X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

A habilidade de liderança mais difícil que você pode aprender

Liderança

Quando um líder consegue transformar uma equipe de liderados em líderes, ele concluiu com louvor a sua missão.


Quando um líder consegue transformar uma equipe de liderados em líderes, ele concluiu com louvor a sua missão

Qualquer grande líder enfrenta uma série de desafios em seu dia-a-dia.

Seja com problemas de comunicação estratégica, seja ajudando seus liderados através das mudanças ou até mesmo manter a liderança em face às adversidades.

A verdade é que, diariamente existe oportunidade de desenvolver a liderança dentro da agenda de um líder.

Les McKeown vem trabalhando há décadas com líderes que possuem todos os desafios acima e muitos mais.

Mas, segundo ele, a habilidade que ele presenciou líderes lutando constantemente contra é a mais simples, mas muito importante: capacidade de trabalhar com a sua equipe com igualdade.

Ou seja, a maior dificuldade de um líder é não parecer um líder, ser visto pela sua equipe como um igual, e não como o líder.

Mas, muitos líderes só conseguem operar em 2 modos: estando  no comando, ou fora do comando.

Em outras palavras, uma vez que o líder de junta à equipe a equipe instantaneamente tende a querer assumir o controle e a liderança, como se a liderança fosse um jogo de xadrez e o líder o rei do adversário.

Mas, os líderes verdadeiramente grandes têm um terceiro modo: a capacidade de sentar com a sua equipe sem a necessidade de estar no comando, usando seu conhecimento exatamente da mesma maneira como qualquer outra pessoa da mesa.

Se você ainda não consegue praticar essa terceira – e mais difícil – modalidade de liderança, aqui está a receita para desenvolver essa habilidade…

O grande segredo do trabalho em equipe é fazer com que o líder seja parte da equipe.

O grande segredo do trabalho em equipe é fazer com que o líder seja parte da equipe.

#1. Comece aos poucos

Escolha um assunto que é fácil de ser controlado por você. Não comece com algo que possa rachar toda a equipe, isso apenas vai alimentar a sua ansiedade.

Comece com um pequeno detalhe, que garanta que, se preciso, você consiga recuperar as rédeas da situação rapidamente, antes que as coisas fujam do controle.

#2. Comece algo pelo que você não seja apaixonado

Encontre um tema que não te incendeie. Talvez a contratação – ou transferência – de um novo integrante da equipe, por exemplo, ao invés do rebranding da sua empresa.

Mais uma vez, para começar a implantar esse estilo plano (e menos hierárquico) de liderança, você precisa começar praticando com assuntos que não vão se desencadear em uma discussão apaixonada.

#3. Nomeie um líder

Coloque alguém encarregado de liderar uma sessão sobre o tema a ser abordado.

Informe isso a todos com antecedência, mas sem nenhum tipo de pressão. O objetivo aqui é testar a sua habilidade de passar o bastão sem que as pessoas fiquem como um fantoche em suas mãos.

#4. Esteja presente

Mantenha-se presente durante toda a reunião. Resista à toda e qualquer tentação de ausentar-se ou de palpitar sem necessidade.

Isso é uma maneira de delegar responsabilidades e não ser visto como dono de todas as respostas para a sua equipe. Deixe que eles tracem o próprio caminho e só intervenha em casos extremos.

#5. Participe

O seu silêncio intenso e sua cara de observador não será um recurso, a não ser que você queira ter toda a atenção voltada para você.

Participar aqui significa contribuir quando você tiver algo para compartilhar que será útil para o grupo e para o tema em questão, e não dar palpites ou se intrometer a todo momento.

As outras pessoas fazem isso e, com a prática você consegue fazer o mesmo: participar apenas quando for útil.

#6. Contente-se com o silêncio

Existe o momento do silêncio – aquele que as pessoas esperam que você entre em cena e tome para si a condução das coisas.

Inicialmente, as pessoas vão se voltar para você quando uma pergunta for feita, ou alguma decisão for necessária. Não diga nada – nem mesmo uma justificativa por não fazer nada.

Apenas fique quieto e confortável com o silêncio. Deixe que a pessoa que você colocou no comando da sessão dilua as perguntas e dúvidas para o resto do grupo.

Se você não conseguir vencer o silêncio, estará de volta microgerenciando.

#7. Assuma responsabilidades

Quando se trata de atribuir responsabilidades, assuma um pouco para si mesmo. E não escolha as atividades de liderança.

Escolha atividades lineares, como as outras pessoas, e não a mais tentadora por ser o líder. Você vai sobreviver a elas.

#8. Resista à tentação de retomar o assunto

Quando a reunião terminou, aceite as coisas como ficaram definidas. Não caia na tentação de enviar e-mails ou ligar para tentar alterar os resultados de acordo com a sua preferência.

Se você fizer isso uma única vez, ninguém vai mais confiar quando você der liberdade e poder às outras pessoas. Eles vão concluir, com razão, que você está apenas fingindo.

Controle o ímpeto de, após as decisões, querer fazer a sua vontade prevalecer.

Controle o ímpeto de, após as decisões, querer fazer a sua vontade prevalecer.

#9. Repita a operação

Após um tempo implemente esse estilo em futuras reuniões e questões, cada vez com questões maiores e mais estratégicas.

Observe o que funciona e o que não funciona. Encontre o seu próprio estilo, a sua maneira de estar lá, sem se meter ou atrapalhar o fluxo das decisões.

Seu maior inimigo é o seu ego

Acredite, se você é orgulhoso, essas ações podem mexer com a sua confiança. Mas entenda que, a melhor maneira da sua empresa crescer e se desenvolver, é dar poder às pessoas – e confiança – para que elas tomem as melhores decisões para elas.

Isso se chama empowerment e vai garantir que a sua empresa vai ser conduzida para o sucesso e para a satisfação de todos os colaboradores, seja você uma startup ou a maior do seu mercado.

A sua equipe precisa conseguir conduzir a sua empresa para o caminho certo, esteja você sentado na cadeira do chefe, ou apenas assistindo à distância.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Hardest Leadership Skill You’ll Ever Learn”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot