas, em contrapartida, as empresas que mudam também ganham porque abrem mercado, o que significa renda e emprego na localidade”, diz Fernando Medeiros, gestor do projeto Mandiocultura do Sebrae no estado. 

O processo de recuperação é realizado em três fases. Na primeira, a estrutura das unidades é adaptada, o que inclui reforma ou até mesmo a construção de prédios. A segunda fase é de capacitação dos manipuladores, isto é, de quem vai mexer com o alimento em toda a cadeia produtiva – é voltado à higiene. A terceira e última fase, é focada no mercado, com criação e fixação da marca e produção de embalagens, que devem trazer informações nutricionais.

Fernando Medeiros aponta, entre as vantagens de quem se adaptou às normas, o maior poder de negociação na hora de vender o produto. “O comprador sabe que o produto segue os padrões de higiene exigidos”, conta ele. “Até mesmo as grandes compradoras de farinha, que costumam achatar o preço, acabam remunerando melhor o produto da casa de farinha que segue as regras da Anvisa”, aponta o colaborador do Sebrae.

Pedro Gonçalves do Nascimento, de 70 anos, é morador antigo de Brejinho e aprendeu com o pai a técnica da transformação da raiz da mandioca, planta nativa da América do Sul, numa das farinhas mais tradicionais da culinária brasileira. Quase que a vida toda ele trabalhou na informalidade e produziu de acordo com a tradição. Quando começou a ter dificuldades para vender seu produto, foi convencido pelos técnicos do Sebrae de que era vantajoso investir na adaptação da unidade.

Preço justo

“Vendi uns bois e juntei umas economias. Investi mais de R$ 100 mil na casa de farinha”, conta com forte sotaque regional. Apesar do alto investimento, o produtor de farinha só vê vantagens. “O prédio ficou muito bonito, novinho, dá gosto. Trabalhamos tranquilos, sem medo da fiscalização, além de conseguir um preço mais justo. Meu produto é muito bem aceito na região”, conta ele.

Os bons resultados alcançados pela casa de farinha de seu Pedro, que tem 20 empregados, chamou atenção da concorrência e muitos produtores já começaram a adaptar suas unidades. “Ninguém quer ficar para trás”, avalia. Ele não teme a concorrência, pelo contrário. “Se todo o mundo fizer certinho, nosso produto ganha nome e podemos ganhar com isso” avalia o homem que a vida toda teve na lida da farinha de mandioca o meio de vida. 

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 /  3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot