X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Hand drawing a game strategy
Liderança

Afinal, o que é estratégia?


Nos negócios, nós usamos palavras que são criadas para nos ajudar a compreender, articular e alcançar os nossos objetivos com mais facilidade. Muitas vezes, essas mesmas palavras acabam fazendo exatamente o oposto. ‘Estratégia‘ é uma dessas palavras complicadas que quase ninguém sabe o que realmente significa.

Imagine que você está em uma margem do rio. O lugar que você deseja ir – seu destino, é o outro lado.

Não há ponte à vista e não há nenhuma maneira óbvia para atravessar. Pode haver outros na margem do rio tentando atravessar ao mesmo tempo. Você precisa de um plano para ir daqui até lá. Então, você tomar a decisão de atravessar o rio neste ponto, ao invés continuar andando em direção a nascente. O objetivo é chegar ao outro lado, dentro de um determinado período de tempo e monitorar seu progresso conforme você segue. Você está comprometido com um plano – esta é a sua estratégia. A estratégia não detalha exatamente como você vai atravessar.

Em seguida, você decidir que você vai usar as pedras para criar uma passarela, ao invés de construir um barco para remar. Decisões como que tipo de pedras que você irá usar, onde você vai colocá-las ou quem será responsável por decidir a distância em que elas serão colocadas são táticas.

Quando desconstruímos, chegamos a algo assim:

META = RESULTADO DESEJADO
ESTRATÉGIA = COMPROMISSO + PLANO
TÁTICAS = PROCESSO + AÇÕES

Ou expresso de outra forma:

META = O POR QUÊ E O QUE (WHY and WHAT)
ESTRATÉGIA = O CAMINHO (the WAY)
TÁTICAS = O COMO (the HOW TO)

A elevação do nível do rio ou o mau tempo pode significar que você tem que mudar de tática, mas a estratégia continua a ser a mesma, se e até que você perceba que não há uma melhor maneira de atingir o seu objetivo. Então você pivota, mas isso é uma outra história.

Um dos melhores exemplos de uma estratégia que você pode ver é a carta anual aos acionistas de 1997 feita por Jeff Bezos. Quando você puder ver de forma tão clara como ele, você saberá que tem uma estratégia.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot