X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

Como liderar com inteligência emocional

Como liderar com inteligência emocional

O que torna um líder melhor do que outro? Um grande líder começa com inteligência emocional


O que torna um líder melhor do que outro? Um grande líder começa com inteligência emocional

Grandes líderes entendem que a única maneira de uma equipe ou empresa atingir seu pleno potencial é despertar o melhor de todas as pessoas que trabalham na organização.

Quando eles são capazes de ajudar os outros a serem melhores, as coisas que todas as empresas buscam, como aumento dos lucros, comprometimento, empenho, criatividade e inovação surgem naturalmente.

Então, como é que um líder desperta o melhor dos outros?

Ele começa com a inteligência emocional. Mas do que apenas as habilidades pessoais, a inteligência emocional é uma poderosa consciência sobre nós mesmos e sobre os outros.

Isso nos dá capacidade de escolher novas formas de lidar com as situações difíceis e de se libertar de velhos hábitos de pensar e de agir que não produzem os resultados que queremos.

Quando a inteligência emocional é alta, a enorme quantidade de energia da equipe que é desperdiçada cem coisas como falta de comunicação, mal-entendidos, tensão e conflitos é libertada e pode ser direcionada para a produtividade.

Aqui estão algumas dicas de como grandes líderes podem desenvolver sua inteligência emocional.

#1. Tenha coragem de olhar para si honestamente

Grandes líderes olham para todos os lados. Pontos cegos e comportamentos não úteis que aparecem sem que você perceba pode ser um grande impeditivo.

Ao invés de fugir de seus momentos menos lisonjeiros e dar desculpas, eles aceitam o que veem. Quando eles veem algo que não gostam, eles procuram uma melhor forma de fazer o que tem que ser feito.

#2. Lide com a bagunça que todos evitam

Muitas vezes as pessoas gostam de pensar em um negócio como algo lógico e racional, e não emocional.

Na verdade, nada pode estar mais longe da verdade. Os sentimentos e as emoções de todos nós experimentamos aparecem no trabalho da mesma maneira que aparece em casa.

Grandes líderes sabem que, para qualquer grupo de pessoas maximizar o seu potencial, elas devem aprender a lidar de forma eficaz com o lado humano do negócio.

#3. Construa confiança

Confiança é a base de qualquer relacionamento saudável, produtivo e rentável. Grandes líderes entendem isso.

Eles sabem que suas palavras e ações são o que constroem ou destorem a confiança. Quando a confiança é corroída, eles agem rapidamente para repará-la, para que todos possam voltar ao normal.

A confiança é a base para um líder construir uma equipe de sucesso.

A confiança é a base para um líder construir uma equipe de sucesso.

#4. Esteja disposto a ser vulnerável

Eles sabem que não temos todas as respostas porque ninguém está 100% certo todo o tempo.

Isso incentiva as pessoas a agirem da mesma forma, aliviando assim a pressão incapacitante para sermos perfeitos e nunca cometermos um erro.

#5. Seja autêntico

Grandes líderes são eles próprios, em vez de tentar serem outra pessoa.

Suas palavras e ações são congruentes com o que eles pensam e sentem por dentro, e isso cria uma enorme confiança.

#6. Mude a visão de liderança

Em vez de enxergar a liderança como algo de responsabilidade de executivos de alto nível, veja a liderança como uma responsabilidade que todos podem compartilhar.

Grandes líderes pedem a participação de todos, procuram ideias e reconhecem que as ações dos outros contribuem diretamente para o sucesso ou fracasso da empresa.

Isso proporciona maior criatividade, inovação e capacidade de resolução de problemas.

#7. Seja curioso

Grandes líderes entendem que precisam ser capazes de ver as coisas de uma perspectiva diferente que lhes permite descobrir oportunidades escondidas, encontrar as melhores soluções para os problemas e inovar sem tanto esforço.

A curiosidade é a grande chave para novas descobertas.

A curiosidade é a grande chave para novas descobertas.

#8. Abra espaço para os outros

Grandes líderes entendem a importância de compartilhar os holofotes e abrem espaço para os outros crescerem, terem sucesso e prosperar.

#9. Gerencie a energia

Grandes líderes entendem a importância do gerenciamento de energia. Seja a sua energia, ou a dos outros.

Eles estão constantemente em sintonia com o que está acontecendo na organização, certificando-se de que a energia é dirigida na direção certa, e que a organização não é nem um pouco produtiva à beira do esgotamento.

___

Este artigo foi adaptado do original, “10 Ways to Be a Great Leader”, da TrainingMag.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot