X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

características dos empreendedores bem-sucedidos
Liderança

Porque os líderes visionários tem personalidades terríveis

Para vencer, precisamos de disciplina e uma dose de violência?


Steve Jobs, Elon Musk, e Jeff Bezos são talvez os empreendedores mais marcantes do nosso tempo e de suas visões desenvolveram um mundo diferente.

Mas esses três homens também são conhecidos por perseguir seus sonhos de forma insana. A biografia de Jobs por Walter Isaacson retrata-o como um homem sensível, mas que poderia, contudo, ser bastante duro e humilhar até mesmo os seus funcionários mais dedicados. As pessoas que trabalhavam para Bezos lembram dele dizendo coisas como: “Você é preguiçoso ou apenas incompetente?” e “Por que você está desperdiçando a minha vida?”

A maioria dos clientes não se importa como a salsicha é feita, desde que seu gosto seja bom.

A maioria dos clientes não se importa como a salsicha é feita, desde que seu gosto seja bom. Click To Tweet

Conforme detalhes da vida de Elon Musk emergem de sua nova biografia, Elon Musk: Tesla, Espaço X e a busca por um futuro fantástico, surge um padrão: os visionários brilhantes com personalidades desagradáveis. Porque isto é assim? É assim sempre? Tony Schwartz no The New York Times delineia três explicações:

1. “A genialidade acoberta os pecados”, escreve Schwartz. Grandes pessoas às vezes se comportam mal porque eles podem. “Um grande produto é um grande produto, e você não tem que fazer tudo certo para ser bem sucedido. A maioria dos clientes não se importam como a salsicha é feita, desde que seu gosto seja bom.”

2. Quando os níveis de dinheiro e poder são alcançados em excesso, eles eximem os indivíduos das normas que regem o resto da sociedade. Jobs, por exemplo, dirigiu seu carro sem uma licença e continuamente estacionou ilegalmente em vagas de deficientes físicos. No entanto, no tribunal da opinião pública, ele era irrepreensível. O mesmo vale para Musk e Bezos.

3. Visionários são pessoas terríveis, diz Schwartz. Eles estão com medo de perder o controle de sua visão e, porque eles têm mais para perder, são normalmente aterrorizado com a perspectiva de fracasso.

No entanto, Jobs foi capaz de formar uma grande equipe de engenheiros e designers extremamente leais. Como seu biógrafo Walter Isaacson explica, o trabalho em equipe na Apple era o que Jobs considerava seu produto favorito. Jobs considerava as pessoas como sendo o mais importante e por isso exigia muito de quem estivesse em seu time.

O mito das pessoas terríveis tem que ser desbancado como um subproduto da ditadura do politicamente correto. Nem sempre gentileza nos leva a superação. Muitas vezes precisamos de líderes duros e exigentes.

Para vencer, precisamos de disciplina e uma dose de violência?

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot