X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

maxresdefault
Liderança

O mundo é das pessoas determinadas, diz Abilio Diniz

A determinação é a base para uma atuação bem-sucedida na vida, diz Abilio Diniz.


O mundo é das pessoas determinadas, não tenho dúvida. Só que para ser determinado, é preciso saber o que se quer. E como saber o que se quer? Ouvindo, perguntando, investigando, se informando.

A determinação é a base para uma atuação bem-sucedida na vida

A maior parte das pessoas quer muito alguma coisa e muitas vezes nem sabe o motivo. E se você não sabe, não queira. É preciso parar e refletir sobre o que se está fazendo e querendo. Só assim será possível descobrir se aquilo é realmente o melhor para você.

Dessa descoberta surge a determinação de seguir o caminho capaz de trazer todos os resultados desejados. E aqui estamos falando de excelência. Você pode estar trilhando o caminho do bom, mas, com determinação e constância, pode descobrir o caminho do ótimo.

E determinação não quer dizer rigidez, pelo contrário. Uma das coisas que adquiri na vida e que mais valorizo é a flexibilidade.

Eu nem sempre fui flexível. Era como um carro de seis marchas, mas só usava a primeira e a sexta. Ou eu estava sossegado ou estava a mil. Mas se você tem flexibilidade de ouvir outras ideias, você se dá a possibilidade de ficar em dúvida e trilhar outros caminhos.

Uma das coisas mais importantes para a determinação é a constância. Não adianta fazer muitas coisas muito bem numa semana e, na semana seguinte, ter desempenho muito ruim naquelas coisas todas. Funcionar por espasmos é funcionar mal.

Quando não há constância, não há confiança. É melhor uma curva moderada e constante do que uma curva de picos e depressões.

Outro componente fundamental da determinação é a objetividade. Quem anda em ziguezague não chega ao ponto e transmite insegurança.

A transparência no relacionamento com as pessoas também é fundamental. Ela aumenta a confiança dos outros em você e transmite segurança e determinação. É claro que em alguns momentos não é possível nem desejável se expor completamente. Nessas ocasiões, melhor do que dissimular é dizer francamente: sobre isso eu não posso comentar. Assim você também estará sendo transparente.

E uma pessoa transparente e determinada não precisa fazer muito discurso. Suas posições serão compreendidas mais facilmente. Mas é preciso ser forte, ter garra, ter entusiasmo naquilo que faz e vontade de lutar para defender seus pontos. Isso facilita e simplifica as tarefas do dia a dia e aumenta a capacidade de liderança em todas as áreas.

__

Artigo de Abilio Diniz no LinkedIn Pulse

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot