X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Steve Jobs e autenticidade e liderança
Liderança

Autenticidade e Liderança

Mas o que caracteriza uma grande liderança?


Todos nós reconhecemos uma grande liderança quando a vemos. Mas o que caracteriza uma grande liderança? Seria um orador inspirado articulando uma visão incrivelmente motivadora? Ou um executivo com as cinco características fundamentais que o professor de Stanford Jeffrey Pfeiffer identificou: modéstia, autenticidade, honestidade, confiabilidade e altruísmo? Ou seria um grande gestor de pessoas, alguém que compreende as aspirações de cada um? Ou talvez liderança significaria ter coragem de tomar a decisão difícil mas correta?

Nelson Mandela popularizou a ideia de liderar do fundo. “É melhor para liderar do fundo e colocar os outros na frente, especialmente quando você comemora a vitória quando coisas boas acontecem. Você toma a linha de frente quando há perigo. Então as pessoas irão apreciar a sua liderança. ”

Mas Steve Jobs e Jack Welch, dois dos líderes empresariais mais emblemáticos dos últimos vinte e cinco anos, não pastorearam a Apple e a GE, tanto quanto jogaram essas empresas em suas costas e as levaram até o topo da montanha. Pelo menos, essa é a imagem que eles projetaram; dois Titãs segurando o firmamento como Atlas.

Joshua Rothman nos pergunta “O que é liderança?” em Shut Up and Sit Down, uma resenha publicada na revista New Yorker sobre livros de liderança, conselhos e pesquisa. Rothman destaca a pesquisa do professor Gautam Mukunda de Harvard Business School sobre a diferença entre o sucesso na promoção de líderes internos em relação a contratação de executivos externos. Mukunda observou algumas organizações como os militares que filtram seus líderes, obrigando-os a subir através de suas fileiras antes de atingir uma posição de liderança. As empresas geralmente contratam CEOs externos que não foram filtrados. Ele conclui em última análise que candidatos filtradas apresentam sucesso e características de liderança semelhantes ao seu antecessor, enquanto os candidatos não filtrados são altamente variáveis – ou são muito melhores ou muito piores do que os candidatos internos; eles acabam se encontrando nas caudas de uma distribuição de Gauss.

Eu conheci muitos líderes de empresas e trabalhei para alguns. Cada líder tem um estilo de liderança diferente. Alguns são contadores de histórias exuberantes encantando suas equipes de um palco. Os líderes mais discretos louvando as realizações de suas equipes sem aparecer e usando as palavras de outros para cativar. Outros desafiam, demandam e pressionam. Todos eles lideram.

Rothman conclui: “Em certa medida, os líderes são contadores de histórias; porém mais que isso, eles são os personagens das histórias. Eles desempenham os papéis principais em dramas que eles não podem prever e nem sempre entendem “- uma resposta insatisfatória. Talvez nunca haja uma definição canónica de uma grande liderança porque, como escrever ou falar ou administrar, podemos ser bem sucedidos com estilos muito diferentes. Estudar outros grandes líderes é importante, é claro, para adicionar novas técnicas para nosso repertório.

A pedra angular de uma grande liderança é autenticidade. Os líderes nos pedem para acreditar, para nos dedicar mais, para nos sacrificar. Para confiar em um líder, a sua liderança deve ser genuína, um verdadeiro reflexo de seus pontos fortes, valores e cultura. Os líderes podem gerar essa confiança de muitas maneiras diferentes, liderando da frente ou do fundo, desde que a sua autenticidade seja aparente.

___

Artigo de TOMASZ TUNGUZ, venture capitalist na Redpoint em seu blog.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot