X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Nato lifestyle
Liderança

5 minutos mais cedo é pontual. No horário, você está atrasado. Atrasado é inaceitável.


Eu tenho uma pílula mágica para vender pra você. Ela irá ajudá-lo a ganhar mais dinheiro, ser mais feliz, ficar magro, e ter melhores relacionamentos. É um produto farmacêutico novo e revolucionário chamado ‘Nunca mais atrasado’. Apenas uma dose por dia lhe fará pontual, melhorando muito a sua vida e as vidas daqueles ao seu redor.

Piadas à parte, chegar atrasado é inaceitável. Mesmo soando duro, é a mais clara verdade e algo que deve ser relembrado sempre. Eu não me importo se é para um jantar, uma ligação via skype ou um café – a sua pontualidade diz muito sobre você.

A pontualidade diz muito sobre você

Estar atrasado me incomoda tanto que só de pensar nisso já fico enjoado. Meus atrasos, que ocasionalmente acontecem, geralmente me fazem suar de nervoso. Quanto mais atrasado eu estou, mais parece que eu tenho um vazamento. Se eu me atraso mais de 15 minutos, parece que eu fui nadar.

Eu sou membro de uma pequena minoria. Parece que a maioria das pessoas consideram o horário de reunião ou um prazo serem apenas um aviso de algo que pode acontecer. Eu já fui chamado de tenso e irracional, ou outras variações com palavrões. Em um mundo que nos sentimos perpetuamente atrasados, levantar a questão da pontualidade não é uma forma de ganhar concursos de popularidade mas, quer saber, para mim tudo bem.

Há uma razão para que se defina horários e prazos de uma reunião. Isso permite uma coordenação de esforços, minimiza o desperdício de tempo / esforço e ajuda a definir expectativas. Pense o quanto seria feito se todos apenas “relaxassem” e “ficassem de boa?” Seria a própria definição da ineficiência. Provavelmente não é tão difícil de imaginar, considerando apenas que na semana passada eu contabilizei 13 (sim, tudo isso) pessoas diferentes atrasadas em reuniões, ou com perdas de prazo comigo. Parece pra mim, como uma epidemia de fúria, aparentemente suavizadas por um montão de “perdão”, “desculpa ai, pessoal,” e “você sabe como é.” A resposta esperada é “tá tudo bem”, mas a realidade é que é não está NADA bem.

Aqui vai o que pega:

  • Desrespeitoso: Estar no horário é uma questão de respeito. É sinal de que você valoriza e aprecia a outra pessoa. Se você não respeitar os participantes da reunião, por que você encontra com eles em primeiro lugar?
  • Irreverente: Sem querer estar atrasado demonstra uma total falta de consideração para com a vida dos outros. Você simplesmente não se importa.
  • Boçal: Atrasar intencionalmente tem a ver com poder. Você está mostrando a outra pessoa, ou pessoas que você é um “big shot” e têm a mão mais forte no relacionamento. Isso também é chamado de “ser boçal”.
  • Incrível: Não, não no bom sentido. Quando você perde horários de reunião ou prazos, a sua credibilidade pega a trajetória de um balão de chumbo. Se você não consegue chegar na hora certa, como você poderia, eventualmente, ter credibilidade para tarefas muito mais difíceis?
  • Prejuízo: Vamos considerar um cenário em que cinco pessoas tem uma reunião para as 14:00h. Seu atraso de 15 minutos despediçou um total de 60 minutos das outras pessoas. Vamos dizer que cada profissional custe R$ 200 por hora. Você está pagando a conta de R$ 200? Alguém está.
  • Desorganizado: Se você não pode manter o seu calendário, que outras partes de sua vida está à beira de um desastre completo? Estar atrasado sinaliza que você está se segurando por pouco e provavelmente não é alguém com quem eu queira me associar.
  • Excessivamente ocupado: Todo mundo gosta de achar que estar ocupado é sinal de importância, mas quem é realmente bem sucedido sabe que isso é besteira. Ter uma agenda perpetuamente agitada apenas sinaliza que você não sabe priorizar ou dizer “não”, nenhuma das quais é uma característica cativante.
  • Caprichosos: Aparentemente algumas pessoas simplesmente “caem fora”, o que significa que eles arbitrariamente decidem não fazer a coisa se comprometeram no último minuto.
  • Megalomaníaco: Enquanto a maioria superam essa fase com oito anos de idade, alguns acreditam genuinamente que eles são o centro do universo. Não é atraente. Note que isto também é chamado de Síndrome de Donald Trump. Você quer ser comparado com Donald Trump?

Como eu disse anteriormente, eu ocasionalmente atraso. Às vezes, uma emergência ocorre, ou um evento fora do controle acontece. Quando isso acontece, eu tento dar uma explicação muito detalhada de por que eu atrasei, peço desculpas profusamente, certifico-me que a outra pessoa sabe que eu levei isso muito a sério, e asseguro-lhes que não vai acontecer novamente.

Prestar atenção a pontualidade não é ser perfeccionista ou estressado. Na verdade, é exatamente o oposto. Ela abre espaço para passar meu tempo com as pessoas gentis e respeitosas que eu quero em minha vida, quer seja amigos ou colegas. Pense em quão melhor sua vida seria se todos apenas fizessem o que eles disseram que iriam fazer, no tempo que disseram que iriam fazê-lo. Um bom lugar para começar é com você mesmo e um grande lema que me ensinaram quando criança pode ajudar:

“5 minutos mais cedo é pontual. No horário, você está atrasado. Atrasado é inaceitável.”

___

Artigo de Brent Beshore na Forbes

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot