X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

PING PONG COM ABILIO DINIZ
Liderança

Abilio Diniz diz o ingrediente chave para se construir um time vencedor

Uma qualidade é fundamental para se atingir os objetivos que se têm na vida, por mais grandiosos que eles sejam.

Foto: Pedro Dias

Uma das tarefas mais importantes, e também mais gratificantes, da minha vida profissional é a construção de times. Para isso, é preciso formar líderes, o que só é possível por meio do crescimento. Porém, crescer não é apenas acumular experiências e anos de vida, mas se abrir com humildade ao aprendizado e à busca de conhecimento. Quem assume uma posição de liderança no grito não dura nem desempenha. É possível construir liderança baseado em valores. Em minha experiência, fui identificando alguns desses valores que me norteiam e gostaria de compartilhar com vocês. Hoje, vou falar da humildade.

A humildade é fundamental para se atingir os objetivos que se têm na vida, por mais grandiosos que eles sejam. Ela é mais necessária ainda quando se faz parte de um time vencedor, que está ganhando o jogo. Este é o momento de tomar muito cuidado, evitar a soberba e reconhecer os limites pessoais e do time para que a vitória não se transforme em derrota logo adiante. Os melhores quadros são, geralmente, os indivíduos que atuam voltados para dentro da empresa, do time, e não para sua promoção individual. O executivo que trabalha mais para si não consegue fazer bem para a sua equipe e para a sua companhia.

No entanto, a humildade não é uma característica inata das pessoas, ninguém nasce humilde ou arrogante. Por isso, é preciso buscá-la, praticá-la no dia a dia e em todas as esferas. Dificilmente uma pessoa será humilde na sua vida particular e arrogante na profissional, e vice-versa.

Um ponto essencial da humildade é saber ouvir. Ouvindo, é possível crescer e aprender. Ouvir é colocar mais conhecimento dentro de você. Uma frase que eu uso muito é que eu quero ser hoje melhor do que eu fui ontem, e amanhã melhor do que sou hoje. Mas, para isso, é preciso ouvir e se abrir ao aprendizado. E ser receptivo às críticas – saber ouvi-las sem se estressar, sem se sentir culpado, inseguro ou perseguido. Respeitar a crítica e identificar de que forma ela pode ajudar. É como sempre digo: para ser respeitado, é preciso respeitar. A pessoa que respeita dificilmente é desrespeitada.

Outra grande aliada da humildade é a autenticidade. É impossível enganar as pessoas por muito tempo. Quem se preocupa em fazer teatro está sempre atuando nos limites do palco, sempre preocupado por onde vai pisar e com o que os outros vão pensar, não com o que é mais correto naquelas circunstâncias. E não tem nada melhor, mais eficiente e mais fácil do que ser transparente e verdadeiro. A autenticidade traz segurança e clareza. Ela traz força.

Por isso, não vamos confundir humildade e autenticidade com fraqueza. É preciso ouvir e respeitar, mas é preciso também ser firme na defesa de interesses e valores inegociáveis.

 

Post de Abilio Diniz no LinkedIn Pulse

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot