X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

O que os estilos de liderança realmente significam?

O que os estilos de liderança realmente significam?

Há 5 estilos básicos de liderança. Encontrar o seu estilo pode ajudá-lo a ser um líder melhor


Há 5 estilos básicos de liderança. Encontrar o seu estilo pode ajudá-lo a ser um líder melhor

Dê uma olhada nos ícones do mundo dos negócios e você vai ver uma grande variedade de estilos de liderança.

A maneira como os líderes da empresa orientam os funcionários e os motivam a cumprir as metas é algo tão diversificado quanto os próprios líderes.

5 estilos da liderança

Enquanto todos os empreendedores têm o seu próprio método particular de inspirar os funcionários, a maioria usa 1 ou mais dos 5 estilos de liderança a seguir.

Identifique como você pode ajudar a liderar de forma mais eficaz a sua equipe e sua empresa. Qual dos seguintes estilos de liderança mais parecem com você?

#1. Participativo

Também conhecido como liderança democrática, o estilo de liderança participativa centra-se em colher opinião de todos os funcionários, a fim de tomar uma decisão que reflete a opinião e os desejos da maioria.

Enquanto o líder oferece orientação e apoio, as decisões são principalmente consensual entre todos os envolvidos, e o líder toma as decisões finais com base n voto da maioria.

O estilo participativo é particularmente útil se o líder pretende incentivar a participação e o acordo entre os funcionários.

Esse método democrático não funciona bem, no entanto, se o líder deve tomar uma rápida decisão.

O estilo de liderança participativa mantém o foco na opinião de todos os funcionários.

O estilo de liderança participativa mantém o foco na opinião de todos os funcionários.

#2. Autoritário

Líderes com autoridade informam o funcionário sobre uma visão comum e o objetivo da empresa e as responsabilidades dos empregados para que a empresa alcance seus objetivos.

Há uma clara divisão entre empregados e empregador, e os funcionários são claros sobre os resultados desejados.

Eles muitas vezes dão orientação, mas permitem que os funcionários cumpram suas obrigações como bem entenderem.

O estilo autoritário é particularmente útil para os líderes que tendem a saber mais do que seus funcionários, e isso funciona melhor quando não há tempo para a tomada de decisão em grupo.

Se os funcionários são particularmente talentosos, este estilo de liderança pode ser sufocante para eles.

#3. Laissez-faire

Em francês, o termo laissez-faire significa “deixe estar”, o que melhor escreve esse estilo de liderança.

Tal método envolve líderes delegando a tomada de decisões e tarefas. Eles mantêm os funcionários a par do que está acontecendo na empresa e estão sempre abertos ao conselho das tomadas de decisões necessárias, mas deixam seus funcionários trabalharem por conta própria.

Este estilo de liderança pode funcionar se os funcionários são auto motivados, e sob certas circunstâncias esse tipo de gestão gera criatividade e satisfação no trabalho.

Laissez-faire também é a melhor opção quando os funcionários trabalham remotamente.

#4. Transformacional

O estilo de liderança transformacional incide sobre o líder que se comunica ativamente com os funcionários para motivá-los a aumentar a produtividade e eficiência.

O líder concentra-se na grande figura para a empresa, tais como objetivos corporativos, deixando de lado os detalhes do dia-a-dia da gestão da empresa.

Os líderes transformacionais são inspiradores, porque esperam o melhor de seus funcionários e a si mesmos, o que leva a ambientes de trabalho produtivos e positivos.

Para esse tipo de liderança funcionar é fundamental que também existam pessoas orientadas para ver os aspectos mais práticos da gestão de uma empresa.

O líder transformacional se comunica para motivar o aumento da produtividade e eficiência.

O líder transformacional se comunica para motivar o aumento da produtividade e eficiência.

#5. Servidora

Como o nome indica, os líderes servidores tendem a permanecer longe dos holofotes, muitas vezes ficando nos bastidores e permitindo que o foco seja nos funcionários.

Esses líderes tornam o serviço uma prioridade e, muitas vezes tem alta doses de integridade e generosidade. A tomada de decisão tende a ser um esforço de grupo em tais ambientes.

O modelo de liderança servidora tende a funcionar bem para organizações e entidades sem fins lucrativos que estão comprometidas com uma causa, porque a missão torna-se o centro das atenções.

Tal modelo de liderança não funciona para todos os tipos de empresas – especialmente aquelas com prazos apertados.

Qual estilo mais combina com você?

Dados os benefícios dos vários estilos de liderança, faz sentido para os empreendedores adotarem algumas características de cada estilo.

Os melhores líderes mantêm os olhos na visão da empresa e molda os seus estilos de acordo com a sua cultura, da melhor maneira para os seus objetivos.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Leadership Styles: 5 Most Common Techquines Decoded”, do OPEN forum.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot